quinta-feira, 2 de junho de 2011

Líderes mundiais debatem futuro das florestas em cúpula no Congo


Líderes dos países com florestas tropicais de todo o mundo participarão, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, da Cúpula de Chefes de Estado e Governos das Três Bacias de Florestas Tropicais que acontece em Brazzaville, no Congo. 

O objetivo do encontro é firmar um acordo de cooperação forte entre os países das três maiores bacias de florestas tropicais do mundo - Amazônia, Congo e Borneo-Mekong - que possa vir a ser adotado por outros países com florestas tropicais com o intuito de salvar suas florestas e apoiar a luta contra o aquecimento global. 

As florestas Amazônica, do Congo e Borneo-Mekong representam um terço das florestas do planeta e desempenham um papel crucial na regulação do clima global, na manutenção da subsistência local e na proteção da biodiversidade do planeta. As florestas são a “casa” de 80% da biodiversidade terrestre e de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. 

A cúpula reúne representantes de 30 países das regiões, tais como Brasil, Colômbia, Equador, Congo, Camarões, República da África Central e ainda Indonésia, China e Tailândia, em um esforço de promover soluções de longo prazo para a gestão sustentável dessas florestas. 

Para a Rede WWF essa reunião irá influenciar um resultado positivo na próxima reunião sobre clima em Durban, na África do Sul, e levará a importantes conquistas de comprometimento de proteção ao meio ambiente. 

A implementação de políticas de promoção de gestão sustentável, recuperação de florestas tropicais e desmatamento zero líquido estão entre as propostas da Rede WWF para esta cúpula. Além disso, a organização também defende o estabelecimento de um mecanismo de financiamento transparente para as estratégias de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) até 2015. 

“O Brasil deve participar da cúpula e é fundamental que assuma um papel de liderança como detentor da maior floresta tropical e também como país com grandes esforços de redução do desmatamento, apesar da recente aprovação na Câmara do novo Código Florestal em tramitação”, afirmou o líder da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF, Cláudio Maretti.

“Um acordo de cooperação regional entre as três florestas tropicais do mundo representa uma grande oportunidade para a conservação ambiental, uma vez que ajuda a expandir áreas protegidas, promove a troca de informações e experiências e harmoniza políticas sociais e econômicas”, concluiu Maretti.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário