terça-feira, 3 de julho de 2007

Florestas com vigilância nocturna


Florestas com vigilância nocturna


A floresta do concelho de Baião vai ser vigiada à noite durante o Verão, entre as 19 e as sete horas , a partir de Julho até Setembro. A medida resulta da articulação entre a Câmara, as corporações de bombeiros voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e da GNR.

"Nas horas em que ao longo dos últimos anos muitos incêndios deflagraram, estará desta vez uma equipa de bombeiros em vigilância e pronta para neutralizar os fogos e, em articulação com a GNR, deter os incendiários", afirma, em comunicado divulgado à Imprensa, o presidente da Autarquia, José Luís Carneiro, destacando "o carácter inovador" do sistema.

Os protocolos que permitirão pôr em prática a medida, inserida no Plano Operacional Municipal 2007, já foram assinados e traduzem-se num investimento de 20 mil euros, verba totalmente suportada pela Câmara.

Durante o dia, a vigilância será realizada por equipas dos dois corpos de bombeiros, GNR, voluntários do Instituto Português da Juventude, vigilantes de duas zonas de caça e elementos dos programas ocupacionais do Instituto de Emprego e Formação Porfissional. Participarão, ainda, equipas de Protecção Civil com material sapador e máquinas de rastos da Autarquia.

Na última década, o concelho de Baião (que tem 175 quilómetros quadrados dos quais 62,7% são espaços florestais) registou uma média anual de 272 incêndios e 1106 hectares ardidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário