sábado, 14 de dezembro de 2013

Quercus e Fundação Luso estabelecem parceria pioneira para preservar o património hídrico do Luso

bucaco

A Quercus e a Fundação Luso estabeleceram no dia 6 de Dezembro uma parceria pioneira e inovadora, que vai desenvolver diversas iniciativas de apoio e conservação da natureza e da biodiversidade, com o objetivo de contribuir para o futuro da preservação do património hídrico e natural do Luso, onde nasce a Água de Luso, bem como para o desenvolvimento sustentável da Região.

Através desta parceria a três anos, inédita em Portugal, a Fundação Luso em conjunto com a Quercus, comprometem-se a desenvolver diversas ações de valorização dos serviços dos ecossistemas na Serra do Buçaco, através da implementação de medidas de florestação e adensamento no perímetro de proteção do aquífero da Água de Luso.

Entre as várias ações a serem realizadas, destaque para a criação de 24 hectares de bosquetes de árvores e arbustos autóctones (Carvalho-roble, Azevinho, Tramazeira, Borrazeira-preta), facilitando a recarga do aquífero através da infiltração da precipitação e da sua circulação em profundidade, sendo também removidas, sempre que se considere adequado, as espécies exóticas invasoras.

Em cada época de plantação (a decorrer entre Novembro e Fevereiro), serão também instalados oito hectares de árvores e arbustos no Perímetro Florestal do Buçaco. Estes vão ser colocados de forma dispersa, para que, no futuro, existam núcleos de indivíduos reprodutores que possam produzir sementes suficientes para que as áreas de ocupação dos habitats se possam expandir naturalmente, através de regeneração natural, assegurando as ações de retancha (substituição de árvores mortas). Irão existir também diversas ações de controlo de vegetação herbácea e arbustiva nas áreas contíguas às intervenções, que vão contar com a colaboração ativa do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), entidade que gere o Perímetro Florestal da Serra do Buçaco.

A Quercus também vai proceder à realização de ações de vigilância periódica sobre usos ou atividades suscetíveis de causarem a degradação da qualidade da água no aquífero do Luso, de forma a garantir que não ocorrem problemas de poluição nesta reserva estratégica de água.

Para Nuno Sequeira, Presidente da Quercus, "esta é uma parceria que tem um significado especial, pois visa dar um contributo significativo para a preservação da serra do Buçaco, onde se encontra uma das melhores reservas estratégicas de água do nosso país, e para a promoção da exploração sustentável de um recurso natural de grande qualidade, a Água do Luso".

"Esta é uma ação de grande importância para, no âmbito da sustentabilidade e responsabilidade corporativa, proteger e valorizar o património hídrico e natural do Luso, onde nasce a Água de Luso, assegurando assim o seu futuro para as gerações vindouras. Com esta parceria, a três anos, estamos a proteger um recurso natural, e a contribuir também para o desenvolvimento sustentável da Região", sublinhou Nuno Pinto de Magalhães, Presidente da Fundação Luso.

Sobre a Quercus:
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente, independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado, tendo vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar construtivo na defesa das múltiplas causas ambientais. A Quercus foi fundada em 31 de Outubro de 1985. Mais informações em www.quercus.pt

Sobre a Fundação Luso:
A Fundação Luso tem como objetivo contribuir para o progresso do conhecimento e da informação relacionados com a água e a saúde humana, para a preservação do património hídrico e natural do Luso, bem como para o desenvolvimento sustentável da comunidade desta região. A sua atividade pretende servir os portugueses e especialmente as gerações futuras. www.fundacaoluso.pt


Luso, 6 de Dezembro de 2013

logos quercus e fundacao luso

Nenhum comentário:

Postar um comentário