domingo, 7 de dezembro de 2014

SEMINÁRIO “VALORIZAR E REATIVAR A FLORESTA: UMA PERSPETIVA DE FUTURO!“

Seminário “Valorizar e Reativar a Floresta: uma Perspetiva de Futuro!“
A Câmara Municipal de Tondela irá realizar um seminário intitulado “Revalorizar e Reativar a Floresta: uma Perspetiva de Futuro!”, no próximo dia 11 de dezembro, no Auditório Municipal de Tondela, no âmbito do qual serão abordados temas como a certificação florestal, a criação e gestão de zonas de intervenção florestal-ZIF´S e a castanha, enquanto exemplo de como este setor produtivo foi reativado.
O primeiro painel de debate será dedicado à Certificação florestal - fator de competitividade e instrumento de melhoria; de seguida irá abordar-se o tema do Desenvolvimento dos produtos complementares da floresta – Um novo olhar para o território florestal. A tarde será dedicada à temática da importância atual da reativação da resinagem na Península Ibérica, seguida de um debate conjunto entre todos os intervenientes do dia.
O Concelho de Tondela, apresenta no seu território um vasto património florestal, onde a Serra do Caramulo, pelas suas caraterísticas assume um papel de relevante importância, não só no domínio das atividades relacionadas com o primeiro setor, mas também as relativas ao turismo, lazer e bem-estar.
No entanto, e apesar de por todos ser reconhecida a importância do setor primário no desenvolvimento económico do país, somos confrontados todos os anos com uma triste realidade que são os incêndios florestais, que no concelho de Tondela, em 2013, assumiram proporções trágicas e lamentáveis para todos.
É pois, neste contexto, que a Câmara Municipal de Tondela tem desenvolvido a sua política de atuação neste domínio, promovendo de uma forma sistemática, a sustentabilidade daquele que considera ser um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário