equipas-florestais
O Governo anunciou hoje que o número de equipas florestais vai aumentar já no inicio do ano de 2017. Foi também dado a conhecer a criação de um Programa Nacional de Fogo Controlado, com o objectivo de valorizar a florestas e combater os incêndios.
De acordo com as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2017, acordo enviado pelo governo para Conselho Económico e Social, vai ser também revisto o Programa Operacional de Sanidade Florestal, para reduzir as pragas e doenças e ser apoiado o aumento da produção de pinheiro bravo, sobreiro e azinheira, segundo avança a agência de notícias Lusa.
Em decreto-lei a ser publicado no início do próximo ano, constarão algumas mudanças para simplificar a legislação das zonas de intervenção florestal, sendo também as matas nacionais transformadas em áreas de referência.
O documento refere ainda a necessidade de rever o quadro jurídico vigente da plantação com espécies florestais de rápido crescimento, assim como aumentar o “reforço da produção de energia renovável a partir da utilização da biomassa florestal, em especial aquela proveniente de resíduos resultantes de limpezas, desbastes e desmantelações.
Foto: Leandro Rolim / Creative Commons