segunda-feira, 2 de junho de 2014

Jornada de visita Cabeço Santo dia 7 de Junho 2014

Realiza-se no próximo dia 7 de Junho a jornada de visita ao Cabeço Santo, desta vez promovida e organizada pela Câmara Municipal de Águeda e pelo Núcleo de Aveiro da Quercus, integrando-se na semana do ambiente e da sustentabilidade que a autarquia está a desenvolver: http://agueda21.wordpress.com/2014/05/15/semana-do-ambiente-e-sustentabilidade-2014/.

Embora tenha sido originalmente pensado como um percurso de “inauguração” do troço do Cabeço Santo do PR8-Trilho da Serra, tal não vai propriamente acontecer porque ainda não foi possível realizar a recuperação das duas pontes sobre o Ribeiro de Belazaima que permitiam passar para a sua margem sul (e voltar). Estas pontes, recorde-se, foram deslocadas das suas posições originais durante os temporais do último Inverno e a Câmara Municipal ficou de proceder à sua recuperação, mas tal só será possível durante o Verão.

Deste modo, o percurso será adaptado e decorrerá apenas a norte do Ribeiro. Desenvolver-se-á em jeito de visita guiada, pois tão importante como ver é perceber os desafios do projecto e como têm sido abraçados. A partida será pelas 9:00h da Capela do Feridouro e, ainda com tempo fresco e pernas descansadas, subir-se-á a encosta junto ao vale nº 2, passando pelo terreno aqui adquirido pela Quercus em 2006. Depois o percurso seguirá o trilho demarcado e atravessará os vários vales em intervenção até se descer à zona ribeirinha, onde volumosos trabalhos têm sido realizados para recuperar este precioso habitat. E será mais perto do ribeiro mas sem nunca o atravessar que o percurso se fechará em direcção ao Feridouro. Depois será o almoço partilhado na praia fluvial da Redonda, mas cada um deverá trazer a sua parte. As inscrições podem fazer-se (ou informações pedir-se) para os contactos do Projecto e da Quercus-Aveiro [cabsanto@gmail.com; 966 551 372], ou para os da Câmara Municipal de Águeda [agenda21agueda@gmail.com ou 234 610 070 (ext. 1427)].

Nenhum comentário:

Postar um comentário