sábado, 15 de novembro de 2008

Sementeiras de árvores nativas


O Centro de Interpretação da Serra da Estrela vai organizar, no próximo dia 23 de Novembro, sementeiras/plantações de espécies de árvores nativas na Mata do Desterro.
A iniciativa realiza-se no Dia da Floresta Autóctone e tem por objectivo restaurar o coberto vegetal das áreas degradadas para permitir a recuperação dos habitats e a reabilitação das comunidades.
A destruição do coberto vegetal provocada pelos incêndios tem como consequências a diminuição da fertilidade dos solos, o aumento da susceptibilidade à sua erosão, afectando, ainda, os recursos hídricos.
Recorde-se que a Mata do Desterro foi cedida pela EDP, por um período de 50 anos, ao Município de Seia, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de actividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer.
Trata-se de uma área com cerca de 136 hectares, florestada essencialmente com pinheiros, acácias e eucaliptos e servida por uma rede de caminhos florestais.
Com este projecto pretende-se reconverter a mata existente num bosque com características idênticas às existentes no andar fitogeográfico em que está inserido, o que deverá ser feito através do abate selectivo e gradual de espécies exóticas e de plantações e/ou sementeira de espécies autóctones. Serão ainda criadas zonas de descontinuidade, constituídas por pastos e matos, bem como, zonas para exploração de plantas aromáticas.
Os interessados em inscrever-se devem contactar o CISE através do telefone 238 320 300, por e-mail: cise@cm-seia.pt ou no site: www.cise-seia.org.pt in Correio da Guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário