Engenheiras florestais, Carla Marques e Sara Dias explicaram aos 70
estudantes da Escola Secundária de Emídio
Navarro quais as características distintivas
de algumas árvores
do Parque Municipal
do Fontelo
"Foi uma boa iniciativa da Escola Secundária de Emídio Navarro", disseram Carla Marques e Sara Dias. "Apesar de estar a chover, os miúdos gostaram da actividade", foi esta a percepção que tiveram.
“O Parque do Fontelo é o nosso pulmão, a jóia da cidade, pelo que foi muito bem escolhido para o desenvolvimento da iniciativa”, sublinharam.
"Em vez de ter ido alguém à Escola, foi bom que os alunos se tivessem deslocado ao Fontelo, porque não há nada como ver no terreno o que se aprende nos livros, até porque a memória visual é muito importante", salientaram as duas técnicas.
Numa primeira fase, no Jardim do Fontelo, Carla Marques e Sara Dias, fizeram uma intervenção dirigida à história do Parque do Fontelo, que remonta ao século XII, altura em que D. Odório, bispo de Viseu, comprou uma herdade denominada Fontanello.
Muitos foram os bispos que intervieram no Parque, mas foi D. Miguel da Silva, bispo de Viseu no século XVI, quem mais contribuiu para o desenvolvimento e enriquecimento do espaço, dotando-o com vários melhoramentos, nomeadamente através da plantação de espécies vegetais exóticas.
Em 1924, o Parque do Fontelo é cedido em definitivo à Câmara Municipal de Viseu, que a partir dessa data, e até aos dias de hoje, tem vindo a fazer intervenções, de modo a preservar o Parque e a dotá-lo de equipamentos que sirvam a população.
Feito o intróito, Carla Marques e Sara Dias explicaram aos alunos os aspectos distintivos de algumas espécies vegetais, de modo a que pudessem descobri-las num roteiro oportunamente distribuído.
Foram 10 as espécies assinaladas, mais concretamente o Pinheiro Manso, a Acácia - Austrália, o Cedro-do-Atlas, o Medronheiro, a Sequoia, o Carvalho Alvarinho, o Abeto-de-
-Douglas, a Pícea do Afeganistão, o Falso Plátano e o Cedro Branco.Diário Regional
Terça-feira, 8 de Abril 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário