sexta-feira, 7 de abril de 2017

Questionário sobre Agricultura e Pastagens em Portugal: Projeto MediNet

O Projeto Medinet é um projeto financiado pelo Programa LIFE,  que tem como parceiros nacionais a Agência Portuguesa de Ambiente e o Instituto Superior Técnico, e que pretende melhorar as estimativas dos contributos das culturas e dos sistemas agrícolas da Região Mediterrânica na mitigação das Alterações Climáticas.

Este questionário é o primeiro passo nesse esforço e tem como objetivo identificar quais os tipos de culturas e práticas de gestão que são mais relevantes nos países do Mediterrâneo. Este questionário está a ser enviado a colegas de Itália, Portugal, Espanha, Croácia, Grécia, Malta, Chipre, Eslovénia e França. Contudo, pedimos-lhe que responda tendo em mente apenas o contexto português e NÃO a totalidade da região mediterrânica.

Este questionário servirá dois propósitos:
(1) identificar as principais culturas e práticas de gestão no Mediterrâneo; e
(2) priorizar os esforços que o projeto fará na procura de melhores fontes de informação para estimar emissões e sumidouros em culturas agrícolas e pastagens mediterrânicas.

O próximo passo do projeto consistirá em procurar e identificar as melhores fontes de informação sobre as áreas, a biomassa e os teores de matéria orgânica do solo presentes nas culturas mais representativas e como as práticas de gestão afetam esses valores.
Por favor responda ao questionário (tempo estimado 20 a 25 minutos) e encorajamo-lo a partilhá-lo com outros colegas ou instituições que conheçam a realidade agrícola, de pastagens e de matos em Portugal e que possam estar interessados em participar.

Este é o link que lhe dará acesso ao questionário MediNet:
Anexamos também um dicionário dos termos usados no questionário para facilitar o preenchimento do mesmo.

Muito obrigado pela sua colaboração.
O questionário estará disponível online até 11 de Abril.


Para se manter informado sobre o Projeto MediNet, veja sff as nossas páginas internet e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário