terça-feira, 4 de abril de 2017

Começa Hoje! Exposição e discussões sobre florestas energéticas e o mercado de biomassa

6ª Feira da Floresta inicia nesta terça
Além da área de exposição, feira realizada em Gramado começa com discussões sobre Florestas Energéticas e o mercado de biomassa

Gramado recebe a partir desta terça-feira, dia 04, a sexta edição da Feira da Floresta, Centro de Eventos Expogramado. O evento na Serra Gaúcha com expositores da cadeia produtiva de base florestal prossegue até o dia 06 de abril, numa realização da Futura Feiras e Empreendimentos, com apoio e parceria com entidades do setor.

No seu primeiro dia, a programação inclui o 2º Biomassa Florestal e Energia RS, para apresentar aos mercados produtores de biomassa florestal, indústria e consumidores de insumos energéticos, o momento atual no Brasil e no Mundo, do potencial desta para produção de pellet, briquetes e outros de base florestal.

Estarão presentes especialistas como o canadense Markus Lehmann, consultor internacional do mercado de biomassa e pellets. Além dele, participam pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa-MG, Univates, USP e Embrapa, sendo também apresentados cases de empresas gaúchas e da Europa. O encerramento da programação conta com a participação da Secretaria Estadual de Minas e Energia.

O atual cenário do setor de base florestal favorece e propicia a realização da 6ª Feira da Floresta, voltada à produção florestal e cadeias produtivas, oportunizando a realização de negócios, da semente aos manufaturados. A entrada na Feira será gratuita com cadastramento dos visitantes no local ou pré-cadastramento por internet. Mais informações em www.feiradafloresta.com.br.

A 6ª Feira da Floresta tem patrocínio de CMPC Celulose Riograndense, Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, Senar/RS e Swan Hotéis.

Na quarta e quinta-feira prossegue a programação paralela à Feira com eventos pertinentes ao setor, bem como palestras e atividades sócio ambientais, organizados em parceria com as demais entidades promotoras e apoiadoras, promovendo o conhecimento técnico, científico, sócio ambiental, mercadológico e o reconhecimento à inovação e a contribuição a cadeia produtiva de base florestal.

São também parte da programação paralela:

- 4º Ciclo de Palestras para Produtores Rurais, realizado nas manhãs de quarta e quinta-feira, trazendo conhecimento acerca de oportunidades de renda e sustentabilidade para as propriedades rurais;

- 2º Simpósio Gaúcho da Madeira,  realizado nas manhãs de quarta e quinta-feira, com o objetivo de trazer temas capazes de motivar e capacitar as indústrias da madeira a buscar e investir em novas tecnologias de produção, estudos de marcado, diversificação de produtos com agregação de valor e através do aumento da produtividade garantir a sustentabilidade da atividade;

- Espaço Mundo da Madeira, destinada aos industriais da madeira, comerciantes, profissionais (designers, arquitetos, engenheiros), artesões, fabricantes de artefatos de madeira para exposição de produtos e serviços inclusive com Rodada de Negócios.

- 2º Prêmio Feira da Floresta, realizado no final do dia de quarta-feira reconhecendo produtores, indústrias, inovação em marcenaria e imprensa especializada.

- Reunião das Associações Integrantes da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, realizada na manhã de quarta-feira, com participação da Associação Gaúcha de Empresas Florestais e suas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia.

- Reunião da Câmara Setorial das Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, marcada para a tarde do dia 5 abril, sendo a única programada para ocorrer fora de Brasília em 2017. Participam da câmara órgãos do governo, entidades do setor e instituições de pesquisa e desenvolvimento. A reunião de Gramado será aberta a interessados.



SOBRE A FUTURA FEIRAS

A Futura Feiras e Empreendimentos foi criada em 2008 por Nilvia Röhrig e Roque Justen, ambos com larga experiência no setor florestal, buscando a inovação e integração da cadeia de produtiva de base florestal. A primeira edição da Feira da Floresta aconteceu em Gramado no ano de 2009, sendo as edições seguintes repetidas na cidade até o ano de 2012. Nova Prata sediou a última edição em 2015, quando a Feira aconteceu junto com o Congresso Florestal do RS.

 
---------
Assessoria de Imprensa 6ª FEIRA DA FLORESTA
Álvaro Bueno
51 3330-9236 / 51 99829-0782

Nenhum comentário:

Postar um comentário