quarta-feira, 4 de julho de 2007

Modelo norueguês para planear florestas

Modelo norueguês para planear florestas
paulo dâmaso
Plano foi apresentado durante uma visita do governador-civil


Um projecto, com origem na Noruega, vai ajudar a infra-estruturar cerca de 800 mil hectares de floresta em 34 concelhos da Região Centro, nos próximos três anos. Segundo António Gravato, director da Circunscrição Florestal do Centro, o projecto, resultado de uma cooperação luso-norueguesa, vai custar 1,2 milhões de euros e será suportado por verbas europeias.

"Há uma verba de PIDDAC, irrelevante, no valor de 100 mil euros. O restante montante (1,1 milhões de euros) é suportado por fundos de um mecanismo financeiro do espaço económico europeu, o EEA Grants", revelou António Gravato, aos jornalistas, ontem, à margem de uma visita do governador civil de Coimbra à serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz.

O plano vai permitir a criação de "zonas tampão, livres de combustível ou de combustível reduzido, edificação de parques de lazer e construção ou manutenção de rede viária". O projecto, que terá sede na Figueira da Foz, vai ser desenvolvido, até Dezembro de 2009, em duas áreas demarcadas da região Centro as Montanhas Ocidentais, que incluem a zona do Dão-Lafões e Centro Litoral, e a Cordilheira Central, que abrange a Beira Interior Norte e o Pinhal Interior Norte.

"É um projecto que vem ajudar a repovoar a floresta portuguesa. A mais valia é permitir implementar no terreno aquilo de que andamos a falar há imenso tempo", rematou António Gravato.JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário