terça-feira, 20 de maio de 2008

A (Re)valorização da raça suína alentejana como um recurso de excelência do Montado

A raça suína alentejana é, desde tempos remotos, explorada em regime extensivo, pastoreando no Montado de sobro e de azinho, onde a bolota constitui o alimento fundamental, e a erva disponibilizada no sob-coberto funciona como complemento. A sua perfeita adaptação ao Meio onde é criada, deriva do seu caracter excepcionalmente rústico, dotado de uma grande resistência face às condições climáticas da região alentejana. Muitos foram os reveses que este recurso natural e o seu sistema de exploração sofreram ao longo dos tempos. De entre os factores mais importantes, que levaram a problemas na sua exploração, está a peste suína africana que surgiu em 1957. Na actualidade, o porco alentejano, tem ganho importância, consequência de políticas protectoras por parte da União Europeia. Partindo das características essenciais do porco alentejano e do seu sistema de exploração tradicional, este estudo tem como objectivo principal, demonstrar que a raça suína alentejana representa uma mais-valia para o Montado, tanto no âmbito ambiental como económico, funcionando como uma importante fonte de rendimento para os proprietários da terra.
Palavras-chave em Português: porco alentejano, montado, regime extensivo, rústico, valorização ambiental e económica. Link
Resumo em Inglês: The Iberian pig breed, since ancient times, operated under extensive, Grazing in the cork and holm oaks (Montado), where the tusk is the basic food and herb available in under-covered works as a complement. The breed is perfectly adaptated to the Mediterranean natural ecosystem and the high quality of its products is a consequence of this.
Palavras-chave em Inglês: Black pig, Montado, Extensive grazing, environmental and economic valorization

Nenhum comentário:

Postar um comentário