Nos dias 27 e 28 de Novembro, terá lugar um encontro transfronteiriço de micologia. Este intercâmbio com aficionados espanhóis, pretende proporcionar não só a troca de experiências e conhecimentos, mas também o convívio e usufruto das saídas de campo no Outono. No encontro estarão presentes experientes micólogos com um grande sentido de partilha do conhecimento, pelo que será uma excelente oportunidade de aprendizagem e contacto para participantes iniciados ou pessoas experientes. Para além das saídas de campo, estão previstas apresentações de interesse no domínio do ordenamento dos recursos micológicos, da etnomicologia, e da partilha de experiências de um micólogo pelo mundo.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Encontro Transfronteiriço de Micologia
Nos dias 27 e 28 de Novembro, terá lugar um encontro transfronteiriço de micologia. Este intercâmbio com aficionados espanhóis, pretende proporcionar não só a troca de experiências e conhecimentos, mas também o convívio e usufruto das saídas de campo no Outono. No encontro estarão presentes experientes micólogos com um grande sentido de partilha do conhecimento, pelo que será uma excelente oportunidade de aprendizagem e contacto para participantes iniciados ou pessoas experientes. Para além das saídas de campo, estão previstas apresentações de interesse no domínio do ordenamento dos recursos micológicos, da etnomicologia, e da partilha de experiências de um micólogo pelo mundo.
biomassa: indústria promove dia de protesto europeu
No contexto de uma iniciativa de protesto promovida pela EPF (European Panel Federation), destinada a sensibilizar os Governos, agentes do sector florestal e a opinião pública, para os potenciais impactos negativos para a economia e sociedade provocados pelos incentivos à produção de energia a partir de biomassa florestal, várias unidades industriais suspenderão a sua actividade hoje, designadamente as dos associados do Centro PINUS Luso Finsa e Sonae Indústria.
Para obter mais informação consulte este site.
Legislação Zonas de Caça
P 1120/2010 - Desanexa da zona de caça turística da Perna do Arneiro e anexas vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Comenda, município de Gavião (processo nº 3625-AFN), e concessiona a zona de caça turística da Herdade do Arneiro a Carrilho e Filhas – Empreendimentos Imobiliários, L.da, por um período de 12 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos na freguesia de Comenda, município de Gavião (processo nº 5598-AFN).
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
P 1121/2010 - Cria a zona de caça municipal da freguesia da Abrigada, por um período de seis anos, constituída pelos terrenos cinegéticos sitos na freguesia da Abrigada, município de Alenquer, e transfere a sua gestão para a Associação de Caçadores da Freguesia da Abrigada (processo nº 5583-AFN).
P 1122/2010 - Cria a zona de caça municipal das Terras do Demo, por um período de seis anos, constituída por vários terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Segões e Peva, município de Moimenta da Beira, e transfere a sua gestão para a Associação de Caça e Pesca das Terras do Demo (processo nº 5594-AFN).
P 1123/2010 - Desanexa da zona de caça associativa da Herdade da Charneca (processo nº 31-AFN) e anexa à zona de caça turística da Herdade de Vale Formoso (processo nº 1554-AFN) dois prédios rústicos denominados Herdade da Panascosa, sitos na freguesia de Póvoa de São Miguel, município de Moura.
P 1124/2010 - Anexa à zona de caça turística do Monte do Alhinho vários prédios rústicos sitos na freguesia de Santana de Cambas, município de Mértola (processo nº 4537-AFN).
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Legislação Zonas de Caça
P 1114/2010 - Exclui da zona de caça municipal de Monsanto vários terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Monsanto, município de Idanha-a-Nova (processo nº 2721-AFN), e anexa à zona de caça associativa do Carroqueiro vários prédios rústicos e desanexa outro, todos sitos na freguesia de Monsanto, município de Idanha-a-Nova (processo nº 5011-AFN).
P 1115/2010 - Anexa à zona de caça associativa de Quintã de Pêro Martins vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Quintã de Pêro Martins, Penha de Águia e Vale de Afonsinho, município de Figueira de Castelo Rodrigo (processo nº 2918-AFN).
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
P 1116/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa do Mondego, por um período de seis anos, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Aldeia Viçosa, Cavadoude, Faia, Maçainhas, Mizarela, Pêro Soares, Porto da Carne, Vila Cortez do Mondego e Vila Soeiro, município da Guarda (processo nº 3827-AFN).
P 1117/2010 - Cria a zona de caça municipal de Santa Comba de Rossas, pelo período de seis anos, e transfere a sua gestão para a Associação de Caça e Pesca de Santa Comba de Rossas, constituída pelos terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Pinela, Santa Comba de Rossas e Sortes, todas do município de Bragança (processo nº 5316-AFN).
P 1118/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal de Valverde, por um período de seis anos, constituída por vários terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Valverde, município de Mogadouro (processo nº 3522-AFN).
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Apanha de bolota Quercus robur, em Castanheira de Pêra
Próxima 4ª-feira, dia 3 de Novembro, no Carvalhal do Corgo (Castanheira de Pêra), pelas 10.oo horas, o Criar Bosques, juntamente com a Câmara Municipal de Castanheira de Pêra irá desenvolver a apanha de 220 Kg de bolota de Carvalho-Alvarinho (Quercus robur). Para chegar ao local de colheita, consultar o link:
Eng. Agronomo, Eng. Florestal
pretende admitir para reforçar quadro de Departamento de Prestação de Serviços de Carpintaria
• Formação em Engenharia Florestal ou Agronómica ou das Madeiras
• Espírito Comercial
• Proactividade e autonomia
• Capacidade de liderança
• Carta de condução
. Disponibilidade para deslocações
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Voluntários plantaram 30 mil árvores na Lousã
Lusa
Mais de 1200 voluntários participaram hoje [sábado] numa campanha de reflorestação na Lousã, promovida pela Fundação Floresta Unida, em que foram plantadas 30 mil árvores de 12 espécies autóctones, numa extensão de 15 hectares.
Entre eles, contava-se o actor Paulo Pires, um dos rostos mediáticos desta iniciativa que decorreu junto ao aeródromo da Lousã, numa área que foi fortemente atingida pela doença do pinheiro (nemátodo).
“É importante que os jovens recebam a mensagem de que é preciso semear para colher amanhã e de que as árvores contribuem para a qualidade de vida de todos nós”, disse o actor, quando plantava a sua espécie, acompanhado de David Lopes, responsável pelo projecto Floresta Unida.
Para além da plantação, destaca David Lopes, o que se pretende “é garantir a gestão e a linha de continuidade para os anos vindouros e por um período de 30 anos”.
Até ao momento, foram plantadas em Portugal 410 mil árvores ao abrigo deste projecto, que conta com o apoio de várias empresas nacionais e estrangeiras. “Isto equivale a qualquer coisa como 200 milhões de árvores sem qualquer tipo de gestão”, sublinhou David Lopes.
As 30 mil árvores plantadas durante o dia de hoje nos terrenos circundantes ao aeródromo e Centro de Operações e Técnicas Florestais da Lousã integram-se, segundo aquele responsável, no objectivo de “plantar 400 milhões de árvores até 2030”, em vários países, naquele que é o maior projecto mundial de floresta sustentável.
O presidente da câmara da Lousã, Fernando Carvalho, que também participou na iniciativa, lembrou à agência Lusa que o concelho “tem tido grandes problemas com o nemátodo” e que esta reflorestação vem, em parte, colmatar essa situação. “A partir de hoje, todos nós temos a responsabilidade e obrigação de cuidar da árvore que plantou”, sublinhou o autarca, que plantou um carvalho, espécie autóctone da Serra da Lousã. In Ecosfera
II Passeio ao Parque Nacional da Peneda - Gerês
Micologia, uma ciência em pleno desenvolvimento…
Símbolo da harmonia entre o Homem e a natureza, o Parque Nacional da Peneda - Gerês é uma partilha permanente de actividades e sentimentos das gentes, aliada à natureza das inóspitas montanhas de granito moldadas pelo tempo. As águas correm cristalinas pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade da fauna, flora e fungos, proporcionando um movimento contínuo de calma e prazer.
Entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, a Serra da Peneda em conjunto com a do Gerês, constituem a única área protegida portuguesa classificada como parque nacional.
O Núcleo Regional do Porto da Quercus organiza, nos próximos dias 06 e 07 de Novembro um fim-de-semana de partilha com o meio envolvente indo à descoberta de algumas espécies micológicas que abundam nesta altura. No dia 06 além da visita guiada à ETAR de Parada de Bouro, os participantes poderão contribuir para o projecto criar bosques apanhando bolotas que serão posteriormente plantadas.
Carlos Venade, conceituado estudioso de fungos (e não só) fará uma breve apresentação do tema e de seguida parte-se à descoberta deste grupo de seres vivos fascinante.
Mais uma iniciativa, Passeios Verdes!
Programa:
1º Dia
09:00 – Encontro na Estação de Metro da Casa da Música (Junto à paragem coberta de autocarros)
10:45 – Chegada à ETAR de Parada de Bouro
11:00 – Inicio da Visita Guiada
13:00 – Chegada ao Parque de Cerdeira
13:15 – Piquenique (cada participante deverá levar farnel)
14:30 – Apanha de Bolotas – Contribuição para o projecto Criar Bosques
17:00 - Regresso ao Parque
19:30 – Jantar (prato de peixe/ carne/vegetariana, água ou refrigerante, pão, sopa e sobremesa)
20:45 – Breve Introdução à Micologia
21:30 – Alojamento no Parque de Cerdeira
2º Dia
09:30 – Pequeno-Almoço (1 pão c/ manteiga ou queijo ou fiambre, 1 copo de leite com café, simples, ou com chocolate)
10:00 – Inicio do percurso à descoberta dos Cogumelos
12h30 – Paragem para almoço (cada participante deverá levar farnel)
13h30 – Continuação da interpretação dos Cogumelos
16h00 – Regresso ao Parque da Cerdeira
17h00 – Fim do Programa
Inclui: seguro de acidentes pessoais, visitas guiadas, documentação, jantar, pequeno almoço e dormida em camaratas. (http://www.parquecerdeira.com/pt/campismo).
Boleias organizadas – Se tiver boleias para oferecer ou precisar de boleia por favor referir no acto de inscrição.
Recomendações: Aconselha-se o uso de calçado confortável e vestuário apropriado à época do ano.
Data limite para as inscrições: 01 de Novembro (Limitadas)
Preço:
Sócios – 45€
Não sócios – 50€
Pagamento: Transferência bancária para o NIB: 0035 0730 0003 2687 6307 6
Numerário – na sede do Núcleo Regional do Porto
Observações: As inscrições só serão válidas após envio de confirmação de vaga.
Contacto Inscrições/Informações:
Correio electrónico: passeiosverdes@gmail.comSeminário: a gestão de baldios e as organizações florestais
Apanhar cogumelos prejudica o ambiente e pode dar processo
Já há coleccionadores de fungos a serem processados no Reino Unido
Apanhar cogumelos selvagens para fins comerciais está a tornar-se prejudicial para as áreas protegidas e florestas do Reino Unido. O problema está a ficar tão sério que já há coleccionadores de cogumelos a serem processados. De acordo com o «The Guardian», em apenas uma semana foram confiscados 45 quilos de cogumelos perto de Londres.Organizações e instituições dizem que colher para uso pessoal não é um problema, mas sim apanhar em grande escala para vender.
A comissão Nacional de Florestas está a organizar cursos para ajudar as pessoas a identificar os cogumelos e saber como apanhá-los sem danificar o ambiente.
Já o chefe de cozinha Antonio Carluccio afirma que «os cogumelos estão lá todos os anos, apanhá-los não é um problema», mas acrescenta «devia haver mais disciplina a colhê-los, sem destruir tudo à volta» e «quem quer vender devia ter licença, como em muitos países na Europa».
«Os cogumelos têm um papel vital nos habitats naturais». «Eles reciclam a natureza, pois decompõem a matéria orgânica das plantas e dos animais», disse o responsável pelos serviços florestais, Keith French.
In Diário
Eng. Florestal
Oferta Nº: 587733199
Sector de Actividade da Entidade: ACTIVIDADES DE ENGENHARIA E TÉCNICAS AFINS
Profissão Pretendida
Local Trabalho
Horário Trabalho
Outros Dados
Eng. Florestal
Empresa: Consultar Data Publicação: 20-10-2010 Número de visualizações: 1059 ID: 22539 Créditos a Debitar: 16
Introdução: Organismo Estatal abriu concurso público para o recrutamento de um Técnico Superior na área de Engenharia Florestal
Descrição da Função: O profissional a seleccionar vai exercer funções inerentes à actividade de Engenheiro Florestal
Requisitos: Escolaridade: Licenciatura em Engenharia FLorestal
Experiência Profissional: Não especificada
Idade: A partir de 18 anos
Oferece-se: Contrato de trabalho por tempo indeterminado
Remuneração mensal: a partir de 1.201,48 €
http://www.empregosonline.pt/760/DetalheJob760.aspx?idOferta=b7fc5764-a077-432c-8bda-58b55db48d1c
Local: Tomar
Entrada: Entrada Imediata
Eng. Agronomo, Eng. Florestal
Formador de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (m/f)
Zona | Faro | Empresa: | Grupo VivaMais |
Categoria | Educação / Formação | Tipo: | Part-Time |
Referencia | # 1102700 | Data: | 20-10-2010 |
Anúncio:
Grupo de empresas de prestação de serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho implantado a nível nacional, pretende recrutar para a zona do Algarve:
Formador de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
(m/f)
Requisitos:
- Bacherelato ou Licenciatura no âmbito agrícola ou florestal
- Formação específica em aplicação de produtos fitofarmacêuticos
- Experiência mínima de 3 anos na área
- CAP de Formador (factor eliminatório)
- Residência no Algarve
- Disponibilidade imediata
Se preenche os requisitos pretendidos agradecemos que envie o seu CV por e-mail para formacao@vivamais.com colocando no assunto a referência Ref: FAP
F
Legislação zonas de caça
P 1104/2010 - Anexa à zona de caça associativa de Póvoa do Concelho vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Feital, Granja, Moimentinha, Póvoa do Concelho, São Pedro, Tamanhos, Torres, Vale do Seixo, Vila Franca das Naves, Vila Garcia e Vilares, município de Trancoso (processo nº230-AFN).
P 1105/2010 - Concessiona a zona de caça turística Pata Pereira & Irmão, por um período de 12 anos, à Pata Pereira & Irmão, Lda., constituída por vários prédios sitos nas freguesias de Arraiolos e São Pedro da Gafanhoeira, município de Arraiolos (processo nº 5611-AFN).
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Eng. Agronomo, Eng. Florestal, Eng. Ambiente, Arq. Paisagista
GlobalScore - Consultores, lda Empresa: GlobalScore - Consultores, lda Categoria Engenharia ( Ambiente ) Tipo: Tempo Inteiro Referência # 1050220 Anúncio: A Global Score pretende recrutar um técnico de Qualidade e Ambiente em contexto obra. Local: Zona Norte Duração: 36 meses Disponibilidade imediata Experiência: Experiência mínima de 1 (um) ano em acompanhamento ambiental e da qualidade de obras de conservação de infra-estruturas, com componente de limpeza e poda de árvores, corte selectivo de plantas e outros trabalhos na área da conservação do património arbóreo. Caso cumpra todos estes requisitos e esteja interessado/a, envie o seu Curriculum Vitae paraanasofia@globalscore.
Descrição: Trabalho de manutenção e conservação de infra-estruturas
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS:
Formação: Licenciado em Engenharia do Ambiente ou Ciências Florestais ou Ciências Agrárias ou Arquitectura Paisagista.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Legislação zonas de caça
P 1071/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa da Herdade do Bento da Serra, por um período de 10 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos na freguesia de Alvito, município de Alvito (processo nº668-AFN).
P 1072/2010 - Primeira alteração à Portaria nº 450/2009, de 29 de Abril, que renova, por um período de seis anos, a concessão da zona de caça associativa da Herdade do Brunhal e anexas, abrangendo o prédio rústico denominado Herdade do Brunhal, sito na freguesia de Figueira de Cavaleiros, município de Ferreira do Alentejo (processo nº114-AFN).
P 1073/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal de Vila Viçosa, por um período de seis anos, constituída por terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Conceição, município de Vila Viçosa, e anexa à referida zona de caça terrenos cinegéticos sitos na mesma freguesia e município (processo nº 3879-AFN).
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
P 1074/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa do Campo do Gerês, por um período de seis anos, constituída por vários prédios rústicos sitos na freguesia de Campo do Gerês, município de Terras de Bouro (processo nº 1998-AFN).
P 1075/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa de Lageosa, por um período de 12 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos na freguesia de Lageosa da Raia, município do Sabugal (processo nº140-AFN).
P 1076/2010 - Desanexa da zona de caça associativa de Nave de Haver vários prédios rústicos sitos na freguesia de Nave de Haver, município de Almeida (processo nº231-AFN).
P 1077/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa da Herdade da Tapada de Vale Nateiros e anexos, por um período de 12 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Arez, Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Matias, todas no município de Nisa, e anexa outros à referida zona de caça, sitos nas freguesias de Arez, Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça, todas no município de Nisa (processo nº 2117-AFN).
P 1078/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa das Herdades da Tojeira e outras, por um período de seis anos, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Póvoa de São Miguel e Santo Amador, município de Moura (processo nº667-AFN).
P 1079/2010 - Anexa à zona de caça associativa do Ribeiro do Filipe vários prédios rústicos sitos na freguesia de São Matias, município de Nisa (processo nº 3077-AFN).
Legislação zonas de caça
P 1081/2010 - Concessiona a zona de caça associativa Encostas do Tâmega, por um período de 12 anos, à Associação de Caça e Pesca Encostas do Tâmega, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Bragado e Capeludos, ambas do município de Vila Pouca de Aguiar (processo nº 5607-AFN).
P 1082/2010 - Anexa à zona de caça associativa da Herdade do Souto vários prédios rústicos sitos na freguesia de Zebreira, município de Idanha-a-Nova (processo nº 59-AFN).
P 1083/2010 - Exclui da zona de caça municipal de Ervedosa terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Ervedosa, município de Vinhais (processo nº 4292-AFN).
P 1084/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal de Vila Ruiva – zona 1, por um período de seis anos, constituída por terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Alvito, município de Alvito, e na freguesia de Vila Ruiva, município de Cuba (processo nº 3927-AFN).
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
P 1085/2010 - Exclui da zona de caça municipal de Quelfes terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Moncarapacho, município de Olhão (processo nº 4493-AFN), e anexa à zona de caça associativa do Cerro da Cabeça vários prédios rústicos sitos na mesma freguesia e município (processo nº 2193-AFN).
P 1086/2010 - Substitui a planta anexa à Portaria nº 1169/2009, de 6 de Outubro, que anexa à zona de caça associativa de Sines vários prédios rústicos sitos na freguesia e município de Sines (processo nº 3854-AFN).
Eng. Florestal
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Quantas plantas vasculares há em Portugal?
Uma equipa de 18 botânicos trabalhou três anos para criar a primeira lista de referência das plantas de Portugal. O inventário “limpou” repetições e nomes que vão mudando com o tempo e chegou ao número total de 3995 espécies.
Encontro da Semente 2010 em Montemor-o-Novo.
Informamos que a participação no encontro é gratuita, com excepção da participação nas oficinas, estas têm um custo total (que engloba a frequência de todas as oficinas) de 20 euros para não sócios e de 10 euros para sócios. Pedimos a todos os interessados que se inscrevam enviando a sua inscrição para o email: colherparasemear@gmail.com, quer pretendam assistir apenas às palestras ou também às oficinas, pois deste modo facilitam a logistica do encontro. Este ano integrámos uma novidade no programa habitual, que consiste em fornecer as refeições (almoço/ jantar de sábado e almoço de domingo) confeccionadas com ingredientes (muitos de produção bio) adquiridos em produtores locais. A ementa é regional e permitirá provar, a todos que a degustarem, algumas variedades e produtos tradicionais da região.
domingo, 17 de outubro de 2010
EcoFungos - Passeio Micológico na Serra de Montejunto
Saudações EcoMicológicas,
Rui Simão
(vice-presidente)
tlm. 912225569
WORKSHOP: Desenho Biológico Cogumelos
II Jornadas Transfronteiriças - Biodiversidade e Recursos Florestais
Legislação Zonas de Caça
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
P 1058/2010 - Anexa à zona de caça associativa da Senhora do Incenso vários prédios rústicos sitos na freguesia de Penamacor, município de Penamacor (processo nº 2681-AFN).
P 1059/2010 - Cria a zona de caça municipal da Prova, por um período de seis anos, constituída pelos terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Aveloso e Prova, ambas do município de Meda, e na freguesia de Torre de Ferrenho, município de Trancoso, e transfere a sua gestão para o Clube de Caça e Pesca de Prova (processo nº 5603-AFN).
P 1060/2010 - Extingue a zona de caça associativa de Casal de Cinza (processo nº 1357-AFN), cria a zona de caça municipal de Casal de Cinza, por um período de seis anos, constituída pelos terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Arribana, Casal de Cinza, São Vicente, Sé, Jarmelo, Pousade, São Miguel da Guarda e Vila Garcia, todas do município da Guarda, e transfere a sua gestão para o Clube de Caça e Pesca da Guarda (processo nº 5595-AFN).
P 1061/2010 - Concessiona a zona de caça associativa de Trancoso III, por um período de 12 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Cogula, Cótimos, Souto Maior, Valdujo, Vale de Seixo e Vila Garcia, todas do município de Trancoso (processo nº 5602-AFN).
P 1062/2010 - Cria a zona de caça municipal da serra de Távora e Zebreira, por um período de seis anos, constituída pelos terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Fonte Arcada, Freixinho, Chosendo, Ferreirim, Escurquela e Macieira, município de Sernancelhe, e transfere a sua gestão para a Junta de Freguesia de Fonte Arcada (processo nº 5599-AFN).
P 1063/2010 - Concessiona a zona de caça associativa da Ribeira, por um período de 12 anos, ao Clube de Caçadores Os Independentes, constituída pelo prédio rústico denominado Courela da Cerca Nova, sito na freguesia de São Miguel do Pinheiro, município de Mértola (processo nº 5585-AFN).
P 1064/2010 - Cria a zona de caça municipal de São Julião de Montenegro, por um período de seis anos, constituída pelos terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Celas, Nogueira da Montanha e São Julião de Montenegro, município de Chaves, e transfere a sua gestão para o Clube de Caça e Pesca de São Julião de Montenegro (processo nº 5604-AFN).
P 1065/2010 - Exclui da zona de caça municipal de Canelas terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Canelas, município de Peso da Régua (processo nº 5326-AFN).
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
P 1066/2010 - Renova a concessão da zona de caça turística da Herdade de Pancas, lotes 4 e 5, por um período de 10 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos na freguesia de Samora Correia, município de Benavente (processo nº299-AFN).
P 1067/2010 - Desanexa da zona de caça associativa de São Cristóvão vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Felgueiras, Feirão, Panchorra e Ovadas, município de Resende, e anexa à referida zona de caça vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Panchorra e Ovadas, no mesmo município (processo nº851-AFN).
sábado, 9 de outubro de 2010
Eng. Florestal
Em conformidade com o disposto no artigo 50.º, no n.º 2 do artigo 6.º,
ambos da Lei n.º 12 -/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR), torna -se público
que, por deliberação da Câmara Municipal tomada em sua reunião
ordinária de 20/09/2010, e na sequência do Despacho do Presidente
da Câmara de 23/09/2010, se encontra aberto procedimento concursal
comum para a ocupação de um posto de trabalho, conforme caracterização
no mapa de pessoal desta autarquia, na modalidade de contrato
de trabalho em funções públicas por tempo determinado — termo resolutivo
certo, na carreira e categoria de Técnico Superior, a afectar ao
Gabinete Florestal.
Eng. Florestal
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Eng. Agronomo / Eng Florestal
Perfil:
- Experiência formativa na área (condição preferencial);
- CAP de formador válido;
- Habilitações académicas adequadas;
- Disponibilidade para ministrar formação em horário Laboral;
- Formação a iniciar em Outubro.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Legislação
P 1021/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa do Mato Silva, por um período de 12 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Crato e Mártires, Vale de Peso e Flor da Rosa, município do Crato (processo nº 1052-AFN).
P 1022/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa de Escalos de Baixo, por um período de 12 anos, constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Escalos de Baixo e Escalos de Cima, município de Castelo Branco, e anexa à mesma zona de caça vários prédios rústicos sitos nas mesmas freguesias e município (processo nº 1074-AFN).
P 1023/2010 - Transfere para a Associação de Caça e Pesca Estrela de Unhais da Serra a concessão da zona de caça associativa de Unhais da Serra, situada na freguesia de Unhais da Serra, município da Covilhã, e desanexa da mesma zona de caça um prédio rústico sito na mesma freguesia e município (processo nº 3631-AFN).
P 1024/2010 - Desanexa da zona de caça associativa do Vale das Éguas um prédio rústico sito na freguesia de Vale de Água, município de Santiago do Cacém, e anexa à mesma zona de caça vários prédios rústicos sitos na mesma freguesia e município (processo nº 4433-AFN).
P 1025/2010 - Anexa à zona de caça municipal 5 Estrelas vários terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Canas de Santa Maria, Sabugosa e São Miguel do Outeiro, município de Tondela (processo nº 4194-AFN).
P 1026/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal das Freguesias Unidas por um período de seis anos, constituída por terrenos cinegéticos sitos nas freguesias de Couto de Cima, Vil de Souto, Couto de Baixo, São Cipriano, Torredeita, São Salvador e Boa Aldeia, todas do município de Viseu, e anexa à mesma zona de caça terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Farminhão, município de Viseu (processo nº 3792-AFN).
P 1027/2010 - Primeira alteração da Portaria nº 884/2008, de 14 de Agosto, que renova, por um período de seis anos, a concessão da zona de caça associativa de Cardoso e Escrivão, abrangendo vários prédios rústicos sitos na freguesia de Figueira e Barros, município de Avis (processo nº 1607-AFN), renova a transferência de gestão da zona de caça municipal de Figueira e Barros, por um período de seis anos, constituída por vários terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Figueira e Barros, município de Avis, e anexa outros, à referida zona de caça, sitos na mesma freguesia e município (processo nº 3819-AFN).
P 1028/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal da freguesia de Viana do Alentejo, por um período de seis anos, constituída por vários terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Viana do Alentejo, município de Viana do Alentejo, e anexa à referida zona de caça vários terrenos cinegéticos sitos na mesma freguesia e município (processo nº 3842-AFN).
P 1029/2010 - Extingue a zona de caça associativa da Herdade das Cabanas e outras (processo nº529-AFN) e concessiona a zona de caça turística da Herdade das Cabanas, pelo período de 12 anos, à Cabanas e Ligeiro – Sociedade Agro-Pecuária, Lda., constituída por vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Nossa Senhora da Boa Fé e Nossa Senhora da Tourega, ambas do município de Évora (processo nº 5601-AFN).
P 1030/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal da Meimoa, por um período de seis anos, constituída por terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Meimoa, município de Penamacor (processo nº 3700-AFN).
P 1031/2010 - Extingue a zona de caça associativa de Rio Seco (processo nº 4038-AFN), concessiona a zona de caça turística do Rio Seco, por um período de seis anos, a José Antunes Martins, constituída por vários prédios rústicos sitos na freguesia de Vila Nova da Baronia, município de Alvito (processo nº 5600-AFN), e revoga a Portaria nº 718/2005, de 25 de Agosto.
P 1032/2010 - Anexa à zona de caça associativa do Barroso vários prédios rústicos sitos na freguesia de Martinlongo, município de Alcoutim (processo nº 2337-AFN)
Floresta mista é melhor contra as alterações climáticas
06.10.2010
Lusa
As conclusões desta investigação serão apresentadas num congresso internacional sobre florestas e alterações climáticas que decorre entre hoje e sexta-feira e vai juntar cientistas de 23 países na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Domingos Lopes, do Departamento de Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista, referiu que o projecto Florestas mistas, modelação, dinâmica e distribuição geográfica da produtividade e da fixação de carbono nos ecossistemas florestais mistos em Portugal foi aprovado em 2006 e conta com financiamento de cerca de 200 mil euros.
De acordo com o inventário florestal nacional, actualmente a floresta em Portugal é essencialmente constituída por pinheiro (Norte Interior), eucalipto (Litoral Norte) e sobreiro (Sul).
Os investigadores foram para o terreno estudar florestas já existentes e acompanhar povoamentos jovens para ver como eles vão reagindo num contexto de alterações climáticas.
Os povoamentos mistos, ao que tudo indica, têm mais capacidade para fixar o carbono.