quarta-feira, 12 de março de 2014

Workshop "Conhecer as Aves da Mata: Sessão de Anilhagem Científica"

Imagem intercalada 1

Comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore na Mata do Buçaco
Workshop "Conhecer as Aves da Mata: Sessão de Anilhagem Científica"

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e do Dia da Árvore, a Fundação Mata do Buçaco disponibiliza o 1ºWorkshop "Conhecer as Aves da Mata: Sessão de Anilhagem Científica", dia 22 de março. O objetivo é conhecer melhor as aves que nos rodeiam, observá-las de perto e saber como se estudam.

A anilhagem científica de aves é um método de investigação que se baseia na marcação individual das aves. Ou seja, em cada ave capturada com métodos adequados e não lesivos, é colocada uma anilha na pata, que funcionará como o “Bilhete de Identidade” daquela ave. Associado ao código inscrito em cada anilha, registam-se parâmetros como a espécie, sexo, idade, peso e o local de captura. Estas práticas são efetuadas por investigadores experientes, devidamente credenciados para o efeito. Ficamos assim a conhecer melhor a diversidade de avifauna da Mata. Se essa anilha é recuperada noutro local geograficamente distinto da Mata do Buçaco pode-se saber também os seus hábitos de migração e/ou extensão da sua área territorial vital.

Os workshops de anilhagem científica passarão a funcionar na Mata do Buçaco com regularidade trimestral, de forma a cobrir as principais fases do ciclo biológico anual das aves florestais. No dia 22 de Março, os formadores Luís Pascoal da Silva e Paulo Tenreiro, explicarão aos participantes todo o processo da anilhagem científica: desde a montagem das redes, à identificação e observação das aves e à importância dos registos obtidos para o conhecimento científico. Uma oportunidade única para ver e contactar de perto com aves e com seus estudiosos, conhecendo um pouco mais sobre ambos.

A participação requer inscrição prévia obrigatória e tem um custo de 10 euros por participante, que inclui oferta do coffee-break na Esplanada da Mata. O pacote de alojamento nas Casas do Bussaco (1 noite) e workshop tem um custo total de 65 euros.

workshop inicia às 5h30 para quem deseje assistir à montagem das redes de captura ou às 8h30 para os restantes participantes e funcionará com um número mínimo de 5 e número máximo de 15 participantes. Reserva-se o direito de adiamento, caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis à realização do workshop. Mais informação emwww.fmb.pt ou através do telefone 231 937 000 ou do email turismo@fmb.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário