segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Vamos trazer a cegonha-preta de volta?
Já se apadrinharam árvores, cavalos e terras. Este ano a proposta é outra. Torne-se sócio da ATN ou regularize as suas quotas e apadrinhe um dos charcos da Reserva da Faia Brava. Com a sua ajuda iremos efectuar a recuperação e manutenção de charcos temporários e permanentes, que servem como locais de alimentação para a cegonha-preta. A cegonha-preta (Ciconia nigra) alimenta-se sobretudo de peixes, anfíbios e invertebrados aquáticos, que encontra em zonas de água pouco profunda como charcos, lagoas e linhas de água.
Esta espécie nidificou na Reserva da Faia Brava até 2011, o único casal nidificante da ZPE do Vale do Côa até então. Nos últimos três anos a espécie tem sido observada na região, no entanto sem nidificação confirmada.
Cada charco será apadrinhado por um conjunto de sócios, que vão receber em primeira mão fotografias dos habitantes e visitantes da charca, e poderão participar numa visita temática a realizar em Março de 2015 onde vamos descobrir as charcas e ficar a conhecer melhor este habitat.
Por cada quota de sócio, 10€ serão aplicados nas seguintes acções de conservação:
- Estabilização das margens;
- Promoção de vegetação aquática;
- Remoção da planta invasora Azolla filiculoides. Um pequeno feto que forma autênticos “tapetes” à superfície, levando muitas vezes à eutrofização das massas de água em que se encontra, com consequências negativas para a fauna que serve de alimento à cegonha-preta;
- Monitorização com a utilização de câmaras de armadilhagem fotográfica.
Estas acções inserem-se no projecto LIFE 12 NAT/ES/000595 – Club de Fincas, do qual a ATN é parceira, em colaboração com a Fundación Naturaleza y Hombre e a Universidad de Salamanca.
COMO APOIAR?
Se ainda não é sócio, preencha a sua ficha de inscrição neste link. O pagamento anual é de apenas 20€, pode fazer o pagamento por transferência bancária ou cheque.
Se já é sócio basta actualizar a sua quota anual.
Pode ainda oferecer esta adopção como prenda de Natal, um compromisso com a Natureza: uma inscrição de sócio e o apadrinhamento da charca, que inclui uma visita temática à Faia Brava a realizar em Março de 2015. Contacte-nos para saber todos os detalhes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário