terça-feira, 28 de outubro de 2014

Caloiros de Biologia da Universidade de Aveiro vão plantar carvalhos no Buçaco

Caloiros de Biologia da Universidade de Aveiro vão plantar carvalhos no Buçaco



Com o arranque do ano lectivo no Ensino Superior, as opiniões sobre a praxe voltam a dividir-se. Mas o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) encontrou uma maneira diferente de integrar os alunos do primeiro ano do curso de Biologia.
A cada um dos 80 caloiros foi entregue um carvalho-alvarinho, com um ano de idade, que deverá ser cuidado e zelado até ao fim de Novembro, altura em que para comemorar o Dia das Florestas Autóctones, as pequenas árvores vão ser plantadas na Mata do Buçaco.
O objectivo do Departamento de Biologia é fomentar a ligação à terra entre os futuros biólogos e contribuir para a preservação da floresta nacional, assegurando um legado futuro.
O projecto, intitulado “Biologia a Plantar o Futuro” está integrado na recepção aos novos alunos de Biologia da universidade e nesta primeira fase pretende reflorestar a Mata Nacional do Buçaco, que em Janeiro de 2013 perdeu cerca de 2.000 árvores devido ao mau-tempo.
“Ao ter uma planta florestal em casa, o aluno vai afeiçoar-se a ela e sentir a árvore como sua”, indica Milene Matos, bióloga da UA e fundadora do Serviço Educativo da Fundação Mata do Buçaco, refere o jornal online da UA. Os estudantes criaram inclusive uma página no Facebook – Álvaro – A Árvore da Praxe – onde vão descrevendo a experiência de tomar conta dos pequenos carvalhos.
A iniciativa decorre em parceira com a Fundação Mata do Buçaco, está a ser realizada no âmbito do Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats e decorre entre 17 e 25 de Novembro O projecto é financiado por fundos comunitários e tem como objectivo combater as espécies exóticas invasoras, uma das principais ameaças ao património natural da Mata.
Foto: jimcnb / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário