quarta-feira, 19 de novembro de 2008

22 e 23 de Novembro- Fim-de-semana pela Floresta Autóctone




Participe na plantação de espécies autóctones no Monte Barata

Celebra-se no próximo dia 23 de Novembro o Dia Ibérico da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.

Para celebrar este dia, no próximo fim-de-semana (22 e 23 de Novembro) iremos estar na nossa reserva biológica do Monte Barata, herdade situada no concelho de Castelo Branco, no Parque Natural do Tejo Internacional.

Com um denso e coberto arbóreo constituído à base de azinheiras e sobreiros, na sua maioria de grandes dimensões, o Monte Barata alberga uma extensa área de exuberante vegetação mediterrânica que contrasta, por vezes, com o coberto vegetal das áreas envolventes que foi progressivamente eliminado e substituído por culturas agrícolas ou plantações de eucaliptos. Aqui podem-se observar muitas das espécies referidas para a área do Tejo Internacional, desde os veados e javalis, às grandes aves de rapina ou às cegonhas pretas.

Convidamos todos, os que puderem e quiserem, a juntarem-se a nós para mais um fim-de-semana em que iremos proceder à plantação de árvores e arbustos autóctones no âmbito do projecto Criar Bosques 2008.

O objectivo destas plantações é a criação de bosques constituídos por espécies autóctones arbóreas e arbustivas.

O ponto de encontro será junto à estação dos caminhos-de-ferro (CP) em Castelo Branco, às 10 da manhã de sábado.

A alimentação e o transporte até ao Monte Barata são da responsabilidade dos participantes.
No Monte existem camaratas e quartos com condições para acolher um máximo de 30 pessoas. O alojamento é gratuito.
Para a realização desta actividade aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável apropriado para a época e para a actividade em questão. Pede-se aos participantes que tragam saco-cama.

Para se inscrever deverá contactar através de:

Tlm.: 960116563 // 962946425 ou E-mail: e indicar nome e contacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário