sábado, 13 de dezembro de 2008

CAMPANHA "Vamos Plantar Árvores Nativas"


Domingo, 14 de Dezembro 2008, 10h30-17h00:
SEMENTEIRA de CARVALHOS-Cerquinhos na SERRA de MONTEJUNTO,com visita à Fábrica do Gelo (sec. XVIII) Actividade acessível a crianças a partir de 4 anos. Deslocação em autocarro de aluguer a partir de Lisboa.
CAMPANHA "Vamos Plantar Árvores Nativas"
O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. O carvalho-cerquinho á uma árvore nativa cuja principal área de distribuição se encontra em Portugal, sendo por isso também designado "carvalho português". Outrora formava extensas matas na região Centro-Litoral, entre Figueira da Foz e Sines. Hoje encontra-se reduzido a pequenos núcleos muito dispersos ou árvores isoladas. Não tem nenhum estatuto de protecção.A Serra de Montejunto é um maciço calcário situado entre Alenquer e o Cadaval, com a altitude máxima de 660 m. Em 2003 sofreu os efeitos de um incêndio que atingiu quase toda a serra, num total de 5.000 hectares.
A Fábrica do Gelo é um conjunto de construções do sec.XVIII, situado numa das zonas mais altas de Montejunto, onde se recolhia e acondicionava o gelo que abastecia a família real e a nobreza de Lisboa..
SEMENTEIRA de CARVALHOS-Cerquinhos na SERRA de MONTEJUNTO e visita à Fábrica do Gelo
Domingo, 14 de Dezembro 2008, 10h30-17h00
Participação: pode participar na actividade utilizando o autocarro alugado pelo FAPAS, ou com a sua viatura. Se mora na zona de Lisboa, desaconselhamos a utilização da viatura, para evitar a emissão de gases com efeito de estufa.
Descrição da Actividade:1. Visita à antiga Fábrica do Gelo, com breve explicação da sua história e funcionamento. Almoço no parque de merendas próximo (se chover, almoço em local abrigado). 2. Pequeno percurso pedestre em zona plana ou levemente inclinada na Serra de Montejunto. Sementeira de bolotas de carvalho-cerquinho, pelo método tradicional, e pelo método de bolas de sementes.
Método tradicional: consiste na colocação de sementes directamente na terra, geralmente em grupos de 5 a 10 em pequenos buracos abertos com um sacho de jardinagem, ou simplesmente espalhadas entre a vegetação.
Método de bolas de sementes: previamente preparadas com terra, barro e bolotas, estas pequenas bolas são simplesmente espalhadas na área a semear, numa actividade fácil e divertida, permitindo a sementeira mesmo em zonas pedregosas ou de difícil acesso.Actividade acessível a crianças a partir de 4 anos.
Local: Serra de Montejunto (entre Cadaval e Alenquer)
Itinerário: Lisboa - Alenquer - Abrigada - Montejunto,
Regresso pelo mesmo percurso.Transporte: A partir de Lisboa, em autocarro de aluguer com passagem por Alenquer e pela Abrigada.
Custo do transporte (no autocarro):Ida e volta a partir de Lisboa: 3,50 euros (adultos), 0,50 euros (crianças até 14 anos).Ida e volta a partir de Abrigada: 1,50 euros (adultos), 0,15 euros (crianças até 14 anos).O pagamento é feito no autocarro.
NOTA: o valor do bilhete será descontado na compra de quaisquer materiais do FAPAS:
Camisolas, Sacos de pano, Guias de Fauna e Flora, revista Tribuna da Natureza, ou no pagamento da quota de quem se inscrever como sócio do FAPAS.
Horário e Pontos de Encontro:1 - em Lisboa - na Praça do Saldanha - na entrada do Atrium Saldanha às 10h30. (regresso previsto para as 17h) 2 - em Abrigada (aldeia perto de Alenquer) - na entrada da Escola Secundária. Às 11h30 (regresso previsto para as16h00).
Equipamento aconselhado: Vestuário quente adequado às condições meteorológicas, calçado confortável e resistente, sacos de pano para transportar as sementes. Utensílio para a sementeira - enxada ou pequeno sacho de jardinagem, se não tiver utiliza os do FAPAS. Luvas de protecção (de cozinha ou de jardinagem). Água e farnel para almoço na Serra.
NOTA IMPORTANTE: A actividade não será adiada em caso de chuva (em caso de necessidade pode abrigar-se no autocarro).
Para se inscrever nas actividades:
Envie uma mensagem para fapaslisboa@kanguru.pt, deixando o seu nome e contacto (email e telemóvel), ou ligue para o telemóvel 93 8491355.Indique qual o ponto de encontro, e o número de pessoas.
Colabore connosco na Conservação da Natureza: Ajude o FAPAS a divulgar estas iniciativas.
Para ser sócio do FAPAS: consulte www.fapas.pt ou contacte-nos por email ou telefone Quotas anuais - adultos: 19,00 Euros (inclui a assinatura de 4 números da revista Tribuna da Natureza); ou 10,00 Euros (sem a assinatura); juvenis (até 15 anos de idade): 5,00 Euros (sem assinatura).
Saudações Ecologistas
FAPAS – Lisboa
tm: 93 849 1355
fapaslisboa@kanguru.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário