terça-feira, 3 de julho de 2007

“Floresta modelo” nasce em Vouzela

“Floresta modelo” nasce em Vouzela
Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2007
Doze mil árvores vão ser plantadas no Monte da Senhora do Castelo
Doze mil árvores vão ser plantadas no Monte da Senhora do Castelo, em Vouzela, onde a autarquia pretende criar uma "floresta modelo" que privilegie espécies autóctones, consideradas essenciais para evitar a propagação dos fogos. A autarquia anunciou ontem que estão a ser cortadas árvores e limpo o mato existente numa área de dez hectares do Monte da Senhora do Castelo.
O objectivo é "criar uma floresta modelo, na qual prevaleçam espécies autóctones, tais como carvalhos, castanheiros e sobreiros, permitindo assim a diminuição futura de risco de propagação de incêndios naquela zona", justifica.
As doze mil árvores a plantar posteriormente foram cedidas gratuitamente ao abrigo do projecto ProNatura, através de um protocolo celebrado entre a autarquia, a Salvador Caetano, SA e a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente.
Desta forma, o Monte da Senhora do Castelo ficará coberto com cinco mil e 500 carvalhos, mil e 300 castanheiros, quatro mil ciprestes, mil sobreiros e 200 bétulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário