segunda-feira, 30 de maio de 2016

Comunicado FF -O futuro do sector florestal


A importância económica, social e ambiental das florestas é muitas vezes negligenciada e relativizada comparativamente a outras atividades económicas, muito por força da incapacidade dos atores de perceberem o que é! e o que representa a floresta. Estas dificuldades agravam-se quando tentam conhecer o modo de funcionamento do sector e as entidades e pessoas que nele trabalham.
As organizações de produtores florestais à imagem de grande parte do mundo associativo vive das dinâmicas locais de desenvolvimento que conseguem implementar, porém estão sempre dependentes da definição de estratégias e linhas de atuação estabelecidas pela tutela. Hoje no sector das florestas estas organizações têm um papel muito relevante e de extrema importância para a vitalidade da micro economia florestal das regiões, pois representam a instalação de novos povoamentos, a manutenção dos existentes, a vigilância atenta no verão, a limpeza atempada no inverno, são elas o pilar de sustentabilidade da atividade florestal.
São também a primeira linha da relação entre o Estado e os Produtores e Proprietários, são a imagem e o espelho das políticas florestais, são o interlocutor dos proprietários, e isso tem um custo muito elevado e que por vezes condiciona fortemente a estabilidade das próprias associações.
Neste cenário são as organizações de produtores que têm que explicar as razões porque o PDR2020 não responde ás efetivas necessidades e está atrasado!, têm que explicar porque têm as equipas de sapadores florestais salários em atraso quando em maio ainda não havia contrato com o Estado para o seu funcionamento das equipas. Têm pois que explicar o inexplicável, resolver o insolúvel, trabalhar no incerto, acabando tudo isto por refletir-se nas débeis situações financeiras das organizações.
A floresta cresce sempre! Mesmo quando o Estado interrompe o programa de apoios ao sector, só não podem exigir é o cumprimento das metas silvícolas dos planos e desígnios nacionais!
A floresta cresce sempre! Mesmo que haja fogos e elevadas perdas porque não se preparou nem acautelou com uma gestão florestal ativa
A floresta cresce sempre! Mesmo que os proprietários queiram e o Estado não permita com regulamentações e planos.
A floresta cresce sempre! Mesmo que os agentes do sector não se entendam, mas depois não se lamentem do muito que se poderia ter feito.
No fundo anda-se a brincar com assuntos realmente sérios mas felizmente a floresta continua a crescer, a boa e a má floresta e isso tem um preço que todos vamos pagar!

30 de Maio de 2016
Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa
www.forumflorestal.pt
E-mail: geral@forumflorestal.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário