sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Petição pelo sobreiro‏

Pede-se a colaboração de todos os que defendem a floresta de sobro.
Petição
Saudações florestais,

União de Silvicultores do Sul da Europa


Director/a
29 de Outubro
União de Silvicultores do Sul da Europa
La Unión de Silvicultores del Sur de Europa, necesita cubrir para su oficina de Bilbao, la siguiente vacante:Director/aRequerimientos- Título universitario superior, preferiblemente en ingeniería forestal, agronomía, ciencias ambientales, e economía de los recursos naturales o desarrollo rural.- Se valorará experiencia en organizaciones internacionales, empresas transnacionales y/o centro de investigación de excelencia.- Gran capacidad de síntesis de información, comunicación y de trabajo en grupo.- Excelente nivel de inglés y castellano. Se valorará un alto conocimiento de francés y/o portugués.- Alta motivación, iniciativa personal y disponibilidad para viajar.Ofrecemos- Posibilidad de desarrollo profesional en una organización forestal internacional.- Contrato de 3 años, renovable.- Salario a negociar. Incorporación inmediata.Solicitudes- Envíenos su solicitud y CV a: usse@usse.es antes del 18 de Noviembre.- Para más información: escribanos a usse@usse.es o visite nuestra página web en: www.usse.es

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Acção de Formação em Ambiente e Recursos Naturais - RN Sapal Castro Marim - VRSA‏

O Inovinter tem o prazer de divulgar a acção Ambiente e Recursos Naturais, de 25 horas, com início a 07 de Novembro e término a 22 de Novembro. Esta formação vai decorrer às sextas e sábados, uma vez que tem visitas exteriores incluídas na formação.

É uma parceria com a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real St.º António, por isso as sessões teóricas vão ser efectuadas nas instalações da Reserva.

A formação de inicio publicitada no Pólo era de Gestão da Actividade Ligada ao Ecoturismo, contudo, devido ao nível de formação tivemos de alterar para a recente designação, no entanto os conteúdos abordados serão idênticos, aperfeiçoando até mais alguns pontos da área do ambiente.

Caso necessite de mais alguma informação, por favor, disponha.

Senão estiver interessado nesta acção, agradeço a divulgação.

Com os melhores cumprimentos,

M. Eduarda Lourenço

Coordenadora Pedagógica Regional

GIS day 2008 no Município de Oliveira de Azeméis‏

O Município de Oliveira de Azeméis através da sua Divisão de Sistemas de Informação Geográfica e Cartográfica, vai organizar, no próximo dia 19 de Novembro, o GIS day – Dia Mundial dos Sistemas de Informação Geográfica.No site http://gisday-oaz.sitesedv.com/ , já se encontra disponível o programa actualizado bem como informação relativa a alojamento (para quem necessitar).Agradecemos que efectuem a inscrição, gratuita mas obrigatória, o mais breve possível, dado que o número de inscrições já recebidas está próximo da lotação da sala.

campanha de sensibilização nacional

nemátodo da madeira do pinheiro (nmp)
No âmbito da campanha de sensibilização nacional 'Proteja o seu pinhal contra o nemátodo', acaba de ser divulgado no site da Autoridade Florestal Nacional um folheto de divulgação e um cartaz, que pode consultar em ANF

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vamos votar na cortiça (portuguesa) como vedante nas garrafas de vinho‏

Vamos votar na cortiça (cork) Uma conhecida revista australiana (Gourmet traveller) tem emcurso um processo de votação online sobre as preferências dos consumidores parao tipo de vedante nos vinhos tintos. Esta é uma boa oportunidade para expressarmos anossa opinião. Sugere-se por isso a máxima divulgação e respectiva votação, oque pode ser feito através do seguinte link:

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Encontro Micológico‏

A URZE vai realizar nos próximos dias 7 e 8 de Novembro o seu segundo Encontro Micológico. Neste encontro pretende-se abordar a temática sob a perspectiva da produção, transformação e comercialização de cogumelos. No segundo dia haverá um passeio micológico guiado por especialistas na matéria com o intuito de aprender sobre recolha e identificação de cogumelos silvestres bem como uma 1ª feira de produtos micológicos seguido de uma prova gastronómica de alguns pratos confeccionados com cogumelos silvestres.
Desta forma, temos o prazer de lhe enviar material de divulgação com uma ficha de inscrição caso possa presente.
A participação é gratuita e as inscrições encontram-se abertas até dia 31 de Outubro.

Mais informações em URZE

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ESA leads the way to map boreal forest‏

How best to map ‘boreal’ or northern forest with spaceborne radar is the focus of an ESA campaign currently underway in northern Sweden. By answering this question, the campaign addresses one of the key objectives of the candidate Earth Explorer BIOMASS mission.

ESA
Read more at:

PT: Eng. Florestal

ENGENHEIRO TÉCNICO AGRÁRIO - PRODUÇÃO FLORESTALDescription: ENGENHEIRO TECNICO FLORESTAL COM EXPERIENCIAGeographical InformationCountry: PortugalRegion:Salary / ContractMinimum salary: 600.00Salary currency:
EuroSalary tax: IlíquidoSalary period: Mês
Contract type: A Termo - CompletoExtrasAccommodation provided: NoRelocation covered: NoMeals included: NoTravel expenses: NoRequirementsEducation skills required:
BacharelatoEmployerHow to apply
Contact: cte.salvaterra.drl@iefp.pt
Last date for application: 30/11/2008
Other Information
Number of posts: 1
Date published: 16/10/2008ISCO
code: 2213
National reference: 587593448
Nace code: 2664

Eng Florestal

Aviso n.º 25291/2008, D.R. n.º 203, Série II de 2008-10-20
Câmara Municipal de Ferreira do ZêzereAbertura de processo de selecção destinado à contratação em regime de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado de um técnico superior - engenheiro florestal (estagiário)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

proder: publicação de regulamentos

proder: publicação de regulamentosmedidas do Eixo 2
Foram publicadas no passado dia 9, as Portarias que regulamentam as medidas do Eixo 2 relevantes para as Florestas. Para consultar a Portaria nº 1137-B/2008 – Ordenamento e Recuperação de Povoamentos clique aqui.
Para consultar a Portaria nº 1137-C/2008 – Minimização de Riscos clique aqui.
Para consultar a Portaria nº 1137-D/2008 – Valorização ambiental dos Espaços Florestais – Florestas clique aqui.

Nova expansão da Zona Industrial do Tortosendo na Covilhã ameaça 3000 sobreiros e Reserva Ecológica Nacional‏

A Câmara Municipal da Covilhã está a promover a expansão da Zona Industrial do Tortosendo próximo da Covilhã, numa 3.ª fase que abrange uma área superior a 83 hectares, maioritariamente integrados na Reserva Ecológica Nacional e também na Reserva Agrícola Nacional, onde em parte da área existe um povoamento de sobreiros com mais de 3000 árvores, algumas das quais centenárias.

Nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 2º do Decreto Lei n.º 169/2001, de 25 de Maio, o qual restringe as autorizações para corte ou arranque em povoamentos de sobreiros e azinheiras, só é permitida a conversão de área de povoamento de sobreiros quando seja visada a realização de empreendimentos de imprescindível utilidade pública e quando não existem alternativas de localização, como acontece em parte da área envolvente à ZI do Tortosendo.

Esta excepção deve-se limitar exclusivamente aos “bens colectivos” (estradas, hospitais, escolas, entre outros) e não a áreas para instalação de equipamentos de natureza privada (urbanizações ou loteamentos industriais quando existem alternativas de localização).

Para promover esta nova expansão da Zona Industrial do Tortosendo, a Câmara Municipal da Covilhã efectuou a proposta de suspensão parcial do Plano Director Municipal – 3.ª fase, na reunião do executivo do passado dia 15 de Fevereiro de 2008, para contornar a regulamentação em vigor no PDM.

Apesar da Câmara Municipal da Covilhã ter emitido o Edital n.º 248/2008 em 7 de Fevereiro de 2008 para aprovação da revisão do Plano de Pormenor da Zona Industrial do Tortosendo, alertamos para a necessidade de salvaguardar as condicionantes ambientais de ordenamento do território.

A Quercus exige Avaliação de Impacte Ambiental e salvaguarda dos sobreiros

De acordo com a legislação o projecto em causa carece de Avaliação de Impacte Ambiental dado a expansão do parque industrial ter mais de 10 hectares. Esta avaliação é essencial para o devido planeamento do território, sendo ainda importante encontrar alternativas à área onde existe o povoamento de sobreiros.
Entretanto, dado que não existe, nem pode existir uma declaração de imprescindível utilidade pública, esperamos que esta pretensão de abate de sobreiros seja negada pela Autoridade Florestal Nacional.


Lisboa, 13 de Outubro de 2008

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Para mais informações contactar: Hélder Spínola 937 788 471 ou Domingos Patacho: 937 515 218

domingo, 12 de outubro de 2008

Workshop - Incêndios Florestais: 5 anos após 2003 | 17 Outubro‏


CULTIVO DE COGUMELOS - ACÇÕES FORMATIVAS PARA O 2.º SEMESTRE DE 2008

A ADRAT vai realizar sessões formativas sobre o cultivo de cogumelos (pleurotus ostreatus). As sessões irão decorrer na Quinta da Freixeda em Vidago, nos dias 6, 13, 20 e 27 de Novembro e 4 e 11 de Dezembro de 2008. Para mais esclarecimentos queiram fazer o favor de contactar a ADRAT através do telefone 276 340 920 ou através do e-mail: geral@adrat.pt Documentos...

Seminário-Gestão Florestal Sustentável e Certificação:


Perspectiva Operacional A Gestão Florestal Sustentável e o seu processo de Certificação são palavras-chave associadas a processos e formas de actuar que atravessam e afectam decisivamente não só o sector florestal como também dizem cada vez mais à sociedade Portuguesa em geral, que tende a encarar a floresta e o seu ordenamento de uma forma integrada, com implicações muito importantes em termos ambientais, económicos e sociais. Neste contexto e numa altura em que a certificação florestal ganha uma importância e reconhecimento crescentes, a Naturlink, o Instituto Superior de Agronomia e a INOVISA, estão a organizar o...Saber mais...

DR 197 SÉRIE I de 2008-10-10

Declaração de Rectificação n.º 59/2008
Presidência do Conselho de Ministros - Centro JurídicoRectifica a Portaria n.º 846/2008, de 12 de Agosto, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que aprova o Regulamento de Aplicação da Acção n.º 1.3.3, «Modernização e Capacitação das Empresas Florestais», da medida n.º 1.3, «Promoção da Competitividade Florestal», integrada no subprograma n.º 1, «Promoção da Competitividade», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 155, de 12 de Agosto de 2008

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Semana Florestal Europeia / European Forest Week

European Forest Week 2008 celebrates the contribution of European forests in mitigating climate change, providing wood and renewable energy, securing the supply of fresh water and protecting our environment.
O quê
Semana Florestal Europeia
Quando
2008-10-20 08:00 até 2008-10-24 18:00
Onde
Roma
Nome do Contacto
EFW Coordinator
Email do Contacto
efw@unece.org
European Forest Week 2008 celebrates the contribution of European forests in mitigating climate change, providing wood and renewable energy, securing the supply of fresh water and protecting our environment.
The week was declared by the ministers responsible for forests of 46 European countries and is being jointly organized by the European Commission, the Food and Agriculture Organization of the United Nations, the Ministerial Conference on the Protection of Forests in Europe and the United Nations Economic Commission for Europe, in close collaboration with the Presidency of the Council of the European Union, France.
During the week of 20-24 October, a series of meetings will be held by these entities and other European forestry-related partners at the Food and Agriculture Organization Headquarters in Rome, Italy. The Rome events will bring together hundreds of individuals from governments, non-governmental organizations, research institutions, regional and international networks, United Nations agencies and the private sector. Senior forestry and other sector-related officials from all over Europe will attend. The meetings will provide a unique opportunity for diverse stakeholders and forest managers to share perspectives and seek solutions to some of the most challenging issues facing forests and forestry today: climate change, energy and water.
In conjunction with the Rome meetings, a high-profile European Union Presidency event will be held in Brussels (20 October) and a number of national and local events will take place in participating countries throughout Europe.

Mais informação sobre este evento…

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Matagais mediterranicos

Quer no próprio site da IUCN, quer no Guardian, o ex-nosso Lince-ibérico é o cabeça de cartaz desta triste serie de tele-filmes de desleixo que nos fala da extinção de espécies e da perda de biodiversidade. Às vez ainda é preciso sublinhar que mais importante que a sobrevivência, por exemplo, do Lince-ibérico em concreto, é a manutenção, proteção e conservação dos últimos pedaços de matagal mediterrânico que sobram na peninsula-ibérica. O Lince-ibérico é muito importnte porque além de ser, salvo melhor opinião (que não estou a ver) o bicho mais bonito do mundo, é também o primeiro a desaparecer de um local quando este começa a dar sinais de excesso de pressão humanizadora. O Lince-ibérico é utilizado pela direita como símbolo do ridículo que é priorizar um bicho que nunca ninguém viu em detrimento das pessoas, e pela esquerda para falar mal do capitalismo e das politicas neo-liberais. No meio disto (onde ainda assim se prefere a direita), pode ser que os espanhois um dia nos emprestem dois ou três dos seus linces para irem vegetar para o vergonhoso jardim zoológico de Silves, construido com dinheiro de uma obra (a barragem de odelouca) que vai fragmentar precisamente aqueles habitats que deviam servir de último reduto da espécie em Portugal

Jornadas Técnicas do Projecto BIONATURA "Gestão e Conservação da Biodiversidade na Macaronésia

A ARENA –Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores, tem oprazer de convidá-lo(a) a participar nas IIas Jornadas Técnicas doProjecto BIONATURA dos Açores, com o tema “Gestão e Conservação daBiodiversidade na Macaronésia”, que decorrerão a 17 e 18 de Outubro de2008, no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil. Estas jornadasterão como público-alvo estudantes e professores universitários,centros/institutos de investigação, técnicos especializados em gestão dabiodiversidade, entre outros, e têm como objectivo principal apresentar osestudos conjuntos desenvolvidos pelos arquipélagos dos Açores, Madeira eCanárias, e alguns estudos específicos desenvolvidos pelo arquipélago dosAçores, no âmbito do projecto BIONATURA.

Concurso para Atribuição de uma Bolsa de Investigação

O Departamento de Engenharia Florestal abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projecto "Integração da gestão florestal e da gestão do fogo. Modelos e sistemas de decisão, PTDC/AGR-CFL/64146/2006", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.Duração da bolsa: 3 meses, eventualmente renovávelPeríodo do concurso: o concurso encontra-se aberto de 6 a 17 de Outubro de 2008.Perfil dos candidatos: podem candidatar-se a este concurso detentores do grau de Licenciado ou Mestre em Ciências Agrárias ou Florestais, em Matemática, Estatística ou Investigação Operacional que evidenciem boa formação e experiência em desenvolvimento em sistemas de apoio à decisão bem como conhecimentos de informática e de inglês (falado e escrito). O trabalho a desenvolver envolverá a) investigação de modelos de risco de incêndio e de modelos de gestão florestal, b) programação de sistemas de informação e de decisão e c) preparação de publicações técnicas e cientificas.Remuneração: De acordo com a tabela de valores de bolsas de investigação atribuídas pela FCT.Documentos a apresentar: os candidatos deverão enviar carta com referência a este anúncio para o endereço a seguir indicado, acompanhada de curriculum vitae.Endereço: A/c Prof. José Guilherme Borges joseborges@isa.utl.pt
Instituto Superior de Agronomia
Departamento de Engenharia FlorestalTapada da Ajuda1349-017 Lisboa
Este concurso rege-se pelas disposições do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Instituto Superior de Agronomia, aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 40/2004 de 18 de Agosto.

Natureza e Sociedade: Balanço e Novas Opções para Portugal

No âmbito das comemorações do seu sexagésimo aniversário, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza promove a conferência “Natureza e Sociedade: Balanço e Novas Opções para Portugal” sobre o estado da Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal.
O objectivo principal do evento é realizar um balanço dos resultados obtidos e perspectivar o futuro da Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal.

A conferência terá quatro sessões temáticas, com comunicações de oradores nacionais e internacionais convidados:

Balanço dos resultados da Conservação da Biodiversidade em Portugal nos últimos 60 anos;
Governança, Participação Pública e Gestão Privada da Biodiversidade;
O Desenvolvimento Sustentável em Áreas de Elevada Biodiversidade;
Instrumentos de Ordenamento do Território na Conservação da Natureza.

A conferência decorrerá nos dias 4 e 5 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Inscrições e Informações:

E-mail:

DR 196 SÉRIE I de 2008-10-09



Portaria n.º 1136/2008
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Aprova os montantes a cobrar pelos serviços prestados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), bem como pela comercialização de diversos produtos

Beja: Caloiros praxados com plantação de árvores e limpeza da mata municipal

Lusa

Alunos caloiros da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG), uma das quatro do Instituto Politécnico local, vão ser praxados quinta-feira com plantação de árvores na cidade e trabalhos de limpeza da mata municipal.

A partir das 10h30, "cerca de 120 caloiros", acompanhados de alunos veteranos e com o apoio da Câmara, vão plantar oito árvores junto à residência de estudantes do Instituto Politécnico de Beja (IPB) situada perto da Escola Superior Agrária, disse hoje à agência Lusa Ana Catarina, da comissão de praxes da ESTIG.

Após a plantação das árvores e à semelhança da acção de praxe aplicada no ano passado pela ESTIG, os calorios deste ano, equipados com luvas, máscaras e sacos de plástico, também vão limpar a mata municipal de Beja, acrescentou Ana Catarina.

"É um exemplo do espírito construtivo das praxes do IPB, que, longe de humilhar os novos alunos, procuram sempre ter uma componente cívica e inserir os caloiros na vida académica e na cidade", disse à Lusa César Correia, da Associação de Estudantes da ESTIG.

Nesta lógica, no ano passado, caloiros da ESTIG foram praxados com trabalhos de limpeza da mata municipal e, em 2006, alunos da Escola Superior de Educação de Beja, outra das quatro escolas do IPB, foram praxados com trabalho voluntário no canil municipal.

"As praxes no IPB pretendem estimular a cooperação e a fraternidade entre os caloiros e os veteranos", disse César Correia, salientando que "os alunos só são praxados se quiserem".

Ecosfera

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Engenheiro Florestal‏

Aviso n.º 24608/2008, D.R. n.º 193, Série II
Câmara Municipal da Sertã
Concurso externo de ingresso para provimento de dois lugares de técnico superior estagiário (engenheiro florestal) da carreira técnica superior

Eco ginásio‏




DR 194 SÉRIE I de 2008-10-07

DR 194 SÉRIE I de 2008-10-07
Declaração de Rectificação n.º 58/2008Presidência do Conselho de Ministros - Centro JurídicoRectifica a Portaria n.º 828/2008, de 8 de Agosto, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que aprova o Regulamento de Aplicação da Acção n.º 1.3.1, «Melhoria produtiva dos povoamentos», da medida n.º 1.3, «Promoção da competitividade florestal», integrada no subprograma n.º 1, «Promoção da competitividade», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 153, de 8 de Agosto de 2008
Decreto n.º 35/2008 Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das PescasExclui do regime florestal parcial uma área de 11,5 ha, situada na freguesia da Amareleja, do concelho de Moura, pertencente ao perímetro florestal das Ferrarias, que se destina à ampliação da central fotovoltaica de Moura
Portaria n.º 1125/2008 Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das PescasCria na área da Direcção Regional das Florestas do Alentejo a área de refúgio de caça designada por Linhares, sita na freguesia do Couço, município de Coruche

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Gestão de áreas protegidas‏

A UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza, publicou recentemente um livro sobre a gestão de diferentes categorias de áreas protegidas, em função dos seus objectivos de conservação e de um conjunto de outros parâmetros ambientais, sociais e económicos. Este livro intitula-se "Guidelines for Applying Protected Area Management Categories" e os interessados poderão obter gratuitamente a versão digital deste documento a partir do seguinte link:

Projecto Floresta Unida - Noticias em Portugal - Fonte: Correio da Manhã


Floresta Unida 2030 com mais 400 milhões de árvores São 400 milhões de árvores que vão ser plantadas por técnicos florestais e profissionais da florestação, em Portugal e no estrangeiro, de 2010 até 2030. A iniciativa partiu do projecto Floresta Unida, concebido pelo coordenador David Lopes, que conta com o apoio fundamental de empresas privadas nacionais e internacionais. "Trata-se de uma ideia inovadora e apetecível, que tem sido amplamente apoiada a todos os níveis", refere. Neste programa não se tratará apenas de plantar as árvores, mas de assegurar a sua protecção e salvaguarda durante trinta anos, como explica o coordenador. "A partir do momento em que se plantar a árvore, pretende-se tratar do seu acompanhamento através de foto e videovigilância, com visionamento on-line. Depois disso, é possível ver, com o tempo, como se desenvolve a árvore." Para isso, será necessário reunir uma quantia avultada de dinheiro, mas os custos totais estão ainda a ser analisados. Chile, Espanha e Itália são três países que vão ser abrangidos pela Floresta Unida, porque contam com "embaixadas do projecto no terreno" que tratarão das plantações. Nesse aspecto, as empresas privadas desses países vão ser importantes para apoiar financeiramente a causa. Este ano, em Portugal, já foram plantadas 30 mil árvores na Lousã e, em Novembro, estão previstas mais 150 mil para a serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz – áreas que os técnicos entenderam ser mais propícias para plantar. Entre as espécies foram plantados carvalhos americanos e sobreiros, por exemplo, "porque são altamente resistentes aos incêndios florestais e não têm grandes focos de doenças". Ao todo, serão 12 as áreas de plantação a nível nacional, que já contam com o apoio de 17 empresas. De acordo com o coordenador David Lopes, o projecto é completamente inovador também na filosofia. "Isto porque vamos plantar em grandes áreas de interesse público, sem interesses económicos por trás e sem plantações em áreas privadas", refere. Apesar de já terem sido plantados alguns milhares de árvores, o projecto só arranca oficialmente em 2010. As já plantadas contarão, contudo, para a contagem das ambiciosas 400 mil pensadas no programa. NOTAS DATAS E CUSTOS O projecto arranca em 2010, mas este ano já foram plantadas 30 mil árvores na Lousã. Os custos totais para que as plantações decorram até ao ano 2030 estão ainda a ser avaliados. ESPANHA, ITÁLIA E CHILE São países que também vão ser alvo de plantações, através de equipas no terreno, vinculadas ao programa. Para isso, o apoio das empresas privadas será fundamental. FIGUEIRA DA FOZ A partir de Novembro deste ano serão plantadas 150 mil árvores na serra da Boa Viagem, Figueira da Foz.
Tiago Esteves
Fonte : Correio da Manhã Data : 28 de Setembro de 2008 Ligação:

domingo, 5 de outubro de 2008

Seminário e entrega de cadernos técnicos sobre Gestão Florestal Sustentável‏

No âmbito da organização do seminário "Gestão Florestal Sustentável e Certificação: Uma Perspectiva Operacional", organizado pela Naturlink, Instituto Superior de Agronomia e INOVISA e que decorrerá no próximo dia 31 de Outubro no auditório do Colégio Militar em Lisboa ( http://www.emailbrain.com/sendlink.asp?HitID=1223033372000&StID=53826&SID=1&NID=349960&EmID=59845160&Link=aHR0cDovL3d3dy5lbWFpbGJyYWluLmNvbS9zZW5kbGluay5hc3A/SGl0SUQ9MTIyMTY1NDcwMTAwMCZTdElEPTUzODI2JlNJRD0xJkVtSUQ9ODIwNjA4NDMmTGluaz1hSFIwY0RvdkwzZDNkeTV1WVhSMWNteHBibXN1Y0hRdlkyRnVZV2x6TDBGeWRHbG5ieTVoYzNBJTJGYVVGeWRHbG5iejB5TkRZME53JTNEJTNE ), a CONFAGRI e a FENAFLORESTA disponibilizaram amavelmente uma colecção de quatro cadernos técnicos sobre gestão florestal sustentável e certificação para cada um dos participantes inscritos no Seminário.

Esta colecção foi recentemente publicada pela CONFAGRI e FENAFLORESTA, com participação da ERENA e SATIVA na produção dos respectivos conteúdos, sendo constituida pelos seguintes títulos:
- "Avaliação de Povoamentos Florestais"
- "Protecção da Floresta Contra Incêndios"
- "Conservação da Biodiversidade em Meios Florestais"
- "Guia de Implementação de Gestão Florestal Sustentável"
Cada um dos participantes inscritos no Seminário receberá sem custos adicionais uma colecção completa destes cadernos técnicos (entre outra documentação).

Lembramos que este evento irá congregar trabalhos e entidades-chave associados ao sector florestal em Portugal e ao processo de certificação, para além de um investigador britânico que está a desenvolver trabalho de referência sobre a exploração sustentável dos recursos florestais. As diferentes apresentações do Seminário consideram em particular os requisitos e as componentes principais do processo de certificação florestal e a sua operacionalização prática.

Recordamos que o período das inscrições termina no próximo dia 17 de Outubro e que o Programa do Seminário é o seguinte:

08:30 - Recepção dos Participantes.
10:00 - Sessão de Abertura
10:15 - "Gestão e protecção da floresta: planeamento e certificação"José Guilherme Borges e Pedro Ochôa de Carvalho - Instituto Superior de Agronomia
10:35 - "Critérios e indicadores de sustentabilidade"Margarida Tomé, Sónia Faias, Andrea Teixeira e José Tomé - Instituto Superior de Agronomia
10:55 - "Inventário florestal e certificação"André Simões de Carvalho - Portucel Soporcel11:15 - Pausa para café
11:35 - "Monitorização e gestão da biodiversidade florestal: conceitos e aplicações"Pedro Beja, Luís Reino, Ana Ganhão, Cristina Pereira, Ana Júlia Pereira, Joana Santana, Miguel Porto e Luís Gordinho - ERENA
11:55 - "Grupo APFCertifica: procedimentos de conservação do solo e da água"Conceição Silva - Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes
12:15 - "Sustainable development: A view from the woods" Graham Woodgate - Universidade de Londres
13:00 - Almoço livre
15:00 - "A responsabilidade social das empresas e a SHST - Caso prático SHST/Silvicultura - Silvicaima"Henk Feith - Silvicaima
15:20 - "Avaliar com os outros: caso de estudo do uso de técnicas participativas para avaliar a gestão florestal"Ana Dahlin - Capital Natural
15:40 - "A certificação e a economia da floresta"Fernando Páscoa - Escola Superior Agrária de Coimbra
16:00 - Pausa para café
16:20 - "Requisitos e processo de certificação de gestão florestal sustentável"Vanessa Linforth e Isabel Ramos - SATIVA
16:40 - "FSC, PEFC, duas faces da mesma moeda? A certificação da gestão florestal"Sara Pereira - Subcomissão SC NP4406:2005 versus FSC
17:00 - Conclusões e encerramento dos trabalhos

Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre o Seminário e descarregar a ficha de inscrição no seguinte artigo do portal Naturlink:
"Seminário Gestão Florestal Sustentável e Certificação: Uma Perspectiva Operacional"

Cooperação entre Associações Ecologistas da Macaronésia‏

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica celebraram, recentemente, um protocolo de cooperação inter-regional com duas associações ecologistas da Macaronésia. O acordo estabelecido com a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (Madeira – Portugal) e com o Colectivo Turcón – Ecologistas en Acción (Ilhas Canárias – Espanha) visa a defesa do ambiente e dos valores naturais e culturais da Macaronésia e tem os seguintes objectivos: Organizar conjuntamente actividades para a divulgação, a conservação, o estudo e a investigação da flora e da fauna presentes na região da Macaronésia;Estabelecer linhas de colaboração e conhecimentos especializados no domínio do turismo rural, dos passeios a pé, das reservas naturais, do litoral, entre outros;Promover uma aproximação em matéria de energia e de água, perante a escassez do petróleo, procurando alternativas para os padrões de consumo vigentes e soluções para as alterações climáticas;Trocar experiências nos campos da educação ambiental, da recuperação da paisagem, da reflorestação e de novas tecnologias de informação aplicadas ao meio ambiente.Para os Amigos dos Açores – Associação Ecológica, a cooperação associativa com colectividades de outras regiões assume particular interesse pela troca de experiências e de conhecimento que proporciona. No caso do presente protocolo, o facto das três associações partilharem um mesmo espaço biogeográfico - a Macaronésia – com evidentes afinidades geográficas, geológicas e ecológicas, bem como semelhanças culturais, propicia uma permuta de informações ainda mais intensa, sempre em prol da natureza e do ambiente insular.
- Amigos dos Açores - Associação Ecológica Av. Da Paz, 14, 9600-053 Pico da Pedra São Miguel, Açores (Portugal)
Tel. (+351) 296 498 004
Fax. (+351) 296 498 006
www.amigosdosacores.pt.vu

Acção de formação:

Tratamento de fumigação para madeira infectada pelo nemátodo do pinheiro17 de outubro, bragaA ANEFA , em parceria com a empresa CAFUM promove a Acção de Formação teórico-prática 'Tratamento de fumigação para madeira infectada pelo Nemátodo do Pinheiro', a realizar-se no dia 17 de Outubro de 2008, em Braga, Vila Verde, Turiz.Para obter mais informação e a ficha de inscrição clique aqui.

DR 190 SÉRIE I de 2008-10-01

Declaração de Rectificação n.º 55/2008Presidência do Conselho de Ministros - Centro JurídicoRectifica o Decreto-Lei n.º 159/2008, de 8 de Agosto, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que aprova a Lei Orgânica da Autoridade Florestal Nacional, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 153, de 8 de Agosto de 2008

Progressão da doença do pinheiro-bravo é “assustadora” na região centro‏

Técnicos florestais e investigadores visitaram zona
Progressão da doença do pinheiro-bravo é “assustadora” na região centro
03.10.2008 - 08h50
Por Ana Fernandes - Público
Bastaandar pelo IP3. Quem por ali viaja todos os dias não fica indiferente àprogressão do número de pinheiros-bravos mortos na paisagem que seavista. Numa visita que ontem decorreu em vários concelhos afectados docentro do país, organizado por investigadores em colaboração com aassociação Caule, o sentimento é de desânimo. “Isto está muito pior doque pensávamos”, resume Manuel Mota, da Universidade de Évora. Em Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova e Santa Comba Dão, asárvores estão a secar e a morrer. De cerca de 2800 amostras retiradasna região, cinco por cento acusaram a presença de nemátodo, umminúsculo verme que entope os canais de seiva, secando ospinheiros-bravos. Masa reduzida percentagem de amostras positivas pode não traduzir toda arealidade. “Há muitas dúvidas sobre como é feita a amostragem, pois jáse provou que às vezes, enquanto no tronco dá negativo, na copadetecta-se o nemátodo”, diz Luís Dias, da Confederação dos Agricultoresde Portugal. Só que é difícil chegar à copa sem se abater a árvore, oque leva a que os testes privilegiem mais as amostras do tronco. LuísDias critica que, nos últimos anos, se tenham concentrado as atençõesno nemátodo, “esquecendo outras pragas que também afectam o pinhal eque também explicam a considerável mortalidade a que se assiste”. VascoCampos, presidente da Caule (Associação Florestal da Beira Serra),discorda: “Sou produtor florestal nesta zona há muito tempo e até hádois anos não tínhamos esta mortalidade. Neste momento já temos cercade 100 mil hectares afectados.” Luís Dias concede que, face ao quetinha visto na zona em Abril e ao que ontem vislumbrou, tudo se agravou. Eagora? O desânimo instala-se. “Parece já não ter solução”, dizem.Quando se descobriu que havia nemátodo na região centro, não eradifícil adivinhar que a situação seria complicada. “A propriedade émuito pequena e os proprietários estão ausentes”, explica Vasco Campos.E há ainda o relevo e a falta de acessos, que só dificultam eventuaisiniciativas. Estas têm sido escassas. “Só houve acções pontuais, tem dehaver uma acção concertada para abrandar o que está a acontecer eevitar que isto chegue desta forma a outras regiões, soluções que terãode passar pelas associações de produtores florestais”, considera LuísDias, que se diz, no entanto, esperançado com as iniciativas empreparação na Secretaria de Estado das Florestas. A opiniãounânime é que o assunto foi mal tratado desde o início, quando surgiuna península de Setúbal, uma zona onde era mais fácil enfrentar oproblema devido ao seu relevo clemente e a uma maior dimensão dapropriedade. Mas pelas serranias do centro tudo é diferente e“assustador”. “Está a progredir a uma velocidade espantosa”, diz ManuelMota. “A Comissão Europeia tem de se envolver mais, não só nastentativas de erradicação, mas também no apoio à investigação, porquenão adianta andarmos aqui todos a arriscar prognósticos sem saber todasas variáveis”, defende. Conhecer o ciclo de vida do nemátodo e doinsecto que o transporta, assim como o grau de resistência das árvoressão passos fundamentais, considera. “Estamos numa fasedramática, que implica cortes substanciais, mas sem fiscalização sobrea circulação da madeira nada se conseguirá”, diz o investigador. Muitosacreditam que foram os carregamentos com toros contaminados para forada zona afectada, que ninguém controlou, que disseminou a praga noresto do país.

Campanha “Reflorestar a Faia Brava”‏

Campanha "Reflorestar a Faia Brava"A Associação Transumância e Natureza (ATN), ONGA com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, está a organizar uma Acção de Formação Ambiental chamada "Reflorestar a Faia Brava", que irá decorrer dias 10, 11 e 12 de Outubro. Há semelhança do que aconteceu um pouco por todo o Pais, a Reserva da Faia Brava, gerida pela ATN, sofreu incêndios devastadores, tendo o último grande incêndio ocorrido em 2003, causando a destruição do coberto vegetal, erosão e alteração dos solos e perda da biodiversidade local. Os campos de trabalho têm vindo a organizar-se desde 2005, com o objectivo de recuperar o coberto vegetal ripícula, preservando os habitats e recuperando as linhas de água e zonas envolventes, melhorando também as condições do solo, muito pedregoso e pobre, que se deteriorou muito após os incêndios, e aumentar a biodiversidade local. Para tal, precede-se à recolha de sementes, para criação de um viveiro no local, e plantação de espécies endémicas características, tais como Freixo, Lódão, Acer monspessulano, Sobreiros, entre outros.Participe neste esforço de conservação, num fim-de-semana diferente, em que aprenderá, através de experiências práticas, a cuidar do nosso bosque em contacto com a natureza, plantando árvores autóctones!Quem pode participar? Esta actividade realizar-se-á para um mínimo de 10 e um máximo de 20 participantes. A actividade destina-se a participantes de todas as idades, com interesse em ganhar ou aprofundar conhecimentos em conservação e restauração ecológica. É essencial que os participantes tenham disponibilidade de participar em todos os dias de formação. Os trabalhos práticos serão efectuados ao ar livre, será necessário estar em boa forma física, estar protegido com vestuário adequado, mas sobretudo é necessário ter bastante entusiasmo e interesse pela conservação da natureza!Custo e o inclui: 30 euros (sócios ATN) e 50 euros (não sócios). Inclui seguro de acidentes pessoais; transporte de F.C. Rodrigo a Algodres e entre locais de módulos deformação; peq. almoços, almoços e jantares; certificado de participação, documentação e t-shirt.Inscrições e mais informações no nosso site: http://www.atnatureza.org/actividades/formacao.phpContactos: Eng. Filipe Figueiredo tel. 96 210 22 64, 271 313 915 ou f.figueiredo@atnatureza.org

Guia de cogumelos silvestres‏

A FPFP, Federação dos Produtores Florestais de Portugal, editou este ano o livro "Guia de Campo Cogumelos Silvestres", de autoria de Rodrigo Fernandes, o qual resultou de um inventário dos recursos micológicos da região de Quiaios, concelho da Figueira da Foz. Este documento não pretende ser um manual teórico mas sim um guia prático de auxílio à identificação de cogumelos silvestres, apresentando informação sobre o habitat, época, valor gastronómico, fisionomia e observações dos cogumelos inventariados na área de estudo, para além de um glossário de termos micológicos.

Este documento foi alojado na plataforma Pluridoc e os interessados poderão descarregá-lo gratuitamente a partir do seguinte link:

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Os Pequenos Florestadores

No âmbito do projecto de educação ambiental e cidadania "Os PequenosFlorestadores" irá ser efectuada uma acção de voluntariado no dia 12 deOutubro (domingo) de remoção de plantas invasoras (Chorão) e a plantaçãode plantas autóctones (Carrasco, Pinheiro Manso, Aroeira e Medronheiro)produzidas no Viveiro do Grupo Flamingo na Paisagem Protegida da ArribaFóssil da Costa de Caparica com sementes da Mata dos Medos. Esta actividade não tem limite de idades nem limite de participantes (ou seja pode aparecer a família toda dos avós aos netos), masnecessita de inscrições por uma questão de controlo da quantidade depessoas que querem participar e de materiais a disponibilizar (luvas e ferramentas de jardinagem) por nós. Informações sobre "Os Pequenos Florestadores":www.grupoflamingo.org