segunda-feira, 19 de maio de 2008

Incêndios: Urgente concluir cadastro florestal

diz WWFO Fundo Mundial para a Conservação da Natureza (WWF) alertou hoje para a urgência de medidas preventivas dos incêndios florestais, entre as quais a conclusão do cadastro florestal que identifica os proprietários e a certificação das florestas.
«A conclusão do cadastro é essencial, só assim é possível saber quem são os donos das terras. Mas se o cadastro continuar a ser feito ao ritmo actual, vamos precisar de mais 50 anos para o concluir», afirmou num encontro com jornalistas Luís Neves Silva da WWF Portugal.
O ambientalista lembrou as especificidades do país, que aumentam o risco de incêndio, como Verões quentes e secos e Invernos suaves chuvosos, e o despovoamento e abandono rural que transformaram habitats agrícolas e silvo-pastoris em vastas áreas de vegetação combustível «pronta a servir de pasto para as chamas».
Os cenários futuros de alterações climáticas, que sugerem períodos de chuvas intensas e verões ainda mais quentes e secos, vão acelerar as condições para crescimento da vegetação e acumulação de combustível e melhores condições para ignição de fogo.Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário