quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

4.ª Feira de Caça & Gastronomia, 4 e 5 de fevereiro nas Termas de Monfortinho, Idanha-a-Nova

Já é conhecido o cartaz completo da 4.ª Feira de Caça & Gastronomia, que realiza nos dias 4 e 5 de fevereiro nas Termas de Monfortinho, Idanha-a-Nova, com inauguração pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.




Durante dois dias todas as atenções estarão voltadas para o maior território cinegético do país, o concelho de Idanha-a-Nova, com 120 mil hectares de área ordenada e mais de uma centena de zonas de caça.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo, organizadoras do certame, prepararam um cartaz irresistível que terá transmissão em direto pela TVI, no dia 5.

Estão confirmados mais de 50 stands de artigos de caça, dezenas de expositores de produtos regionais, haverá montaria, tiro desportivo, colóquios, live cooking e tasquinhas de pratos de caça, animação musical, demonstrações, exposições e concursos.
A Feira abre na manhã de sábado, dia 4, com uma grandiosa montaria, prosseguindo na parte da tarde com o Seminário "Caça: Sustentabilidade, Desenvolvimento Rural e Gastronomia", às 14 horas, onde marcará presença o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Em seguida, o governante preside à inauguração oficial da 4ª Feira de Caça & Gastronomia, pelas 16 horas.

A animação decorre em permanência no recinto, com exposições caninas, demonstrações de caça, workshops de tiro com arco e besta, cetraria (arte medieval de caçar com aves), entre outras atividades.
Também não faltará a prestigiada música de Idanha-a-Nova, Cidade da Música da UNESCO, com atuações imperdíveis de grupos tradicionais. A tarde fecha com o artista popular Nel Monteiro, mas ao ficar para jantar poderá encantar-se com uma Grande Noite de Fados.

Já na manhã de domingo decorre o Torneio Atirador Completo, no Campo de Tiro Desportivo de Monfortinho. Também pode assistir ao segundo painel do Seminário da Caça, a partir das 11 horas, e, ainda antes do almoço, apreciar o Concurso de Cães de Caça.

Durante toda a tarde a TVI estará nas Termas de Monfortinho, com o programa "Somos Portugal". Serão divulgadas as potencialidades do território ao som de grupos tradicionais de Idanha-a-Nova e de vários artistas de renome.

A Feira encerra com o Concurso de Pratos Gastronómicos de Caça que vai encher o recinto com deliciosos aromas e sabores.

Caminhada GR 22 - Aldeia Históricas - Sortelha Belmonte 28 Janeiro 2017


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

OFERTA DE TRABALHO EM APICULTURA:

Procuramos 2 colaboradores para iniciar funções dia 1 Março. Oferecemos casa com boas condições e Internet gratuita. Contrato de trabalho de 6 meses, com possibilidade de renovação. Além de ordenado damos prémios monetários por objectivos. Exige-se que haja disponibilidade em trabalhar horas extra, fins de semana e feriados caso necessário. Ser dinâmico e proactivo, com espírito de sacrifício e abnegação. Não ser alérgico à picada de abelha. Damos preferência a trabalhadores Búlgaros e Romenos. Exige-se também que falem pelo menos uma das seguintes línguas: Português, Espanhol ou Inglês. Local de trabalho: CASTELO BRANCO. Contactar para o 964490068 ou info@valedorosmaninho.com. Saudações Apícolas!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Ação de voluntariado para plantação de espécies florestais autóctones dia 21 de janeiro em Amarante

em plantar no próximo sábado dia 21 de janeiro, entre as 10h e as 16h várias espécies florestais autóctones numa propriedade na freguesia de Cepelos em Amarante.

Esta propriedade possui um bosque com várias espécies autóctones, mas também com a presença de algumas exóticas e invasoras. O objetivo será reconverter a médio prazo este bosque, exclusivamente para espécies autóctones. Foram já abatidos alguns eucaliptos e, onde serão agora plantados 300 carvalhos e, mais 100 plantas de várias outras espécies (bétulas, medronheiros, loureiros, azevinhos e carrascos).
Nesta propriedade existe também uma área agrícola com algumas práticas biológicas e, em toda a propriedade estão-se aplicar alguns dos princípios e técnicas de permacultura. Existe um projeto de vir a criar um centro de educação ambiental abrangendo toda a área.

A Quercus através do projeto Floresta Comum abraçou este projeto, prontificou-se a plantar as 400 árvores autóctones e, necessitamos da tua ajuda nesta nobre tarefa. A inscrição é gratuita mas obrigatória e, teremos boleias partilhadas com partida do Porto às 9h, em local a combinar. O almoço será realizado na propriedade levando cada um pequeno farnel para fazermos um piquenique convívio promovendo a troca de experiências entre os participantes e, realizaremos no final do almoço uma visita à propriedade.

Apenas é necessário levar luvas e roupa apropriada para um local de montanha no sopé da Serra do Marão. As ferramentas e materiais necessários são garantidos pela organização.

Inscreve-te enviando para o correio eletrónico florestacomum@quercus.pt o teu nome completo, n.º de identificação e, contato telefónico para podermos incluir-te no seguro realizado para esta atividade.
Não te esqueças de referir se pretendes obter boleia partilhada, indicando o local que mais te interessa. As coordenadas do local de plantação são as seguintes: 41º15’04.7’’N 8º03’48.6’’W ou 41.251304,-8.063514

Para qualquer informação adicional poderão contatar Pedro Sousa telm: 931954493.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Jornada de plantação no projeto Cabeço Santo, sábado 21 Janeiro

No dia 21 de janeiro, a equipa do Projeto Cabeço Santo irá promover mais uma ação de plantação de árvores autóctone, em Belazaima do Chão, Águeda.
Os voluntários poderão plantar carvalhos, sobreiros, castanheiros e medronheiros, bem como efetuar corte de rebentação de eucaliptos na área de reconversão.


A organização oferece o almoço e lanche.

Para mais informações consulte os endereços https://ecosanto.wordpress.com/ e https://www.facebook.com/cabecosanto/.


