domingo, 30 de outubro de 2011

Serra do Caramulo - Recuperado Bosquete de Azevinhos

 





A Quercus – ANCN, em parceria com a TAFIBRA, e com o apoio da Junta de Freguesia de Guardão (Caramulo), recuperou um bosquete de azevinhos e carvalho-negral, junto a Jueus, em plena Serra do Caramulo.

A intervenção no terreno consistiu na protecção dos azevinhos existentes e na plantação de 100 novas árvores desta espécie. Foi efectuado o controlo de vegetação arbustiva (giestas e urzes) e procedeu-se à limpeza de caminhos e de orlas arbustivas ajudando assim a prevenir o risco de incêndio. Promoveu-se também a regeneração natural (através de limpezas, desbastes e podas), nas árvores mais velhas (carvalhos e azevinhos). A Junta de Freguesia de Guardão (Caramulo) apoiou o projecto com cedência de equipamento e pessoal e no estabelecimento de contactos com os proprietários locais.

A área continuará a ser acompanhada, de modo a reforçar as acções que agora tiveram lugar, promovendo o desenvolvimento do bosquete alvo desta intervenção.

O apoio da Tafibra ao projecto Criar Bosques está directamente relacionado com a sensibilização para a reciclagem de madeira que é depois usada por esta empresa na produção dos seus derivados de madeira, e para a necessidade da adopção de uma plataforma integrada de reciclagem da madeira.


A Serra do Caramulo
A Serra do Caramulo possui espécies e habitats de elevado interesse conservacionista, muitos deles ameaçados ou em perigo de extinção. Destacam-se o Narcissus cyclamineus, os endemismos lusitanos Murbeckiella sousae e Teucrium salviastrum, os endemismos ibéricos Phalacrocarpum oppositifolium, Scrophularia sublyrata, Veronica micrantha e Tuberaria globulariifolia, e ainda o teixo (Taxus baccata), o azevinho (Ilex aquifolium) e a adelfeira (Rhododendron ponticum).


Sobre a Tafibra
A Tafibra é a marca comercial da Sonae Indústria. A Sonae Indústria é uma das maiores empresas industriais, a nível mundial,, produtora de derivados de madeira. Com presença em nove países, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Holanda, Suíça e África do Sul, a empresa totaliza 28 unidades industriais, empregando cerca de 5.500 colaboradores.
A gama de produtos da Sonae Indústria inclui aglomerado de partículas de madeira, aglomerados de fibras de madeira (MDF), OSB (Oriented Strand Board) e laminados decorativos, entre outros, materiais com larga utilização nos sectores de produção de mobiliário, da decoração de interiores e da construção.

Lisboa, 27 de Outubro de 2011
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário