quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Quercus entregou 12 toneladas de rolhas para reciclagem

Projecto Green Cork recolheu 3 milhões de rolhas que vão agora ser recicladas

A Campanha da Quercus de Recolha de Rolhas de Cortiça – Green Cork – potenciou o licenciamento da primeira unidade mundial de reciclagem direccionada para o processamento destes resíduos, implementada pela Amorim Cork Composites nas suas instalações. A sua inauguração decorreu hoje com a entrega das primeiras toneladas de rolhas de cortiça recolhidas pelos Parceiros do Projecto Green Cork e contou com a presença do Secretário do Estado do Ambiente.

O Projecto Green Cork arrancou a 5 de Junho de 2008 com a colocação de contentores específicos - “rolhinhas” - nos Hipermercados Continente, tendo sido recolhidas até ao presente 12 toneladas de rolhas de cortiça, aproximadamente 3 milhões de rolhas, que foram hoje entregues nesta nova unidade de reciclagem.

As rolhas serão aproveitadas através da reciclagem para o fabrico de produtos de cortiça - aglomerados, tais como isolamentos, juntas de dilatação, revestimentos, entre outros.

As verbas obtidas com a entrega das rolhas na Amorim revertem para financiar parte do Programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, que utilizará exclusivamente árvores que compõem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro (Quercus suber).

As rolhas estão a ser recolhidas igualmente no canal Horeca (hóteis, restaurantes e cafés) aproveitando a logística implementada pela empresa Biological na recolha do óleo alimentar usado, pela Junta de Freguesia da Ericeira e pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sistema de recolha este que irá agora crescer com a adesão de novos parceiros como a Delta Cafés, os Dolce Vita e a Hovercal.

Com o início deste ano, a Campanha contará igualmente com a recolha nas Escolas, através de adesão voluntária, processo que tem envolvido as Direcções Regionais da Educação específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário