COMUNICADO DE IMPRENSA
14 de Junho de 2016
Destruição de sobreiros impune
Em causa plantação ilegal de eucaliptos em Mafra
______________________________ ________________________
A Quercus vem alertar para uma situação grave, que decorre em Mafra, de mobilização de um terreno para plantação de eucaliptos sem autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na sequência do abate ilegal de cerca de uma centena e meia de sobreiros.
Na sequência de denúncia efetuada ao SEPNA da GNR, em Agosto passado, e após fiscalização junto à localidade de Carapiteira, Freguesia do Gradil, concelho de Mafra, foi confirmado o abate ilegal de 148 sobreiros adultos e jovens, numa área pouco superior a 2 hectares.
Recentemente foram destroçados cepos de eucaliptos e dos sobreiros abatidos no Verão passado, destruindo os vestígios, estando agora uma escavadora giratória a mobilizar as terras, preparando o terreno para a plantação de eucaliptos, a qual não tem qualquer autorização do ICNF.
Ao abate de sobreiros, espécie protegida e símbolo nacional, não pode suceder uma plantação ilegal de eucaliptos.
A Quercus exige que as autoridades competentes atuem em conformidade com a gravidade da situação, nomeadamente o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através do ICNF, para impedir a plantação ilegal de eucaliptos e repor a legalidade, de acordo com a regulamentação de proteção do sobreiro.
Lisboa, 14 de Junho de 2016
A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
______________________________ ______________________________ ______
Para mais informações contactar:
Domingos Patacho – Coordenador do Grupo de Trabalho de Florestas da Quercus - 937 515 218
João Branco: Presidente da Direção Nacional da Quercus – 93 778 84 72
Nenhum comentário:
Postar um comentário