quarta-feira, 6 de agosto de 2008

FCTUC desenvolve Kit de Detecção da Doença do Pinheiro

Publication date: 30-04-2008 13:08

Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Zoologia e de Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Escola Superior Agrária de Coimbra, liderada pela Prof. Doutora Isabel Abrantes, está a realizar investigação que permitirá desenvolver um Kit de detecção e identificação do nemátode na madeira, no âmbito de um projecto de investigação, realizado ao longo dos últimos três anos, com a colaboração da Direcção-Geral dos Recursos Florestais e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Nesta investigação foram utilizados nemátodes extraídos de amostras de madeira infectada, colhidas em pinheiros no distrito de Setúbal, para produzir anticorpos monoclonais específicos para o nemátode e desenvolver um teste diagnóstico. Este teste permite identificar e quantificar o nemátode directamente na madeira de pinheiro, ou seja, sem recorrer a métodos de extracção, e também no insecto vector (Monochamus galloprovincialis) responsável pela transmissão do parasita de árvore para árvore.
De acordo com a coordenadora da investigação, "os anticorpos têm a capacidade de reconhecer a superfície da cutícula dos nemátodes-alvo, permitindo desenvolver novas estratégias de diagnóstico a partir das sondas imunológicas obtidas. As metodologias utilizadas e desenvolvidas neste projecto serão ferramentas muito úteis principalmente para os técnicos e investigadores dos laboratórios de quarentena de nemátodes parasitas de plantas".
Consulte as notícias sobre o projecto
TVI
Público
Jornal de Notícias
Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário