domingo, 9 de outubro de 2011

CURSO INQUIRE - Formação em Biodiversidade e Sustentabilidade no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

AÇÃO: CURSO INQUIRE  - Formação em Biodiversidade e Sustentabilidade no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra




DESTINATÁRIOS
Professores de ciências da natureza/ciências naturais e de geografia (progressão na carreira para os grupos de recrutamento 230 e 520); educadores de jardins botânicos/parques verdes/museus. Nº participantes: mín. 10-máx 20. Acreditação n.º CCPFC/ACC-67438/11. 60 horas (30 horas presenciais; 30 horas não presenciais) = 2,4 créditos.


OBJETIVOS e CONTEÚDOS
Os conteúdos programáticos da área das ciências no ensino básico vão ao encontro das temáticas da perda de biodiversidade e das alterações climáticas globais. É este o enfoque desta ação de formação, que pretende cativar os educadores para a utilização de uma metodologia inovadora, em espaços fora da sala de aula, através da exploração dos recursos naturais, enquanto modelos educativos e instrumentos singulares a aplicar no ensino formal e informal.
Os jardins botânicos são espaços ideais enquanto facilitadores de recursos pedagógicos e científicos para o ensino das ciências. Em ambiente exterior à sala de aula (ensino informal), oferecem oportunidades fantásticas, proporcionam ambientes estimulantes e situações reais, a explorar por estudantes e professores na construção do conhecimento.
A ação de formação proposta, na modalidade de oficina de formação, pretende desenvolver a metodologia inquiry-based science education (IBSE) e aplicá-la na produção de novos recursos e instrumentos pedagógicos e didáticos, ao nível do ensino formal e não formal, dos alunos do 5.º ao 9.ºano de escolaridade (10 aos 14 anos).


PREÇO
 Grátis. Curso financiado pelo projeto educativo europeu INQUIRE
(consultar em www.uc.pt/jardimbotanico).


INSCRIÇÃO e INFORMAÇÕES: em anexo; ficha de inscrição a preencher e enviar até dia 30 de Outubro de 2011.


CONTATOS: Gabinete Jardim Botânico, Universidade de Coimbra, Calçada Martim de Freitas, 3001-455 Coimbra ou actavar@bot.uc.pt |Telef. 239855233 | Fax: 239855211.

Nenhum comentário:

Postar um comentário