sábado, 3 de maio de 2008

Forestis lança manual de gestão e certificação florestal

2008-05-02



A Forestis – Associação Florestal de Portugal, acaba de lançar o manual «Gestão Florestal Sustentável e Certificação», que pretende dar resposta a várias questões que surgem no âmbito da gestão sustentável e certificação de áreas florestais. Trata-se de uma publicação técnica, destinada a dois tipos de utilizadores: proprietários florestais e técnicos e alunos de escolas técnico-profissionais e do ensino superior.


«O texto é particularmente útil para ajudar quem pretenda implementar um Sistema de Gestão Florestal Sustentável (SGFS), nomeadamente os proprietários e gestores florestais, e para responder a algumas questões acerca da certificação florestal, um tema que consideramos prioritário para o futuro sustentável da floresta em Portugal», salienta Rosário Alves, coordenadora da Forestis.


O manual começa por descrever o que é a norma NP 4406 «Gestão Florestal Sustentável» e os seus principais conceitos de referência. Enumera também as vantagens de certificar uma área florestal e explica o que esse processo implica para os proprietários florestais, desde o que fazer para iniciar o processo de certificação, as entidades a contactar, a documentação necessária, ou como elaborar o plano de gestão florestal. Portal Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário