quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Vamos colocar a erva-das-Pampas no mapa - pedido de colaboração e divulgação

As espécies invasoras são reconhecidas, a nível global, como uma preocupante ameaça à biodiversidade sendo responsáveis por impactes negativos a nível ambiental, económico, na saúde pública, entre outros.

erva-das-Pampas (também conhecida por penachos ou plumas) é uma das plantas exóticas invasoras que mais tem aumentado a sua distribuição em Portugal. Nesta época do ano estão a florir e a "inundar" as nossas paisagens, centros urbanos e margens de vias de comunicação! Assim, pensámos em tirar proveito dessa visibilidade acrescida para, mais uma vez, lançar uma iniciativa simples que espera:
1) alertar para o problema das plantas invasoras, 
2) motivar todos os cidadãos-cientistas a colaborar no mapeamento das plantas invasoras através da plataforma de ciência-cidadã que disponibilizamos online* e na App Plantas Invasoras (para Android).

Com esse objectivo, preparamos um pequeno post no Invasoras.pt (http://invasoras.pt/vamos_colocar_a_erva_das_pampas_no_mapa/) e vimos pedir a Vossa colaboração para o divulgar ou através das redes sociais (e.g., Facebook), ou no vosso site, ou pelas vossas listas de contactos ou através de outras iniciativas que entendam como adequadas. 

Estamos disponíveis para prestar qualquer esclarecimento ou fornecer informação adicional.

Com o objectivo de chegar ao maior número de cidadãos possível, a vossa colaboração será uma grande mais valia. Muito obrigada!

*Todos os dados recolhidos na plataforma estão disponíveis para todos os que tiverem interesse em utilizá-los.


Com os melhores cumprimentos,
Hélia Marchante
Elizabete Marchante
-- 
Plantas invasoras em Portugal
www.invasoras.pt
https://www.facebook.com/InvasorasPt

Um comentário:

  1. Aqui na area do porto são um pesadelo, é terrenos e terrenos completamente cheios delas. como não fosse suficiente mau a porcaria dos eucaliptos. as lagartas das borboletas que usam as plantas rasteiras vão se tornar cada vez menos comuns como a vanessa virginiensis e a colias croceus.

    ResponderExcluir