segunda-feira, 16 de junho de 2014

INICIATIVA DE MANUTENÇÃO PARQUE NATURAL DE SINTRA CASCAIS | MALVEIRA DA SERRA

PLANTAR UMA ÁRVORE | ASSOCIAÇÃO

INICIATIVA DE MANUTENÇÃO
PARQUE NATURAL DE SINTRA CASCAIS | MALVEIRA DA SERRA

21 DE JUNHO DE 2014 | SÁBADO | 10:00 – 12:30
Inscrições Abertas e Gratuitas:
Inscrição em: http://plantarumaarvore.org/inscricao-iniciativas.aspx
A Associação Plantar Uma Árvore e a Cascais Ambiente dão continuidade ao protocolo de cooperação de co-gestão e nesta iniciativa vamos cuidar da floresta. Aproveitando o fresco da manhã iremos, ao longo das diversas parcelas,monitorizar o desenvolvimento das espécies autóctones plantadas e proceder à erradicação de espécies exóticas invasoras, desta feita aplicando algumas técnicas experimentais, num ambiente fantástico envolto pela floresta e de grande companheirismo. Com esta iniciativa iremos reduzir o risco de incêndio e ajudar a salvaguardar a nossa floresta e esta área protegida.

A Associação Plantar Uma Árvore e a Cascais Ambiente celebrarão um de uma parcela inicial de 0.5 hectares, que agora se alarga em mais 1ha, em área protegida, designadamente no Parque Natural Sintra-Cascais, num compromisso de envolvimento a 5 anos, que visa a gestão ambiental daquela área.

Esta cooperação integra-se num plano de beneficiação da regeneração da vegetação endémica de Quercus suber (sobreiro), de Quercus pyrenaica (carvalho-negral) e espécies arbustivas nativas, tais como Arbutus unedo (medronheiro), Ruscus aculeatus (gilbardeira), Myrtus communis (murta), Phillyrea angustifolia (lentisco), Pistacia lentiscus (aroeira) e Erica arborea (urze branca), e de erradicação de espécies exóticas invasoras, tais como a Acacia melanoxylon (acácia-austrália), a Acacia longifolia (acácia-de-folhas-largas) e o Pittosporum ondulatum (pitósporo), num compromisso de envolvimento a 5 anos, que visa a gestão ambiental daquela área e cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.

Após a inscrição irá receber, um dia antes da iniciativa, um e-mail com indicações relativas ao ponto de encontro e recomendações para a iniciativa. Estas indicações também irão estar disponíveis no site e na página de facebook.


Plante esta Ideia
Inscreva-se em http://plantarumaarvore.org/inscricao-iniciativas.aspx
Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!
www.plantarumaarvore.org
www.facebook.com/PlantarUmaArvore

Nenhum comentário:

Postar um comentário