Sons do Bussaco - Músicas do Mundo 2017


Ciclo de concertos de músicas do mundo junta artistas de cinco países

“Sons do Bussaco" arranca a 28 de janeiro 
com o norte-americano Terry Lee Hale

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) apresentou, hoje, a temporada de 2017 do ciclo de concertos “Sons do Bussaco - Músicas do Mundo”, que irá começar, no dia 28 de janeiro, às 21h30, no Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Buçaco (Luso, Mealhada), com o espetáculo do cantor e guitarrista norte-americano Terry Lee Hale.
“Sons do Bussaco” prosseguirá, no dia 25 de fevereiro (sábado de carnaval), à mesma hora, com o concerto do grupo Forró Mior, composto por músicos oriundos do Brasil, Argentina e Itália. No dia 4 de março, também às 21h30, será a vez do artista português “O Gajo” subir ao palco do Convento de Santa Cruz. Tiago Saga, líder do projecto luso-britânico Time For T, dará um espetáculo no dia 8 de abril. Esta primeira parte da temporada “Sons do Bussaco 2017” encerra, no dia 20 de maio, com o projeto “On The Road”, composto por Tó Trips e Tiago Gomes. 
Tal como aconteceu na temporada de estreia deste ciclo de concertos, decorrida entre junho e novembro de 2016 e que contou com nomes como Kimi Djabaté (Guiné-Bissau), Grutera (Portugal), Filipe Antunes (Brasil), A Jigsaw (Portugal) e Tom Brosseau (USA), também a segunda temporada resulta de uma parceria, na produção dos espetáculos, entre a FMB e a MAAC - Motivos Alternativos Associação Cultural, e o apoio da Mutante - Art, Culture & Lifestyle Magazine. Este ano, juntam-se os mecenas Unimadeiras e Vinhos Borges (grupo JMV). 
Na opinião do presidente da FMB, António Gravato, os “Sons do Bussaco” representam “a oportunidade soberana de conciliar boa música, de culturas completamente distintas e expressão de uma universalidade artística rara e imperdível, com a beleza histórica de um espaço fabuloso - o convento de Santa Cruz - que é palco destes concertos que promovemos e que só são possíveis graças aos inestimáveis apoios do produtor Pedro Seixas (líder da MAAC), da Unimadeiras, do grupo JMV/Vinhos Borges, da Mutante, da Associação Escolíadas, da Câmara Municipal da Mealhada, dos colaboradores da FMB, das unidades hoteleiras e similares da região e, ‘last but not least’, do público, razão primeira do nosso trabalho”.
Já a administradora do Grupo JMV, Rosa Maria Vieira, entende que estar associado ao ciclo “Sons do Bussaco - Músicas do Mundo”, “para além de representar uma honra para a Sociedade dos Vinhos Borges, significa um importante apoio à manutenção de uma das mais bonitas matas de Portugal”.
Por seu turno, Jorge Loureiro, presidente executivo da Unimadeiras, que tem como lema “a floresta é a nossa vida”, lembra que a empresa que lidera tem uma forte consciência ambiental e, por isso, procura estar atenta às necessidades de entidades e organismos que promovam a preservação da floresta.  “Sendo a Mata Nacional do Buçaco uma referência de conservação e valorização ecológica e sendo ainda candidata à classificação como Património Mundial da UNESCO, torna-se natural o apoio da Unimadeiras às iniciativas culturais nela integradas, como o ciclo de concertos ‘Sons do Bussaco - Músicas do Mundo’”, explica Jorge Loureiro, deixando um desafio: “escute e sinta o ‘Mundo” no Buçaco.

Sábado, 28 janeiro, 21h30 
TERRY LEE HALE (USA)  
Terry Lee Hale nasceu em 1953, em San Antonio, Texas, e desde cedo viajou pelos EUA, aprendendo música, escrevendo e fascinando-se com os sons da guitarra. Terry recorda na sua infância a viagem desde o Texas, no banco de trás de um velho Nash Rambler, por Cellilo Falls, o ferry-boat ao longo do rio Columbia, Hank a tocar na rádio, a música de Fats Domino, de Tennessee Ernie Ford, de Jim Reeves e de Johnny Cash até Seatle. 
Três anos após o lançamento do magnífico “The Long Draw”, Terry Lee Hale editou em 2016 “Bound, Chained, Fettered”, um disco composto por nove canções elegantes, sonhadoras e que destilam intimidade.


Sábado, 25 fevereiro, 21h30 
Forró Miór (Brasil/Argentina/Itália)  
Forró Miór é considerada pelo Le Monde como uma das mais inspiradas bandas do género. Embora o projecto nasça da admiração e amor pelas imortais composições do grande Luis Gonzaga, o quarteto italo-argentino-brasileiro apresenta interpretações e músicas originais que misturam a tradição do nordeste brasileiro com ritmos de outras latitudes latinas como a milonga, rumba ou candombe. O resultado é um espectáculo explosivo com tons de latin jazz e world music, fazendo com que todos se movam e dancem, mesmo não sendo dançarinos de forró. 
O quarteto é composto por Nicolas Farruggia na guitarra e voz, Alberto Becucci no acordeão, Timóteo Grignani na zabumba (instrumento musical de percussão, que se assemelha a um tambor de tamanho médio ou grande) e N Iccolò Pacini no triângulo. 
“Among the most inspired and renowned bands of this traditional Brazilian genre” - Le Monde 
“Forró Miór is constantly looking for new melodic and rhythmic influences from all over the world... and their album Trotamundos is a wonderful proof of it” - Brasil, Radio 1 RAI 


Sábado, 4 março 21h30 
O Gajo  
O Gajo é um viajante que percorre os caminhos da música popular, fado, folk e rock. “Ontem peguei na Viola Campaniça e fiz mais uma música... Um emaranhado de notas que tem por objetivo principal soar-me bem. Transportar-me para onde quero sem ter de mexer mais do que os meus dedos. Arranco sempre de Lisboa, mas o destino nunca é certo. Outra cidade? Outro país? ...limito-me a ir. Umas vezes a passo lento, como quem quer saborear todas as paisagens, outras à velocidade da luz, numa simples e rápida explosão de energia. Já viajei com os textos do John Cale ou ou do Orwel, com as músicas do Tom Waits ou dos Wovenhand ou ainda com as imagens do Ryden ou do Drooker, mas às vezes gosto de ser eu a escolher o caminho. Por norma viajo sozinho, mas arranjo lugar aos que aceitem o desafio de desemaranhar as minhas notas”, descreve o músico. 


Sábado, 8 abril 21h30 
Tiago Saga (Time For T)  
Tiago Saga é um rapaz confuso de herança britânica mas criado no Algarve.
De murmúrios a gritos melódicos, de voz rasgada e de guitarradas dedilhadas a comboios de ritmo, o Tiago já tem um percurso bem assinalado com concertos desde Nova Iorque a Paris e de Londres a Beirute tanto com a sua banda, Time For T, como a solo.
O EP de estreia ‘Busy with my Head’ saiu em Abril de 2016 e foi muito bem recebido por parte da imprensa inglesa e portuguesa.
"An innovative and wildly imaginative songwriter." - Clash Magazine
"Tiago Saga is one of the UK's most inspiring singer songwriters. The imaginative artist writes lyrics about real things, words that get you thinking." - It's all Indie 



Sábado, 20 maio 21h30 
On The Road com Tó Trips e Tiago Gomes  
Este espectáculo nasceu em 2007 (data em que se assinalava o 50º aniversário do lançamento daquela que viria a ser a obra seminal da ‘geração beat’) e consiste numa banda sonora para o livro de Kerouac, “On The Road”, interpretada por Tó Trips, em guitarra e efeitos vários, e por Tiago Gomes, lendo excertos desta obra, acompanhados por um vídeo-beat de Raquel Castro. 
É de facto a viagem, uma estrada perdida e infinita para onde os dois performers e o vídeo remetem o espectador, para a Route 66, América de todos os sonhos que aqui são todas as estradas do mundo: vias rápidas, estradas secundárias, desertos, cidades perdidas na noite e becos sem saída. 
On The Road de Tó Trips e Tiago Gomes celebra este ano 10 anos e o duo certamente terá alguma surpresa reservada para este espetáculo. 

Bilhetes: €5/cada concerto (10% desconto na compra bilhetes para os cinco concertos)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Novo Ano, novas jornadas

O Cabeço Santo já acordou para o novo ano, mas a primeira jornada de 2017 não se chegou a realizar, por o número de voluntários ser insuficiente. Talvez o ambiente festivo ainda não convidasse muito à acção, talvez os dias frios apelem mais ao recato do lar…
dsc_0573
Os dias têm acordado com geada, que desaparece aos primeiros raios de sol
dsc_0581
Os carvalhos vão gradualmente perdendo as suas folhas, ao longo do Inverno
Mas a verdade é que é mesmo no Inverno que se plantam árvores, pelo que se renova o chamamento para a segunda jornada voluntária a realizar no dia 21 de Janeiro. À espera dos voluntários que não tenham medo da onda de frio que se avizinha estará uma grande colecção de árvores e arbustos que temos de plantar até Março.
Até Sábado, no Cabeço Santo!

Formação - Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais


domingo, 15 de janeiro de 2017

Jornadas Apícolas Regionais terra Quente

Sexta—20 de Janeiro 2017 (9H00 - 17H00)
Formação para técnicos apícolas - Maneio Profissional de Colónias Produtivas e Maneio das Colónias Para a Produção de Pólen.
(António G. Pajuelo)
Sanidade; Alimentação; Calendarização para o direcionamento da atividade (mel monofloral, mel dop, Pólen, polonização, Abelhas; etc.), Tipo de caça pólen, Recolha, desidratação, limpeza e embalagem de pólen 

Sexta—20 de Janeiro 2017 (19H00 - 24H00)
Maneio Profissional de Colónias Produtivas.
(António G. Pajuelo, Lília Ferreiro, Cláudia Vasco, Ant. Lemos, Paulo Ventura)
Sanidade; Alimentação; Calendarização para o direcionamento da atividade( mel monofloral, mel dop, Pólen, polonização, Abelhas; etc.)

Sábado—21 de Janeiro 2017 (9H00 - 18H00)
Maneio Profissional de Colónias Produtivas.
(António G. Pajuelo, Lília Ferreiro, Cláudia Vasco, Ant. Lemos, Paulo Ventura)
Sanidade; Alimentação; Calendarização para o direcionamento da atividade( mel monofloral, mel dop, Pólen, polonização, Abelhas; etc.)

Domingo—22 de Janeiro de 2017
Rotulagem e Rastreabilidade dos Produtos da Colmeia. (9H00 - 10H00)
(FNAP, Lília Ferreiro; )
A importância da obrigatoriedade de uma rotulagem séria nas prateleiras dos supermercados para defesa da apicultura e do consumidor.
Demonstração da aplicação de API-BIOXAL fumigado e em xarope (10H00—10H30)
(António G. Pajuelo, Paulo Ventura)

Mesa redonda - Problemas do sector apícola
(10H45-13H00)
(Apicultores)
Debate e procura de soluções.

Maneio das Colónias Para a Produção de Pólen (15H00 - 17H00)
(António G. Pajuelo, António Lemos)
Tipo de caça pólen, Recolha, desidratação, limpeza e embalagem.

Contactos e inscrições para:
coopmelterraquente@sapo.pt, 278 948 020
10 € para Sócios e 20€ para não sócios.



Curso de Apicultura em Modo de Produção Biológico

O curso será dividido em 3 dias de formação teórica (03, 10 e 17 de Março) das 19h30m às 23h30m e 2 dias de formação prática ( 04 e 11 de Março) das 9h00 às 13h00, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, Braga.
Inscrições em: http://tinyurl.com/hwp5qeg


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Antes do Dilúvio (Before The Flood) em Famalicão - sessão com debate, dia 20/1



Na primeira sessão AMBIENTAR-SE de 2017, a Associação Famalicão em Transição propõe o tema das alterações climáticas - com o filme “Antes do Dilúvio"  (Before The Flood, Steven Fisher, 2016, 93 min). 


A ciência é clara, o futuro, não!

São convidados para dinamizar o debate, dois vultos da defesa do ambiente do norte de Portugal:

José Carlos Marques, licenciado em Filosofia, que participa em movimentos ecológicos em Portugal desde 1974, e um dos fundadores e atual membro da direção da Campo Aberto – Associação Defesa do Ambiente;

Nuno Gomes Oliveira, licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia Humana, fundador do Núcleo Português de Estudo e Proteção da Vida Selvagem (1974), onde trabalhou até 1983, tendo então iniciado o projeto “Parque Biológico de Gaia”, equipamento pelo qual foi responsável até 2016.


Dia 20 de janeiro de 2017, 21h30
Casa do Território, Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão. 
Participação livre e gratuita.

