segunda-feira, 3 de abril de 2017

Bolsa de Pós-Doutoramento



1 (uma) Bolsa de Pós-Doutoramento

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do Projecto BIOTECH II, Programa de apoio ao desenvolvimento de biotecnologias no MERCOSUL / no Instituto Superior de Agronomia (Centro de Estudos Florestais) nas seguintes condições:

Área Científica : Ciência e Tecnologia da Madeira

Requisitos de admissão : os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: Doutoramento em Engenharia Florestal ou afins. Interesse em aprofundar os conhecimentos em análises químicas de materiais lenhocelulósicos, preferencialmente com técnicas não destrutivas ou minimamente invasivas: Pirólise analítica (Py-GC/MS e PyGC/FID) e espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) e médio (FTIR).

Plano de trabalhos :
Caracterização química de amostras (calibração e validação) cobrindo o intervalo de variação para cada parâmetro. Análise do teor de extrativos em etanol e agua, caracterização do teor de lenhina (Klason e solúvel), celulose diglyme e S/G.

O primeiro objetivo é o desenvolvimento conjuntos de amostras (de calibração e validação) caracterizadas para o desenvolvimento de modelos PLS-R baseados no NIR. O segundo objetivo é o desenvolvimento dos modelos propriamente ditos e o objetivo final é a caracterização das populações de melhoramento genético de eucaliptos da Argentina, Paraguay e Uruguay .

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº202/2012 de 27 de Agosto, pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro, e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação), e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa, publicado através do Despacho (extrato) nº 6977/2015, de 23 de Junho, Diário da Republica, 2ª série – nº 120.

Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor José Carlos Rodrigues.

Duração da(s) bolsa(s) : A bolsa terá a duração de 8 meses com início previsto em Maio de 2017.

Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa. O Pagamento será feito através de transferência bancária.

Métodos de selecção : Os métodos de selecção e seriação dos candidatos, que preencham os requisitos, serão os seguintes: avaliação curricular, podendo eventualmente existir uma entrevista em caso de empate na avaliação curricular.

Composição do Júri de Selecção : Doutor José Carlos de Carvalho Rodrigues, Investigador Auxiliar com Habilitação, CEF/ISA/UL (Presidente do Júri); Doutora Teresa Quilhó Marques dos Santos, Investigador Auxiliar, CEF/ISA/UL (Vogal efetivo); Doutor José Afonso Rodrigues Graça, Professor Auxiliar com Agregação, CEF/ISA/UL (Vogal efetivo); Doutora Otília Carvalho LEAF/ISA/UL (Vogal suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Florestais, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 21 de Março a 3 de Abril de 2017 . As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio, por correio eletrónico (jocarod@isa.ulisboa.pt), de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados releva ntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário