quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Organizações britânicas elaboram estratégia para proteger cogumelos e outros fungos


PÚBLICO

Conseguir a protecção a longo prazo dos fungos (cogumelos, bolores e leveduras), considerado o “reino esquecido”, é o grande objectivo de uma estratégia elaborada por 16 organizações de conservação e investigação britânicas, foi hoje revelado.

“Os fungos suportam ecossistemas, desde os bosques aos campos agrícolas”, sublinhou Jayne Manley, da Plantlife UK, uma das organizações envolvidas no projecto, citadas hoje pela BBC online. “São responsáveis pela fertilidade do solo, pela reciclagem de nutrientes... e são vitais para a saúde do planeta”, acrescentou.

Actualmente são conhecidas para a ciência 15 mil espécies de fungos no Reino Unido, mas muitas mais continuam por catalogar.

A estratégia elaborada pelas organizações pretende melhorar o conhecimento sobre estas espécies, conservar a sua diversidade, promover uma utilização sustentável e a informação aos cidadãos.

Parte da estratégia envolve a criação da maior colecção mundial de fungos, com mais de um milhão de espécimes, nos Jardins Botânicos Reais em Kew (RBG Kew).

“Se não compreendermos o mundo dos fungos, a nossa capacidade para reparar e restaurar os habitats destruídos fica consideravelmente reduzida”, comentou Mark Chase, do Jodrell Laboratory, nos RBG Kew, citado pela BBC online. Ecosfera


Nenhum comentário:

Postar um comentário