Sinopse:  «"Before the Flood", foca-se nos efeitos das alterações climáticas, e no que a sociedade pode fazer para evitar a extinção de espécies, ecossistemas e comunidades nativas em todo o planeta.
O documentário, realizado por Steve Fisher, acompanha a viagem de Leonardo DiCaprio, ator e Mensageiro da Paz da ONU, ao longo de três anos, que entrevista indivíduos de todas as faixas da sociedade, tanto em países em desenvolvimento como desenvolvidos, apresentando visões únicas, apaixonadas e pragmáticas, sobre o que deve ser feito hoje e no futuro, para impedir a ruptura catastrófica da vida no nosso planeta.»

As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) e associações locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final.

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A Floresta Portuguesa em Causa


No âmbito do ciclo de debates sobre a Floresta Portuguesa, numa acção conjunta da UTAD, Ordem dos Engenheiros e Movimento Florestais UTAD, este é o 3º debate e visa a Discussão pública do conjunto de medidas legislativas que o actual governo criou sob a égide: “A Reforma da Floresta”.

Caminhada pelos caminhos históricos de Sortelha 14 de Janeiro 2017

O percurso, com uma pequena variante e coincidindo em parte com a GR 22 e PR 6 SBG, inicia-se atravessando a aldeia e começa a descer já fora-muros, pela calçada medieval e depois por uma antiga vereda. Atravessa a ribeira, deixa a estrada pavimentada e segue, em caminho de terra batida seguido de uma vereda, até uma antiga mina e sobe de novo ao arrabalde e ao núcleo medieval.

Neste percurso de “patrimónios” é central o núcleo medieval de Sortelha, uma das mais belas e bem conservadas Aldeias Históricas de Portugal, onde será surpreendido por um vasto património arquitetónico e arqueológico. Mas ao sair pela porta das muralhas irá percorrer calçadas medievais, caminhos e canadas ancestrais, sentir a frescura da ribeira, visitar as Minas da Bica, por um majestoso vale onde poderá usufruir de paisagens deslumbrantes e de um contacto único com a natureza.



Preço : 5 € 
Percurso : Circular
Grau : Médio
Distancia a Percorrer: 7 Km

Inscrições e informações: 924433370
rotaseraizes@gmail.com

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Reflorestação do Parque Ecológico do Funchal

Spea Madeira mobiliza-se, no próximo dia 14 de janeio, para a reflorestação do Parque Ecológico do Funchal, tão severamente afetado pelos últimos incêndios de verão. Junte-se a nós nesta missão!

Com 8km2 em terreno montanhoso, o Parque Ecológico é uma fonte de riqueza natural e paisagística que potencia o ecossistema e a biodiversidade nas zonas montanhosas do Funchal. Nesta área, habitam várias aves endémicas da Madeira, entre as quais o fura-bardos, com vários pontos de nidificação anteriormente identificados.

Recomendamos o uso de roupa quente e impermeável, e que se faça acompanhar de farnel e água. O material necessário para a realização dos trabalhos será fornecido pelo Parque Ecológico do Funchal.



O ponto de encontro será junto ao Palácio da Justiça (32º39'03.0"N 16º54'30.6"W), às 8:30h, de onde partirá o autocarro até ao Parque Ecológico do Funchal. O transporte é gratuito e cedido pela Câmara Municipal do Funchal.

A inscrição é obrigatória e deve realizá-la até 12 de janeiro através do e-mail madeira@spea.pt. Quando enviar a sua inscrição, deve referir: nome completo, data de nascimento, telemóvel e o nº contribuinte de cada participante. As vagas estão limitadas a 25 pessoas e as inscrições de sócios da SPEA serão prioritárias.

Juntos pela reflorestação do Parque Ecológico do Funchal.
Até lá!


Saiba mais sobre o Parque Ecológico do Funchal
http://bit.ly/2itXoLy

Sobre a atividade:
http://www.spea.pt/calendario/?year=2017&month=01&id=1531

Mortágua integra projeto-piloto que visa valorizar e potenciar a floresta

 

2017-01-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
O Município de Mortágua, juntamente com os Municípios de Vouzela, Sertã e Oleiros, vão integrar um projeto- piloto, designado “Forest For Future”, que tem como objetivo potenciar a floresta existente ao nível da produção e transformação dos produtos florestais. O projeto vai ser coordenado pela Universidade de Coimbra, terá numa primeira fase a duração de dois anos, e deverá contar com um apoio na ordem dos dois a 3 milhões de euros, de fundos europeus.
A ideia é aproveitar o Know-how dos centros de conhecimento e investigação, como é o caso da Universidade de Coimbra, e aplicá-lo na floresta, por forma a trazer inovação, diversificação e sustentabilidade à fileira florestal, e soluções adaptadas às especificidades de cada um destes territórios.
O projeto quer, por exemplo, desenvolver soluções ao nível do mapeamento florestal, monitorização florestal, criação de novos produtos e introdução de novos clones de plantas e novas espécies.
O Presidente da Câmara Municipal considera que este tipo de parcerias, envolvendo o Município, os produtores, as empresas e proprietários florestais, por um lado, e as entidades de investigação, como as Universidades, por outro, é crucial para o futuro da floresta e do setor, “porque pode trazer um valor acrescentado à fileira florestal”. Além disso, pode ser de grande utilidade em termos de prevenção, estudos e recomendações, nomeadamente quanto a fatores naturais, abióticos (pragas, doenças), e de mercado, que têm influência na floresta e na atividade económica associada.
“É importante que os produtores e as empresas do setor florestal estejam atentos às mudanças, às ameaças, como de igual modo é importante que conheçam as mais modernas soluções técnicas e científicas, as novas oportunidades de negócio, as novas áreas a explorar, para que estejam melhor preparados e capacitados para enfrentar os desafios do futuro”.
“É fundamental que esse conhecimento tenha aplicação prática e chegue às pessoas que trabalham na fileira florestal”, acrescenta, promovendo uma ligação e colaboração profícua entre o saber e o saber- fazer, ou seja, entre as Universidades e os que estão no terreno.
O Município de Mortágua, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, apresentou também uma candidatura na área da floresta e vocacionada para a IC&DT (Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico).

Ultimas Inscrições - Curso "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES RÚSTICOS" - COIMBRA

O Fórum Florestal, com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra, está a promover em Coimbra,  o curso "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES RÚSTICOS” 9ª edição no Pais:
·         Mais informações: http://forumflorestal.pt/avaliacaoproprusticas/
·         Local de realização: Escola Superior Agrária de Coimbra,  Bencanta, 3045-601 Coimbra;
·         Datas: 12, 13, 26 e 27 de janeiro das 9H30 às 12H30 e das 14H00 às 18H00;

Aproveitamos ainda para salientar o excelente feed-back que os formandos nos manifestam no final do curso realizado em Junho em Viseu, sendo que a satisfação dos formandos (média de todos os itens de avaliação) na última edição foi de 4,41 valores (escala de 1 a 5).



Caminho Histórico e Sortelha 14 de Janeiro 2017


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Convite e Programa Sessão ENEA/Porto

Estratégia Nacional para a Educação Ambiental - ENEA 2020
A Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA 2020), definida pelo Ministério do Ambiente, em estreita cooperação com o Ministério da Educação, assume o compromisso de promover uma maior e melhor consciência ambiental da população, impulsionando a alteração e aquisição de novos comportamentos pró-ambiente.

Através da realização de projetos de Educação Ambiental pretende-se consolidar e estimular as competências, valores e atitudes da população no sentido de se projetar uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta. Para este fim, propõe-se instituir parcerias entre diferentes organismos públicos e privados, nomeadamente entre escolas, administração central, regional e local, organizações não-governamentais e outras entidades de âmbito local e regional.
A cerimónia de lançamento deste projeto, que decorreu no Ministério do Ambiente no dia 14 de dezembro, serviu o propósito de apresentar a visão, princípios e eixos temáticos da ENEA 2020, lançando o respetivo processo participativo.

Poderá enviar os seus comentários/opiniões/sugestões através da página da ENEA no Portal Participa.
Documento para consulta aqui. Documento para download aqui.

Empieza 2017 plantando un bosque con RIPISILVANATURA

ANSE ha publicado "Empieza 2017 plantando un bosque con RIPISILVANATURA"

Qué mejor manera de empezar el año 2017 que plantando un bosque de ribera.
LIFE+RIPISILVANATURA te invita a plantar un bosque de ribera. Tras retirarse una
mota que no otorgaba protección frente a las inundaciones pero que suponía una
factor de alteración del ecosistema fluvial , se ha previsto una plantación de
bosque de ribera [...]

Puedes verlo en
http://www.asociacionanse.org/empieza-2017-plantando-bosque-ripisilvanatura/20170109

domingo, 8 de janeiro de 2017

Engenheiro Florestal (M/F)



Grupo Empresarial com escritórios no Porto, encontra-se em fase de recrutamento para a realização de um Estágio - Emprego:

Engenheiro Florestal (M/F)


Reportando e apoiando diretamente o Coordenador do Departamento, o profissional a admitir terá como principais responsabilidades:
- Mapeamento da produção, com cadência mensal;
- Planeamento dos meios humanos e materiais necessários ao cumprimento dos objetivos de produção;
- Elaboração de notas de encomenda para prestadores de serviço;
- Coordenação de equipa de trabalho;
- Utilização de Sistemas de Informação Geográfica (Quantum GIS);
- Outras tarefas inerentes à função.


Perfil:
Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Florestal;
- Valorizam-se conhecimentos em Quantum GIS;
- Conhecimento em língua Inglesa e Espanhol;
- Disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais;
- Condições para efetuar estágio emprego;
- Possuir Cartão de Condução, tipo B;
- Disponibilidade imediata.

Para se candidatar envie-nos o seu Curriculum Vitae devidamente atualizado, para o seguinte endereço eletrónico, colocando em assunto a referência ENG_FL:


Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/3563229/engenheiro-florestal-m-f/#ixzz4VC3Ray2q
www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

OFICINA DE PRODUÇÃO CASEIRA DE COGUMELOS


OFICINA DE PRODUÇÃO CASEIRA DE COGUMELOS
COIMBRA |4 fev 2017 | 10H00 – 18H00
Museu Da Água Coimbra

Esta oficina teórica/prática será orientada pelo especialista na área, Engº Ricardo Torres da FungiPerfect - Produtos Micológicos, onde o participante levará consigo o próprio Kit de produção de cogumelos, podendo deliciar-se com esta iguaria durante o ano.

Os cogumelos são os grandes recicladores da Natureza, transformando o material orgânico em solo.
Sabia que cerca de 70% do lixo que produzimos são potenciais substratos para cultivar cogumelos?

PROGRAMA
10H00 – 13H00
14H30 – 18H00

1. Classificação dos fungos
2. Identificação de Cogumelos
3. Cogumelos que podem ser cultivados
4. Oficina Prática: Reciclar produzindo cogumelos
5. Cultivo caseiro de cogumelos
6. Oficina Prática: Produção biológica de cogumelos em tronco e em saco

PREÇO:
47,50€ (IVA Incluído)
Data limite para inscrição: 1 fevereiro 2017

INCLUÍDO:

1. Documentação digital
2. kit de produção de Pleurotus ostreatus em borras de café e papel
3. Tronco de produção de shitake
4. kit de produção de Pleurotus ostreatus em palha
5. Seguro de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil
6. Certificado de Participação
7. Tea Break

INSCRIÇÕES ON-LINE:
https://goo.gl/forms/K0vxsav7ceRMvs1P2

INFORMAÇÕES | INSCRIÇÕES:
www.livingplace.pt
geral@livingplace.pt
961 750 028 ou 916 717 442