terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Mortágua integra projeto-piloto que visa valorizar e potenciar a floresta

 

2017-01-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
O Município de Mortágua, juntamente com os Municípios de Vouzela, Sertã e Oleiros, vão integrar um projeto- piloto, designado “Forest For Future”, que tem como objetivo potenciar a floresta existente ao nível da produção e transformação dos produtos florestais. O projeto vai ser coordenado pela Universidade de Coimbra, terá numa primeira fase a duração de dois anos, e deverá contar com um apoio na ordem dos dois a 3 milhões de euros, de fundos europeus.
A ideia é aproveitar o Know-how dos centros de conhecimento e investigação, como é o caso da Universidade de Coimbra, e aplicá-lo na floresta, por forma a trazer inovação, diversificação e sustentabilidade à fileira florestal, e soluções adaptadas às especificidades de cada um destes territórios.
O projeto quer, por exemplo, desenvolver soluções ao nível do mapeamento florestal, monitorização florestal, criação de novos produtos e introdução de novos clones de plantas e novas espécies.
O Presidente da Câmara Municipal considera que este tipo de parcerias, envolvendo o Município, os produtores, as empresas e proprietários florestais, por um lado, e as entidades de investigação, como as Universidades, por outro, é crucial para o futuro da floresta e do setor, “porque pode trazer um valor acrescentado à fileira florestal”. Além disso, pode ser de grande utilidade em termos de prevenção, estudos e recomendações, nomeadamente quanto a fatores naturais, abióticos (pragas, doenças), e de mercado, que têm influência na floresta e na atividade económica associada.
“É importante que os produtores e as empresas do setor florestal estejam atentos às mudanças, às ameaças, como de igual modo é importante que conheçam as mais modernas soluções técnicas e científicas, as novas oportunidades de negócio, as novas áreas a explorar, para que estejam melhor preparados e capacitados para enfrentar os desafios do futuro”.
“É fundamental que esse conhecimento tenha aplicação prática e chegue às pessoas que trabalham na fileira florestal”, acrescenta, promovendo uma ligação e colaboração profícua entre o saber e o saber- fazer, ou seja, entre as Universidades e os que estão no terreno.
O Município de Mortágua, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, apresentou também uma candidatura na área da floresta e vocacionada para a IC&DT (Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário