domingo, 18 de setembro de 2016

Oficina de algas



A oficina de algas irá realizar-se no dia 12 de novembro de 2016 das 11h às 14h, na Quinta Pedagógica de Real, Braga. Inscrições aqui até 07 de novembro.



Regiões costeiras europeias como a Galiza, Irlanda, Bretanha Francesa e o Norte de Portugal têm diversas tradições como o vínculo cultural celta, incluindo a utilização das algas com diversos fins, embora no nosso país os fins culinários sejam recentes. Habitualmente e sem darmos conta comemos algas quando saboreamos um pudim flan, um paté, maionese. Isto porque muito provavelmente os extractos de algas figuram entre ingredientes destes alimentos! Comendo-se anualmente 3,5 milhões de toneladas de algas em todo o mundo, o consumo deste recurso é reconhecido pelos melhores nutricionistas internacionais (segundo a publicação “Algas do Atlântico – Alimento e saúde”) como um fator de saúde e recomendado na dieta para o Século XXI. Com efeito, apesar da sua antiguidade no planeta, as algas são muito pertinentes na actualidade pois elas ajudam a reequilibrar o organismo em situações de falta de certos elementos essenciais e de excessos de outras substâncias prejudiciais.
Assim, surgiu a ideia deste curso como um contributo para esclarecer e desmistificar noções relacionadas com as algas e as algas atlânticas em particular. Também se pretende apresentar propostas de utilização das algas na alimentação, incluindo em pratos tradicionais portugueses, com as diversas vantagens para a saúde. O evento decorrerá em 12 de novembro de 2016, das 11h às14h, na Quinta Pedagógica de Real, Braga.

Programa
Parte teórica: Introdução às algas (principais tipos de algas); Importância histórica e nutricional das algas; Usos atuais das algas; Preparação das algas para fins culinários. Parte prática Confecção e degustação de uma refeição com algas (almoço)

Pratos a confeccionar:

ENTRADA: Tomates recheados com algas Wakame e Dulce

PRATO PRINCIPAL: Feijoada de vegetais e alga Kombu rápida e Arroz de sultanas e alga Esparguete do mar

SOBREMESA: Creme agar-agar de pêras

BEBIDA: Sumo de pêra com espirulina

Inscrições On line em www.braga.quercus.pt, até 7 de novembro.

A taxa de inscrição é de 14€ para sócios e 16€ para não sócios. Mais informações através do telemóvel 927986133 ou por mail braga@quercus.pt.

A atividade só se realizará se tiver, no mínimo, 10 inscritos. Trazer prato ladeiro, taça para sobremesa e copo, bem como talheres (incluindo colher de sobremesa), guardanapo de pano e "serviço americano" ou pequena toalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário