sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Assistente Florestal para projecto Life Laurissilva Sustentável (m/f)(05-01-10)

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Assistente Florestal para projecto Life Laurissilva Sustentável

O cargo é criado para assegurar as acções de controlo de plantas exóticas invasoras e conservação de plantas nativas dos Açores incluídas nas acções de restauro ecológico na área da Serra da Tronqueira para o projecto LIFE Laurissilva Sustentável (ver www.spea.pt/life_laurissilva).

A Sede de projecto localiza-se na Povoação, em São Miguel, Açores.


A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves procura

Assistente Florestal para projecto Life Laurissilva Sustentável

O cargo é criado para assegurar as acções de controlo de plantas exóticas invasoras e conservação de plantas nativas dos Açores incluídas nas acções de restauro ecológico na área da Serra da Tronqueira para o projecto LIFE Laurissilva Sustentável (ver www.spea.pt/life_laurissilva). A Sede de projecto localiza-se na Povoação, em São Miguel, Açores.


Objectivos gerais do cargo:
O Assistente do Projecto LIFE deve fazer parte da equipa de trabalho deste Projecto, do qual a SPEA é o beneficiário, com parcerias com a Secretaria Regional de Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação. O projecto tem como principal objectivo a conservação dos habitat prioritários da Zona de Protecção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, nomeadamente a Turfeira de Altitude dos Graminhais e a floresta natural de Laurissilva, habitat do Priolo, através da implementação de medidas de gestão que asseguram a conservação destas áreas, sobretudo através da erradicação de espécies exóticas invasoras e a plantação de espécies nativas produzidas em viveiro dedicado ao projecto.

Tarefas principais:
? Acompanhamento e monitorização das acções de controlo de plantas exóticas invasoras em habitats naturais
? Coordenar e monitorizar os trabalhos referentes à avaliação da eficácia dos métodos de controlo de Gunnera tinctoria, Pittosporum undulatum e Acacia melanoxylon nos habitats prioritários do projecto
? Elaboração de cartografia de apoio em Sistema de Informação Geográfica e apoio na elaboração de pareceres técnicos relevantes no acompanhamento de todas as acções do projecto.
? Acompanhamento das equipas nas acções de recuperação de turfeira no Planalto dos Graminhais
? Colaboração na elaboração do Plano de Acção para a Recuperação e Conservação de habitats prioritários no futuro sítio Tronqueira/Planalto dos Graminhais
? Apoio ao funcionamento do viveiro e produção de plantas nativas
? Apoio em workshops e acções de divulgação
? Acompanhamento da evolução das políticas de utilização de produtos químicos e aparecimento de novas substâncias com potencial para restauro de habitats
? Participar nas reuniões da equipa de trabalho e das Comissões Executiva e Consultiva do projecto, mantendo com regularidade os parceiros informados sobre as diversas actividades das acções sob a sua responsabilidade.

Requisitos:
? Licenciatura em Ciências Naturais (por exemplo Engenharia Florestal, Engenharia Agrónoma, Biologia, Engenharia Biofísica).
? Conhecimentos de informática na óptica do utilizador e experiência em Sistemas de Informação Geográfica.
? Conhecimentos de técnicas de trabalho e manutenção de moto-serras e pequenas máquinas florestais
? Capacidade de trabalhar em grupo e de integrar uma equipa em ambientes isolados.
? Disponibilidade para viver nos Açores durante 3 anos.
? Domínio da língua inglesa.
? Carta de condução e experiência em veículos todo-o-terreno.

Condições de trabalho:
O cargo prevê um salário bruto máximo na ordem de €1.200, em regime de contrato de trabalho a termo certo. Todas as candidaturas devem conter curriculum vitae resumido (máximo de 3 páginas) e carta de motivação com contactos de pelo menos duas referências, dirigido exclusivamente por correio electrónico para acores@spea.pt com a referência “AF 2010”, até ao dia 18 de Janeiro de 2010 inclusive. Não serão aceites candidaturas após esta data. Fonte Naturlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário