sexta-feira, 27 de julho de 2007

«Vila de Rei Digital» para prevenir incêndios

«Vila de Rei Digital» para prevenir incêndios
Sistema custa à autarquia 3,5 milhões de euros
"Vila de Rei Digital" é o nome do sistema informático que o município vai adquirir para melhor se proteger dos incêndios florestais.
Ricardo Aires, responsável pela protecção civil da autarquia, disse que "o objectivo é dotar os 193 Km2 de área do concelho de sensores, espalhados de 100 em 100 metros, que permitem uma rápida detecção do incêndio e consequente ataque imediato".

A tecnologia é de ponta e inspirada no modelo de um país "habituado a estar em guerra e a controlar os mais pequenos movimentos", adiantou Ricardo Aires.
"Com este sistema teremos acesso a tudo o que mexa e conseguimos também registar a velocidade do vento, a temperatura e a humidade, explicou. A ideia é colocar todos os sensores digitais ligados a um "servidor" que será controlado a partir de um posto de comando.

"Este não é um sistema de ataque aos fogos mas sim o melhor sistema que conheço para a sua prevenção", explicou o autarca.

Concebido para apoiar o serviço da protecção civil, o sistema "permite alargar o seu raio de acção" e acolherá também uma incubadora de empresas, uma central telefónica concelhia - "com telefone e internet grátis para todos" - um sistema SOS Idoso e sistema wireless em todo o território, adiantou à Lusa Ricardo Aires.

Segundo disse, o objectivo futuro passará por registar a patente e "vender este sistema digital a outros municípios."

A câmara de Vila de Rei apresentou uma candidatura ao Icentro, programa de acesso aos fundos comunitários, para conseguir comprar este sistema orçado em 3,5 milhões de euros. KA

08-07-2007
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário