sábado, 17 de setembro de 2011

Congresso Hispano-Luso de Arboricultura:



             “A árvore histórica, herança cultural” - 20 a 23 Outubro



· 300 participantes e especialistas de todo o mundo

· Integrado nas comemorações do Ano Internacional das Florestas

· Evento Certificado Carbono Zero

· Apresentação do Projecto “ Talking Trees”


Sintra, 14 de Setembro – Entre 20 e 23 de Outubro as árvores de Sintra estarão sob o olhar especializado internacional, no decorrer do Congresso Hispano-Luso de Arboricultura que terá lugar nos Parques da Pena e de Monserrate, recebendo especialistas de todo o mundo (incluindo Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil), e integrando as comemorações do Ano Internacional das Florestas, no sentido de debater a importância e a gestão de árvores monumentais, distinguidas doutras da sua espécie pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico.

A realização deste Congresso, resultante de uma parceria entre a Parques de Sintra – Monte da Lua e a Associação Espanhola de Arboricultura, receberá cerca de 300 participantes, incluindo técnicos de áreas ligadas à arboricultura, jardinagem, gestão de espaços verdes e gestão florestal, bem como gestores de arvoredo monumental de todo o mundo.


A Parques de Sintra – Monte da Lua pretende, com esta iniciativa, divulgar o património botânico à sua guarda, incentivar a investigação e a formação em arboricultura, estimular as melhores práticas na protecção e valorização das árvores históricas e reflectir sobre o seu papel na composição das paisagens culturais.

As árvores dos Parques da Pena e de Monserrate receberão particular atenção por parte dos especialistas presentes, nomeadamente o Plátano – Platanus hybrida , a Faia – Fagus sylvatica , a Thuya plicata e a Magnólia - Magnolia tripétala , bem como a Pseudotsuga – Pseudotsuga menziesii , a Araucária (Pinheiro Bunia) – Araucaria bidwillii , o Abeto – Abies normandiana e o
Cedro do Himalaia - Cedrus deodara , seleccionadas de acordo com as suas particularidades para as palestras e workshops previstos.

Além das sessões plenárias, terão também lugar mesas redondas, workshops técnicos, exposições de fotografia e comerciais, visitas guiadas e o 1º Campeonato Hispano-Luso de escalada de árvores.

A temática do Congresso centra-se fundamentalmente na gestão de árvores monumentais e património arbóreo enquanto herança cultural, incluindo árvores em jardins históricos, botânicos e contextos urbanos.

Durante o Congresso será também apresentado o Projecto “Talking Trees” , implementado pela Parques de Sintra – Monte da Lua, que envolve a classificação e a georreferenciação dos exemplares arbóreos, disponibilização de informação aos visitantes relativamente às árvores dos
Parques da Pena e Monserrate, através de tecnologias inovadoras em espaços naturais, nomeadamente identificadores RFID (Radio-Frequency Identification). A informação é disponibilizada através de plataformas móveis (smartphones, tablets e PDA’s).

Este Congresso será Certificado Carbono Zero , na medida em que todas as emissões de gases com efeito de estufa resultantes da organização e realização do evento serão quantificadas e compensadas, anulando por essa via, o seu efeito no clima.

      As actividades de comemoração do Ano Internacional das Floresta 2011 são dinamizadas pelo Comité Português, que envolve o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Comissão Nacional da UNESCO em Portugal.

      Oradores :

- Professor Dr. António Lamas – Presidente do Conselho de Administração da PSML
- Dr. Salvador Cañís - Presidente da Associação Espanhola de Arboricultura
- Professora Dr.ª Margarida Cancela de Abreu - Presidente da Associação Portuguesa de   Arquitectos Paisagistas
- Professora Dr.ª Helena Freitas – Directora do Jardim Botânico de Coimbra e Vice-Reitora da Universidade de Coimbra
- Dr. Rafael de la Cruz – Director do Alhambra e Generalife
- Brian Muelaner – Perito em Árvores notáveis no National Trust
- Eng.ª Carla Abrantes – Perita em arboricultura
- Dr. Gabriel Iguiñiz – Perito em arboricultura
- Dr. Gerard Passola - Perito em arboricultura
- Dr. Mariano Sánchez - Perito em arboricultura

      Mais informações, programa completo e inscrições encontram-se disponíveis em www.aearboricultura.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário