sábado, 28 de dezembro de 2013

Curso de Apicultura em Modo de Produção Biológico‏



A prática da Apicultura é uma actividade que vem de tempos longínquos em que o Homem tinha apenas o papel de recolector. Na Apicultura, além dos benefícios económicos gerados com a produção de: abelhas, mel, cera, pólen, própolis e veneno, é de salientar os enormes benefícios, resultantes da acção polinizadora das abelhas, sobre a maioria das árvores e pequenas plantas, contribuindo para a produtividade agrícola e uma maior sustentabilidade ambiental.

Objectivos
Capacitar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos na área da produção de abelhas e dos outros produtos da colmeia, de forma a serem capazes de reconhecer e aplicar correctamente as operações adequadas ao seu maneio e produção, em MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO (MPB)
No final os formandos deverão ser capazes de:
- Descrever a anatomia e biologia da abelha;
- Identificar os materiais e equipamentos utilizados em apicultura;
- Ter conhecimento sobre:
- A melhor localização para instalação de Apiário.
- O maneio geral e específico da colmeia para a produção de mel e outros produtos das abelhas, multiplicação de enxames, substituição de rainhas, cresta, extracção e enfrascamento de mel, em Modo de Produção Biológico. (MPB)
- Obterem conhecimento das regras da degustação do mel (prova organoléptica), reconhecimento das diversas doenças das abelhas e tratamentos das mesmas, legislação apícola nacional, conhecimentos de organização e economia apícola.
Metodologia pedagógica
Método expositivo activo baseado na experiência e participação dos formandos com recurso a meios informáticos e técnicas de ensino tais como: exposição dialogada, demonstração, discussão em grupo e sessões práticas.
Duração – 20 horas
Local de realização: Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Braga
Datas: sextas (19h30 às 23h30) e sábados (9h às 13h), 21, 22 e 28de Fevereiro, 1, e 7 de Março de 2014
Material essencial: Equipamento de Protecção Individual (fato de apicultura, máscara e luvas ou máscara-casaco e luvas)

Inscrições aqui, ou 

Em ficha própria a solicitar ao Núcleo de Braga da Quercus, Urbanização das Andorinhas, loja 7, 4700-359 BRAGA ou pelo correio electrónico braga@quercus.pt, até 11 de Fevereiro. A taxa de inscrição é de 71€ para sócios e 87€ para não sócios. O curso só terá lugar se se inscreverem, pelo menos, 10 pessoas.
Mais informações através do telemóvel 927986133.

Ultrapassando os 20 formandos, haverá necessidade de fazer uma nova turma prática, das 14 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário