quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Caixa Geral de Depósitos e Quercus plantam espécies raras da floresta portuguesa‏

A Quercus e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão levar a cabo, no dia 14 de Fevereiro, uma extensa plantação de espécies autóctones, com o objectivo de salvar a floresta original portuguesa. No total, serão plantadas 15.000 plantas, em oito localidades diferentes, de norte a do sul do País.

A Quercus e a Caixa pretendem, através deste apoio à plantação de espécies autóctones, contribuir para a adopção de atitudes e comportamentos ambientalmente adequados, tendo em vista a preservação e valorização da floresta.
A plantação decorrerá, simultaneamente, em oito localidades distintas, envolvendo colaboradores da Quercus e da Caixa, voluntários do Corpo Nacional de Escutas (CNE), das Autarquias e das Juntas de Freguesias.
Esta iniciativa insere-se na “Floresta Caixa”, da CGD, e no programa "Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade", da Quercus, e integra os projectos, do 1º Semestre de 2009, do Fundo Caixa Fã. O programa "Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade" visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa.
A Floresta Caixa constitui o conjunto de iniciativas da Caixa que visam contribuir para a construção de uma nova floresta em Portugal - uma Floresta constituída por espécies autóctones, gerida de forma activa e sustentável.
A plantação abrangerá uma área de cerca de 15 hectares, nas seguintes localidades:
- Montemor-o-Novo
- Serra de São Mamede
- Idanha-a-Nova
- Castanheira de Pêra
- Azambuja
- Penamacor
- Vila Pouca de Aguiar
- Murça
Assim, no dia 14, serão plantadas cerca de 15 000 plantas de espécies tão variadas como o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris), o Plátano-bastardo (Acer pseudoplatanus), o Vidoeiro (Betula celtiberica), a Cerejeira (Prunus avium), a Tramazeira (Sorbus aucuparia), o Mostajeiro (Sorbus latifolia), o Azereiro (Prunus lusitanica), a Azinheira (Quercus rotundifolia), o Sobreiro (Quercus suber), o Amieiro (Alnus glutinosa), o Freixo (Fraxinus angustifolia), a Borrazeira-preta (Salix atrocinerea) e o Sabugueiro (Sambucus nigra).

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2009

Para mais informações: Paulo Magalhães (Quercus) 939575888 e Luís Goldschmidt (Assessoria de Imprensa - Direcção de Comunicação da CGD) 21 7905378 – 96 3001680

Nenhum comentário:

Postar um comentário