terça-feira, 31 de maio de 2016

Workshop de Construção de Colmeia Sunhive


 apiário pedagógico de janas
Estas colmeias são feitas com palha de centeio e têm nove quadros móveis em forma de meia-lua e arco. O desenho da colmeia está relacionado com a forma como são elaborados os ninhos de abelhas selvagens e por isso toda a estrutura representa a unicidade da colónia, fundamental para a apicultura selvagem e biodinâmica. (Saber + aqui...)
Formadores
Afonso David (técnica da carpintaria)
Cristina Fonseca (técnica da cestaria

Workshop & Passeio 05 de Junho de 2016

 



Pelos campos de Maçainhas - reconhecimento de plantas silvestres e medicinais
Local: Lagar de Azeite de Maçainhas
Informações e inscrições: cultura@cm-cultura.pt /freguesia.macainhas@gmail.com

Silvapi - Apicultura e Serviços florestais

SILVAPI
O projecto que estamos a desenvolver, pertence ao ramo da apicultura e está assente em duas vertentes.
A primeira, na produção de pólen em Modo de Produção Biológico (MPB), onde pretendemos inovar na apresentação deste produto ao consumidor final. A sua qualidade e garantia na preservação de todas as suas caracteristicas nutricionais, serão prioritárias.
A segunda vertente deste projecto será o melhoramento genético da abelha autóctone (Apis mellifera iberiensis), através de inseminação artificial e criação de raínhas selecionadas.
Produtos:
Pólen fresco em MPB: O pólen em fresco, ao não sofrer qualquer tipo de transformação, mantém todas as suas caracteristicas, tais como, aminoácidos essênciais, vitaminas do complexo B, Oligoelementos minerais, fibras, propriedades antioxidantes, etc.
Abelhas raínhas selecionadas: São abelhas criadas a partir de colónias seleccionadas que possuem caracteristicas, tais como alta produção, resistência às doenças, baixa tendência de enxameação e baixa defensividade.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Comunicado FF -O futuro do sector florestal


A importância económica, social e ambiental das florestas é muitas vezes negligenciada e relativizada comparativamente a outras atividades económicas, muito por força da incapacidade dos atores de perceberem o que é! e o que representa a floresta. Estas dificuldades agravam-se quando tentam conhecer o modo de funcionamento do sector e as entidades e pessoas que nele trabalham.
As organizações de produtores florestais à imagem de grande parte do mundo associativo vive das dinâmicas locais de desenvolvimento que conseguem implementar, porém estão sempre dependentes da definição de estratégias e linhas de atuação estabelecidas pela tutela. Hoje no sector das florestas estas organizações têm um papel muito relevante e de extrema importância para a vitalidade da micro economia florestal das regiões, pois representam a instalação de novos povoamentos, a manutenção dos existentes, a vigilância atenta no verão, a limpeza atempada no inverno, são elas o pilar de sustentabilidade da atividade florestal.
São também a primeira linha da relação entre o Estado e os Produtores e Proprietários, são a imagem e o espelho das políticas florestais, são o interlocutor dos proprietários, e isso tem um custo muito elevado e que por vezes condiciona fortemente a estabilidade das próprias associações.
Neste cenário são as organizações de produtores que têm que explicar as razões porque o PDR2020 não responde ás efetivas necessidades e está atrasado!, têm que explicar porque têm as equipas de sapadores florestais salários em atraso quando em maio ainda não havia contrato com o Estado para o seu funcionamento das equipas. Têm pois que explicar o inexplicável, resolver o insolúvel, trabalhar no incerto, acabando tudo isto por refletir-se nas débeis situações financeiras das organizações.
A floresta cresce sempre! Mesmo quando o Estado interrompe o programa de apoios ao sector, só não podem exigir é o cumprimento das metas silvícolas dos planos e desígnios nacionais!
A floresta cresce sempre! Mesmo que haja fogos e elevadas perdas porque não se preparou nem acautelou com uma gestão florestal ativa
A floresta cresce sempre! Mesmo que os proprietários queiram e o Estado não permita com regulamentações e planos.
A floresta cresce sempre! Mesmo que os agentes do sector não se entendam, mas depois não se lamentem do muito que se poderia ter feito.
No fundo anda-se a brincar com assuntos realmente sérios mas felizmente a floresta continua a crescer, a boa e a má floresta e isso tem um preço que todos vamos pagar!

30 de Maio de 2016
Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa
www.forumflorestal.pt
E-mail: geral@forumflorestal.pt

domingo, 29 de maio de 2016

Eng. Agronomo, Eng. Florestal, Arq. Paisagista


TÉCNICO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – ESTÁGIO EMPREGO (IEFP), (M/F)
 
MONTIS – Associação de Conservação da Natureza
 
A MONTIS - Associação de Conservação da Natureza é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Está sedeada em Vouzela, e tem como objectivo central gerir territórios com objectivos de conservação e valorização do património natural.
 
Mais informação em www.montisacn.blogspot.pt
 
Resumo
 
Procuramos alguém que aceite correr o risco de ser pago de acordo com o valor dos estágios do IEFP, para fazer muito mais trabalho do que podemos pagar, sem limites de funções, que seja simultaneamente porteiro, responsável pela limpeza, secretariado, técnico de conservação, responsável pela comunicação, gestor e o mais que surja.
Oferecemos em troca:
Uma bolsa IEFP por um ano no valor de quase 563,74 euros, a que acresce o subsídio de alimentação, perfazendo um ordenado liquido mensal de 653,41 euros, com a possibilidade de continuação, se houver condições financeiras, escritório em Vouzela para desenvolver o trabalho, todo o apoio técnico e de gestão que sabemos, vontade de fazer mais e melhor e a possibilidade de criar um futuro melhor, para a associação, mas também para os que nela trabalham.
 
Política de recursos humanos da Montis
 
A Montis não acredita em organizações assentes na alta rotação de recursos humanos, procurando criar condições para que os seus trabalhadores tenham oportunidades profissionais consistentes.
 
No entanto, sendo, como é, uma associação de pessoas comuns sem recursos próprios elevados, neste momento não pode garantir que após o estágio esteja assegurado o posto de trabalho, podendo apenas garantir que fará todos os esforços possíveis para prolongar o vínculo contratual após estágio, se conseguir mobilizar os recursos necessários, tal como fez com o estágio anterior, de que resultou uma contratação sem termo.
 
Todos os direitos laborais são escrupulosamente respeitados, sem prejuízo da necessária flexibilidade de horários que decorre da natureza do trabalho que fazemos. Férias, folgas, compensação de tempo de trabalho para lá do devido são direitos inquestionáveis.
 
Funções/objetivo de atividade:
- Apoio na gestão de áreas naturais;
- Gestão de programa de voluntariado;
Sem prejuízo destas duas funções essenciais, a Montis é demasiado pequena para que cada uma das pessoas envolvidas na sua actividade não esteja obrigada a fazer qualquer tarefa necessária à gestão de desenvolvimento da associação, desde atender telefonemas, abrir a porta ou varrer o chão até ao desenvolvimento de projectos complexos, se for caso disso.
No caso concreto desta contratação, é ponto assente que a pessoa contratada terá de afectar até 20% do seu tempo a trabalhos no terreno necessários à gestão das propriedades, implicando o uso de ferramentas de trabalho rural normal nestas circunstâncias.
 
Requisitos mínimos:
- Formação na área de engenharia biofísica, engenharia florestal, arquitetura paisagista, ciências  agro-florestais ou similar;
- Elegibilidade para frequentar Estágio Emprego ao abrigo do IEFP;
- Meios de deslocação próprios;
 
Outros requisitos preferenciais:
- Experiência e gosto no trabalho de campo e no acompanhamento de grupos de voluntários;
- Disponibilidade para trabalhar aos fins de semana;
- Bons conhecimentos de inglês;
- Bons conhecimentos e gosto por técnicas de engenharia natural, de gestão florestal e recursos naturais;
- Responsabilidade e boa capacidade de comunicação;
- Motivação, dinamismo e espírito de iniciativa;
 
Local de trabalho:
Vouzela (sede) e propriedades geridas pela associação;
 
Processo de candidatura:
 
Os interessados devem enviar um CV atualizado, carta de motivação e dois a três contactos para pedido de referencias ou cartas de recomendação para montisacn@gmail.com até ao dia 03/06/2016.
 
As candidaturas serão avaliadas pela carta de motivação e curriculum, numa primeira fase, sendo a segunda fase de selecção constituída por uma entrevista.    

sábado, 28 de maio de 2016

Conferência “A Biomassa Florestal Residual: A sua importância para o desenvolvimento do Interior”

A gestão dos recursos naturais são hoje uma preocupação e uma prioridade mundial, neste sentido a biomassa florestal residual assume um papel importante na fileira das energias renováveis e em especial na economia do mundo rural.

A Conferência “A Biomassa Florestal Residual: A sua importância para o desenvolvimento do Interior” pretende ser um espaço de discussão e encontro de ideias sobre as potencialidades desta fonte de energia nos territórios do interior do país.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

2 .ª Exposição Agrícola Quinta da Lageosa

Dias 18 E 19 todos os caminhos vão dar a Lageosa
2ª Exposição Agrícola
18 E 19 de Junho 2016
Programa:
Sábado:
09:00-abertura exposição
10:00-inicio da prova de obstáculos
-varas no chão
-cruzes
-prova de 50cm
12:30-Almoço
14:30-continuação das provas
-prova de 80 cm
-prova de 1M
No final: entrega de prémios
Domingo:
09:00-Abertura da feira
09:30-Concentraçao de tractoristas e cavaleiros
Pequeno-almoço de convívio
12:30-Almoço convívio com atuais e antigos alunos, professores e funcionários
14:30-inicio da perícia de tractores e gincana de cavalos
16:00 Garraiada


terça-feira, 24 de maio de 2016

Bolsa de Investigação Referência: Investigação Florestal

RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel abre concurso para atribuição de bolsa de investigação, no âmbito dos projetos da área de Investigação Florestal.
Requisitos de Admissão: Licenciados em Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica ou áreas afins. Será dada preferência a candidatos com formação profissional ou experiência em inventário florestal e em SIG.
Plano de Trabalhos: Apoio aos projectos da área de Investigação Florestal do RAIZ em todas as actividades relacionadas com os ensaios de investigação.
Local de Trabalho: A base do local de trabalho será as instalações do RAIZ (Eixo-Aveiro ou Herdade de Espirra-Pegões), estando previstas deslocações frequentes no país.
Duração e regime de atividade: A bolsa terá duração de 12 meses.
Método e Critérios de selecção e atribuição: (ver texto do anuncio).
Prazo de apresentação de Candidaturas e Forma de Submissão:até 30/05/2016

Texto do anúncio

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)
RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel abre concurso para atribuição de bolsa de investigação, no âmbito dos projetos da área de Investigação Florestal, nas seguintes condições:
Tipo de Bolsa: Bolsa de Investigação (BI) com licenciatura
Nº de Bolsas a concurso: 2 (duas)
Área Científica: Ciências agrárias e florestais
Requisitos de Admissão: Podem candidatar-se a este concurso licenciados em Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica ou áreas afins. Será dada preferência a candidatos com formação profissional ou experiência em inventário florestal e em SIG. É absolutamente necessário que os candidatos possuam carta de condução há mais de 1 ano, tenham flexibilidade no horário de trabalho (quando necessário) e disponibilidade total para deslocações constantes em todo o país (em atividade de campo). Horário de trabalho: 8h/dia.
Plano de Trabalhos: Apoio aos projetos da área de Investigação Florestal do RAIZ em todas as atividades relacionadas com os ensaios de investigação, nomeadamente: inventário florestal, instalação e avaliação de ensaios de campo, controlo de operações silvícolas, amostragem (de solo, material vegetal, etc.), processamento de informação (informatização de medições, elaboração de esquemas de ensaios, preparação de informação para recolha de dados em campo etc.).
Legislação e Regulamentação aplicável: A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao bolseiro o estatuto de bolseiro do RAIZ conforme disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação do RAIZ e na Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica).
Local de Trabalho: A base do local de trabalho será as instalações do RAIZ (Eixo-Aveiro ou Herdade de Espirra-Pegões), sob orientação científica da Doutora Cristina Marques, estando previstas deslocações frequentes no país.
Duração e regime de atividade: A bolsa terá duração de 12 meses, com início previsto a 01/07/2015. A bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por um período adicional até ao limite estabelecido nos artigos 6º a 10º do regulamento de bolsas de investigação científica do RAIZ.
Valor do subsídio de Bolsa: O montante da bolsa corresponde a 745,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento é efetuado por transferência bancária.
O bolseiro tem a possibilidade de aderir ao SSV, nos mesmos termos das bolsas da FCT.
Método e Critérios de seleção e atribuição:
Os métodos de seleção a utilizar são: i) avaliação psicotécnica (apto ou não apto) e ii) avaliação curricular e entrevista (média final do curso e relevância da área de formação académica - 20%, experiência profissional relevante para as funções a desempenhar - 20% eentrevista - 60%).
O júri responsável pela seleção é: Doutora Cristina Marques (presidente), Doutora Catarina Gonçalves (vogal) e Doutora Sofia Corticeiro (vogal).
Forma de comunicação dos resultados: A comunicação dos resultados da avaliação será feita via correio eletrónico, após admissão de um candidato para a bolsa.
Prazo de apresentação de Candidaturas e Forma de Submissão: O concurso encontra-se aberto entre 17/05/2016 e 30/05/2016.

Número de vagas: 2
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Eixo - Aveiro
Instituição de acolhimento: RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel

Data limite de candidatura: 30 May 2016
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
Instituição de contacto: RAIZ- Instituto de Investigação da Floresta e Papel
Endereço:
Quinta de S. Francisco, Apartado 15
Aveiro - 3801-501 Eixo
Portugal
Email: raiz@portucelsoporcel.com 
Website: http://www.raiz-iifp.pt 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Eng. Florestal


A Silviserra é uma empresa do sector Agro-Florestal que está com necessidade em recrutar um técnico para realizar estágio profissional.
Perfil Pretendido:
-Elegível para estágio profissional do IEFP 
-Licenciatura ou mestrado em Engenharia Florestal ou similar
-Carta de condução
-Idade inferior a 30 anos
-Conhecimentos de Sistemas de Informação Geográfica
-Forte sentido de responsabilidade e organização
Dinamismo, espírito de equipa e de iniciativa
-Facilidade de comunicação

Principais tarefas a desempenhar:
-Elaboração e implementação de planos de gestão florestal
-Elaboração de candidaturas ao investimento florestal
-Elaboração de processos de arborização/rearborização
-Acompanhamento de operações silvícolas
-Levantamentos cartográficos com GPS
-Assessoria técnica de âmbito florestal e agrícola

Local de estágio: Região centro - Pinhal Interior

Possibilidade de integração na empresa após conclusão do estágio.

Procuramos pessoas dinâmicas, pró-activas e com disponibilidade total e imediata.

domingo, 22 de maio de 2016

Curso de Análise de Incêndios e Fogo de Supressão | 2016



Inscrições em formacao@sociedadeflorestal.pt


Quercus alerta para as alterações climáticas, que são uma das principais ameaças à biodiversidade em Portugal

               COMUNICADO DE IMPRENSA
22 DE MAIO DE 2016

Dia 22 de Maio - Dia Mundial da Biodiversidade
Quercus alerta para as alterações climáticas, que são uma das principais ameaças à biodiversidade em Portugal
_____________________________________________________________________

O dia 22 de Maio assinala o Dia Mundial da Biodiversidade, que surgiu na sequência da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica. A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de organismos no Mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles e o ambiente. A rápida destruição dos habitats e a ameaça ou o efetivo desaparecimento de algumas espécies criaram a necessidade urgente de se proteger o meio natural.
A biodiversidade é um bem precioso para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e reveste-se de grande importância económica para a humanidade, particularmente ao nível das exigentes necessidades na produção alimentar e no controlo e tratamento de doenças.
Vivemos hoje uma época crítica, em que a perda de biodiversidade ao nível global atingiu valores sem precedentes. Assim, no dia 22 de maio, a Quercus volta a tentar colocar este ponto na ordem do dia, chamando a atenção para a as alterações climáticas, como sendo uma das maiores ameaças à diversidade biológica. As alterações climáticas, ao associarem-se à destruição e degradação dos habitats, à poluição, e à introdução de espécies exóticas, entre outros factores de ameaça, têm um efeito devastador sobre a biodiversidade.

A problemática das alterações climáticas tem como tema central o aquecimento global, que tem como consequências imediatas o aumento do nível do mar, o desaparecimento de algumas zonas húmidas, a redução dos níveis de humidade atmosférica e o aumento da desertificação, sobretudo em países mais susceptíveis a estes fenómeno, como é o caso de Portugal.
O desaparecimento das zonas húmidas, em concreto, tem um impacto imensurável na biodiversidade. Sendo por si só ecossistemas frágeis, muito dependentes das variações regulares dos climas locais, as zonas húmidas albergam inúmeras espécies dependentes da água para cumprirem os seus ciclos de vida, nomeadamente o grupo dos peixes, anfíbios e répteis. Por outro lado, com menos humidade no ar, há um potencial aumento dos fogos florestais, com um imediato efeito no desaparecimento de várias espécies vegetais e animais em diferentes ecossistemas.

A biodiversidade é a base da vida no planeta Terra e um dos pilares do desenvolvimento sustentável. A riqueza e variedade de vida tornam possível o “fornecimento de serviços” dos quais dependemos, como por exemplo a água potável que bebemos, o ar que respiramos, e o alimento, entre muitos outros.
Dada a dimensão e inter-relações na problemática das alterações climáticas, a Quercus alerta para a necessidade urgente de se criarem vontades políticas para que se passe dos estudos às ações efetivas a nível, local, nacional e global. É necessária uma proteção eficiente do Ambiente, das suas espécies e dos habitats, e que se encare a multidisciplinaridade como indispensável à efetivação de todas as ações de conservação da natureza, com uma visão interventiva de base local, mas sempre dirigida à globalidade.

Lisboa, 22 de Maio 2016

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Para mais informações contatar:
João Branco – Presidente da Direção Nacional da Quercus -937 788 472
Nuno Sequeira – Vogal da Direção Nacional da Quercus -937 788 474
Sandra Pereira – Técnica do Grupo de Trabalho da Conservação da Natureza e Biodiversidade da Quercus – 96 280 32 06

BV Cruz Branca: Jornadas Florestais “Dinâmicas de Prevenção e Combate”

Com o apoio da Associação Bombeiros para Sempre os Bombeiros Voluntários da Cruz Branca em Vila Real vão realizar no próximo dia 28 de Maio umas Jornadas alusivas ao tema “Dinâmicas de Prevenção e Combate” na área dos Incêndios Florestais.
O evento contará com oradores vindos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Escola Nacional de Bombeiros, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Associação Bombeiros para Sempre entre outros.

Os temas vão desde os pilares da defesa da floresta contra incêndios, comportamento dos incêndios, segurança, sistemas de informação geográfica, formação e ainda as redes sociais.
Numa altura em que o DECIF estará já na fase Bravo é importante que possam participar em mais uma acção de formação e conhecimento.
A participação é GRATUITA mas carece de inscrição no seguinte formulário:
Mais informações: 938 711 548 | 965 078 788

Eng. Agronomo, Eng. Florestal


Grupo Mota-Engil

Principais Responsabilidades:
Planear e coordenar as operações e trabalhos de construção e manutenção de espaços verdes – relvados desportivos e campos de golfe, salvaguardando o cumprimento dos requisitos ambientais, de qualidade e segurança, realizar a gestão e coordenação dos recursos humanos afetos às diversas atividades, bem como efetuar a gestão do orçamento, análise de balancetes, custos, proveitos e desvios existentes.

Requisitos da Função e Perfil de Competências:
- Formação Superior Engenharia Agronómica/Florestal;
- Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares com enfoque em Relvados Desportivos e Campos de Golfe;
- Conhecimento das ferramentas do Microsoft Office;
- Conhecimento da Língua Inglesa;
- Orientação para o Cliente;
- Planeamento e Organização;
- Trabalho em Equipa;
- Liderança;
- Disponibilidade para a Mobilidade.

Local: Torres Novas

Os interessados devem remeter o CV através da seguinte página:

sábado, 21 de maio de 2016

Curso de Bushcrafts - Artes do Mato

A Associação Transumância e Natureza, em parceria com a Rupestris e Rewilding Europe, organiza o I Workshop Bushcraft - Técnicas de Arte e Sobrevivência Contemporâneas em Espaço Natural, a realizar de 3 a 5 de Junho de 2016. O curso realiza-se no Porto de S. Miguel, Almeida.

Terás a oportunidade de aprender a construir abrigos, a fazer fogo expedito, captação e purificação de água, orientação, adaptação ambiental, socorrismo, sinais SOS, identificar plantas silvestres comestíveis e fabricar e manusear ferramentas artesanais: armas, armadilhas e utensílios.   


Para mais informações por favor contacte: geral@atnatureza.org ou 271 311 202.

Inscrições através deste link.

O curso tem vagas limitadas e poderá ser cancelado se não houver o número mínimo de inscrições.


O curso inclui: Módulos teóricos e práticos e seguro de acidentes pessoais.



Conferência de Imprensa - 25 de Maio - 14h00 - Instituto Politécnico da Guarda



Imagem2                                      
 ..................................................................................................................................................................................
Grupo Lobo
Departamento de Biologia Animal . Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa . Edifício C2 . Campo Grande . 1749-016 Lisboa. PORTUGAL
Telf/Phone/Fax ++ 351 217 500 073 . e-mail: globo@ciencias.ulisboa.pt

Centro de Recuperação do Lobo Ibérico
Quinta da Murta . Picão . 2665-150 Gradil, Mafra . PORTUGAL
Telf/Phone ++ 351 261 785 037 . Fax ++ 351 261 788 047 . Telem/Mobil phone ++ 351 917 532 312 . e-mail: crloboiberico@ciencias.ulisboa.pt


AJUDE ESTA NOBRE CAUSA
LIGUE O
 760 450 044 (custo da chamada 0,60€ + IVA)
FAÇA UM DONATIVO 0007 0007 0052 0270 018 86                                                                                                         

Siga-nos em:
Facebook   Twitter
        
O lobo em Portugal tem um passado, ainda está presente e merece um futuro!

Curso de Manobrador de Operador de Máquinas Agrícolas e Florestais


ENERTECH SABUGAL 2016


ENERTECH SABUGAL 2016

Vai realizar-se no Sabugal, nos dias 2, 3, 4 e 5 de junho de 2016, a 1.ª edição da ENERTECH SABUGAL 2016 – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA AS ENERGIAS dedicada à Biomassa Florestal.
Sob o lema “SABUGAL, FONTE DE ENERGIA NATURAL”, esta feira pretende ser uma mostra tecnológica para profissionais do setor da floresta e do aproveitamento energético da Biomassa Florestal Residual, nomeadamente em estratégias de eficiência energética.
O evento, da responsabilidade do Município do Sabugal, no âmbito da “Sabugal + Valor”, é realizado em parceria com a AMCF (Associação Malcata com Futuro), FF (Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa), ADES (Associação Empresarial do Sabugal), ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior), IPG (Instituto Politécnico da Guarda) e IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco).
A realização desta feira terá o enfoque na demonstração do Potencial da Biomassa Florestal Residual (BFR) no concelho do Sabugal, bem como a promoção do debate sobre a importância BFR na estratégia de eficiência energética e tecnologias e produtos associados.
Do programa da ENERTECH SABUGAL 2016 constará uma conferência, demonstrações e exposições temáticas em espaço preparado para, por um lado, proporcionar trocas de experiências e contactos entre os agentes do setor e, por outro lado, ser um local de informação e aproximação à sociedade em geral.
Contactos
Emails.: enertechsabugal2016@cm-sabugal.pt ǀ enertechsabugal2016@gmail.com
Tel.: 271 751 040
Mais informações aqui:

sexta-feira, 20 de maio de 2016

AGRORAIA ǀ 10, 11 e 12 de JUNHO


Aldeia Velha será este ano palco da quarta edição da Agroraia, uma feira que pretende impulsionar o setor agrícola e pecuário da região.

Durante três dias, 10, 11 e 12 de junho, o evento irá contar com exposição de máquinas agrícolas, animais de raças puras e cruzadas, feira experimental do burro e do cavalo, artesanato, produtos locais e ainda animação musical, garraiadas, e muito mais!

Todos os interessados em participar como expositores devem efetuar a sua inscrição através do email: afrsdelegadoexecutivo@gmail.com.

A Agroraia é uma organização da Associação de Freguesias da Raia Sabugalense e Município do Sabugal.

Não perca!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

workshop de produção de plantas aromáticas

No próximo fim-de-semana de 28 e 29 de Maio, o Cantinho das Aromáticas fará um workshop de produção de plantas aromáticas para potenciais produtores. As inscrições encontram-se abertas. O workshop pode ser adquirido na nossa loja online, através deste link.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

PALESTRA: VESPA E CANCRO DO CASTANHEIRO ǀ CASTCÔA


A vespa do castanheiro (Dryocosmus Kuriphilus) foi recentemente detetada perto do concelho do Sabugal. 

Devido à aproximação desta praga ao nosso concelho, e de modo a aconselhar os produtores, o Município tomou a decisão de organizar uma palestra acerca desse tema e ainda sobre o estudo do cancro do castanheiro e a Castcôa – Associação de Produtores de Castanha do Côa.

A conferência irá realizar-se no dia 30 de maio, segunda-feira, pelas 18h30, no auditório da Junta de Freguesia dos Fóios.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Recrutamos Guias/Monitores

A Rotas e Raízes, Lda. é uma Empresa de Animação Turística. 

Encontramos-nos a construir uma Bolsa de Guias/Monitores. 

Recrutamos Guias/Monitores para execução de actividades: Passeios Pedestres; Observação de Aves; Orientação; Reviver de Práticas Agrícolas, entre outros. 

Requisitos: 
Conhecimentos e experiência comprovada em actividades de Animação Turística; 
Gosto pela actividade; 
Facilidade de Deslocação; 
Flexibilidade de Horários. 

A remuneração é delineada de acordo com a actividade, em específico. 

Enviar Curriculum Vitae e documentos comprovativos de experiência para geral@rotaseraizes.pt

A Agroop, está atracada e precisa de ti..

Estamos atracados e precisamos da tua ajuda!

À semelhança do que outrora representaram as caravelas, as startups portuguesas assumem hoje com orgulho as suas ambições além mar. Agora o desígnio não é conquistar terra e outras riquezas minerais, mas sim oportunidades num mar económico imenso e de igual para igual com outras embarcações estrangeiras.

Tal como antes, agora o nossos navegadores partem e criam a sua tripulação com alguma ingenuidade, mas também com o mesmo espírito destemido e lutador dos seus antepassados. Partem, e preparam-se para “Conquistar Mundo”.

Mas atualmente terão de enfrentar outros perigos, pois onde outrora existiam monstros mitológicos, tempestades e cabos das Tormentas, existe hoje um nevoeiro de incertezas financeiras, uma dispersão estratégica nacional e um mar repleto de naus estrangeiras com muito mais armas e mantimentos que as nossas.

Contudo, a necessidade aguça o engenho e uma caravela mais pequena é também uma caravela mais ágil. Além disso os nossos navegadores sabem adaptar-se e com os seus astrolábios digitais têm conseguido encontrar algumas ilhas que lhes vão permitindo reabastecer e continuar rota fora face a destinos mais longínquos.

É o caso da Agroop, que já pela segunda vez está a atracar na ilha da Seedrs, onde na sua primeira incursão conseguiu atrair 116 novos tripulantes (investidores) e até ao momento, na segunda, já quase mais 70. Ainda faltam mais de 30 dias para levantar âncora e portanto a tripulação está desejosa que mais exploradores se juntem a si.

Numa conjuntura desafiante esta é a esperança desta caravela portuguesa, que está também ela a tentar explorar novos caminhos marítimos. Esperemos que muitas outras embarcações possas seguir a mesma rota.
É o caso da Agroop, que já pela segunda vez está a atracar na ilha da Seedrs, onde na sua primeira incursão conseguiu atrair 116 novos tripulantes (investidores) e até ao momento, na segunda, já quase mais 70. Ainda faltam mais de 30 dias para levantar âncora e portanto a tripulação está desejosa que mais exploradores se juntem a si.

Numa conjuntura desafiante esta é a esperança desta caravela portuguesa, que está também ela a tentar explorar novos caminhos marítimos. Esperemos que muitas outras embarcações possas seguir a mesma rota.

Para participares nesta aventura vai às coordenadas:
www.seedrs.com/agroop1

PS: Podes também contactar a tripulacão para: bruno.fonseca@agroop.net

Obrigado

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Nemátode do Pinheiro - Guia de Campo e de Laboratório


A FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais publicou o guia de campo e de laboratório "Doença da Murchidão do Pinheiro - Guia de Campo e de Laboratório"  https://www.naturfun.pt/index.php?route=product/product&product_id=907  em parceria com o Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Trata-se de um guia prático e intuitivo, o qual pretende transmitir de uma maneira ilustrativa e esquemática todos os procedimentos de campo e de laboratório a quem pretenda realizar atividades de gestão relacionadas com a doença da murchidão do pinheiro.
 
Sendo a FNAPF entidade parceira do portal eco social NaturFun,  os interessados podem aceder a informação adicional sobre este guia e adquiri-lo com desconto, portes de envio gratuitos para endereços em Portugal e implicando uma contribuição da Naturlink para a Associação CAIS, através do portal eco social NaturFun, aqui: