quarta-feira, 3 de março de 2010

Comissão Europeia lança consulta pública sobre florestas e alterações climáticas


Lusa

A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública sobre a protecção das florestas, os recursos florestais e o estado em que estes se encontram para tentar reunir informações que orientem as políticas em relação às alterações climáticas.

As respostas ao Livro Verde sobre a protecção das florestas contra as alterações climáticas - que podem ser dadas até 31 de Julho - irão orientar as propostas da Comissão Europeia para uma actuação a nível da União Europeia (UE) em relação a este sector.

Segundo dados de Bruxelas, as florestas e outros terrenos arborizados cobrem cerca de 176 milhões de hectares da UE (mais de 42 por cento do território da União). Nos últimos 60 anos, a área florestal tem aumentado continuamente e representa hoje cinco por cento da floresta mundial.

Na sua maioria, as florestas da UE têm crescido em termos de volume de madeira e reservas de carbono, removendo assim mais dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.

Globalmente, a desflorestação, sobretudo nos países desenvolvidos, e outras reafectações dos solos são agora responsáveis por cerca de 12 a 15 por cento das emissões mundiais de CO2, segundo dados recentes.

No último século, as temperaturas médias na Europa aumentaram quase um grau centígrado e as previsões mais optimistas apontam para um aumento de dois graus centígrados até 2100.

As alterações climáticas estão a afectar a capacidade natural de adaptação dos ecossistemas e alterarão a adequação de regiões inteiras para certos tipos de floresta, deslocando a distribuição natural das espécies e provocando mudanças no crescimento dos povoamentos existentes. Fenómenos extremos como tempestades, incêndios florestais, secas e vagas de calor deverão tornar-se muito mais comuns aumentando assim a pressão sobre as florestas.Ecosfera


Nenhum comentário:

Postar um comentário