terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Madeira: CDU quer criar reservas ecológicas nos leitos de ribeiras e na orla costeira


05.01.2010Justificar
Lusa

O Grupo Parlamentar da CDU/M vai apresentar esta semana, na Assembleia Legislativa da Madeira, uma proposta legislativa que visa a criação de reservas ecológicas nos leitos das ribeiras e na orla costeira.

O líder regional da CDU/M, Edgar Silva, lembrou que“esta legislação já existe a nível nacional e nos Açores e visa criar zonas de seguranças nos leitos das ribeiras e rios e na orla costeira”.

“Na Madeira, não há lei e por isso se assiste a situações como a verificada no leito da ribeira de Santo António, em que a par do estrangulamento da ribeira, ainda se assiste a construções de parques industriais clandestinos e projecta-se a criação de um grande parque de estacionamento”, denunciou.

“A situação que aqui se verifica é uma autêntica bomba relógio, que põe em perigo a cidade do Funchal mas, é também, uma amostra do que se passa um pouco por toda a Região, com as ribeiras transformadas em canais e com a agravante do peso da construção”, alertou.

O mesmo “se passa nas zonas litorais, em que não existem margens de segurança para a construção, com as consequências que todos conhecem”.

O dirigente comunista apelou por isso ao Governo Regional e à maioria PSD para que “sejam responsáveis e, finalmente, acedam a criar legislação de forma ao estabelecimento destas reservas ecológicas”. Retirado do Ecosfera


Pena a ideia ser só na Madeira, aqui pelo continente também devia existir alguma coisa do género uma vez que são zonas muito importantes, e cada vez mais ameaçadas e a perder diversidade de espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário