quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sábado no Parque Biológico de Gaia - 2 de Julho

Sábado no Parque

No próximo sábado, dia 2 de Julho, o Parque Biológico de Gaia prepara actividades especiais para os seus visitantes, 
sem custos a não ser o bilhete de entrada habitual.

Programa
11h00/12h00 - Atelier "Descobrir as borboletas".
Nota: Nos ateliers há um máximo de 15 participantes e as inscrições terão de ser feitas, de acordo com a ordem de chegada,
no próprio dia, junto da recepção do Parque.
14h30/15h00 - Conversa do mês: "Os mamíferos selvagens do Parque".
15h30/17h30 - Visita guiada pelos técnicos do Parque ao percurso de Descoberta da Natureza e Percurso ornitológico.
22h00/23h30 - Observações astronómicas. Inscrição necessária. Depende das condições atmosféricas.

Siga-nos no Facebook!
Coruja-do-mato Início do percurso Observatório astronómico



Está no Ano Internacional das Florestas.  
Venha ver a exposição temática que criamos para si!


Outras informações:


- JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, O PRIMEIRO ECOLOGISTA DE PORTUGAL E BRASIL
Lançamento do livro de Nuno Gomes Oliveira no Parque Biologico de Gaia, sexta-feira, 1 de Julho, 18h00. Descarregue o convite!

- CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA DA NATUREZA "PARQUES E VIDA SELVAGEM"
Este conhecido concurso anual de fotografia da natureza foi lançado nesta Primavera, com bastantes mais prémios...
A revista PARQUES E VIDA SELVAGEM, a exemplo do que tem feito nos últimos anos, lançou esta Primavera o seu Concurso Nacional de Fotografia da Natureza com a finalidade levar mais longe o seu esforço de educação ambiental.
Como os leitores e diversas comunidades fotográficas têm respondido a este concurso anual de uma forma cada vez mais positiva, surge agora, com mais prémios e disciplinada por categorias, a edição de 2011 deste certame de fotografia da natureza.
Trata-se de mais uma ferramenta, especial, capaz de levar os participantes a um melhor conhecimento do património natural lusitano, gerando afectos em torno da temática da conserva& ccedil;ão da biodiversidade. Como seria possível querer proteger o que se desconhece?
Para participar é obrigatória a leitura do regulamento que pode descarregar em formato Acrobat reader aqui: Regulamento e Ficha de Inscrição do Concurso de 2011.

- ANILHAGEM CIENTÍFICA DE AVES SELVAGENS
As sessões de anilhagem decorrem em regra nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, da parte da manhã, e estão abertas à formação de voluntários, se não chover. Os visitantes do Parque podem assistir de passagem pelo percurso de descoberta da natureza a estas actividades, se não chover. Um contacto directo e mais próximo com as aves do nosso património natural tem uma grande força motivadora em educação ambiental.
O Parque Biológico de Gaia colabora com a Central Nacional de Anilhagem, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, num projecto europeu de Estações de Esforço Constante, para monitorização das aves selvagens. Com a colaboração de ornitólogos cred encia dos, são capturadas aves selvagens, sendo então objecto de análise biométrica, após o que são anilhadas e devolvidas à liberdade.

- CONFERÊNCIAS SOBRE ARQUEOLOGIA EM CRESTUMA
No Clube Náutico de Crestuma, sábado, 2 de Julho, entre as 15h00/18h00, vários investigadores palestram sobre a arqueologia em Crestuma. Entrada grátis. O programa inclui ainda uma visita ao Parque Botânico do Castelo, sítio arqueológico.

 - OBSERVAÇÃO DE AVES SELVAGENS NA RESERVA NATURAL LOCAL DO ESTUÁRIO DO DOURO
Na manhã de 3 de Julho, domingo, Dia Mundial do Ambiente, entre as 10h00 e o meio-dia, leve consigo, se tiver, um guia de campo de aves selvagens europeias e binóculos à baía de S. Paio, no estuário do rio Douro, do lado de Gaia. Com telescópios, estará um técnico do Parque para observar consigo as aves do Litoral nos novos observatórios e centro de interpretação.

- BIORAMA  
Este novo complexo de exposições mostra vários biomas, tais como a savana, a floresta tropical e o ambiente mesozóico. Ajuda à compreensão da história e da ecologia do planeta. Destaca a biodiversidade da Terra e as adaptações conseguidas perante ambientes específicos que permitem a existência de tão elevado número de espécies. A não perder! 
- EXPOSIÇÃO SOBRE O ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
Parque Biológico de Gaia, no horário de abertura
As Nações Unidas consideram indispensável fazer reflectir em torno do valor real dos bosques e para isso faz chegar este tema, o que transforma 2011 num ano cheio de actividades que justificarão esta premissa. No Parque preparamos-lhe uma síntese, que vai gostar de visitar.

- EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE FOTOGRAFIA DA NATUREZA "PAISAGENS NATURAIS"
No âmbito do Ano Internacional das Florestas, a exposição “Paisagens naturais” dá continuidade da melhor maneira ao ciclo de exposições de fotografia da natureza do Parque Biológico de Gaia, gerando afectos e dando a conhecer uma boa parte do universo da biodiversidade portuguesa.

- EPITÁFIO, NOVE CANÇÕES SEM PALAVRAS
Exposição integrada no Ano Internacional das Florestas com fotografias de Paulo Gaspar Ferreira. Até 21 de Setembro.

- ESPECIAL FÉRIAS
De 18 de Julho a 9 de Setembro, todos os dias úteis, das 15h00 às 16h00, disponibiliza-se uma actividade diferente, incluída no preço da entrada, e sem necessidade de marcação prévia, mas com limite máximo de 15 participantes e mínimo de 5. As crianças têm de estar acompanhadas de adultos. Ponto de encontro: Recepção do Parque Biológico de Gaia.

- PARQUE DE AUTOCARAVANAS
O Parque Biológico de Gaia dispõe de um Parque de Autocaravanas. Os turistas que viajam por este meio têm mais um espaço para pernoitar no Grande Porto e, além de visitarem este espaço verde, poderão usufruir da cafetaria e do restaurante. O Parque dispõe, também, de Hospedaria.

- INTERNET GRÁTIS NO PARQUE
Os visitantes do Parque Biológico de Gaia podem navegar na Internet no bar, esplanada e parque de merendas. Mas há condicionantes: é necessário trazer um equipamento portátil compatível com a tecnologia WI FI e mediante a apresentação de bilhete de identidade e registo na recepç ão será depois entregue ao visitante um envelope com o nome de utilizador e palavra-chave de acesso, que será pessoal. A velocidade de ligação será 512Kb/128Kb e está restringida a duas horas e a 50 Mb de tráfego por utilizador por dia.



Mais informações pelo telefone 227 878 138 ou pelo e-mail: atendimento@parquebiologico.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário