domingo, 28 de março de 2010

II Percurso de Pesca no Rio Antuã


A Associacao de Caçadores e Pescadores de Avanca vai realizar no próximo dia 10 de Abril um percurso de Pesca no Rio Antuã, concelho de Estarreja.
Venho por este meio pedir para divulgarem e se quiserem participar.
Eng Marcos Garrido

sábado, 27 de março de 2010

Divulgação da semana "Abril Águas Mil" na UTAD‏

O Departamento de Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista da UTAD vai organizar de 12 a 17 de Abril a Semana "Abril Águas Mil".
Segue o link para a página com programa geral: http://www.cifap.utad.pt/Semana_Abril/Semana_Abril.htm
Ver programas diários nos links da mesma página.
Abaixo segue também o programa em txt.
Agradecemos toda a divulgação suplementar desta iniciativa.
Cumprimentos,

Luís Roxo Almeida
Assistente
http://www.cifap.utad.pt ; roxo@utad.pt; +351 259 350 851
Departamento de Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista
Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apartado 1013; 5001-800 VILA REAL

Amazónia vai ser dividida em dez regiões para evitar a desflorestação

25.03.2010
Lusa

A floresta da Amazónia vai ser dividida em dez regiões e para cada uma será adoptada uma estratégia para evitar a degradação ambiental, de acordo com um projecto apresentado pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro.

De acordo com o jornal “FolhaOnline”, o projecto de Carlos Minc, chamado de ‘Macrozoneamento Ecológico Económico’, vai adoptar uma estratégia diferente para cada uma das dez regiões, para “regular as actividades económicas e evitar a degradação ambiental”.

“O estudo, que levou dois anos para ficar pronto, inclui uma recomendação ao Conselho Monetário Nacional para que, em algumas áreas, haja restrições para financiamentos à pecuária e ao agronegócio”, refere o jornal.

Por seu lado, a edição online do “Estadão” afirma que o projecto de Carlos Minc “quebra vários tabus e ressuscita alguns pesadelos dos ambientalistas”. Segundo o jornal, o documento preserva obras do Plano de Aceleração do Crescimento, inclusive as que cortam áreas de preservação, mas impõe restrições ao agronegócio e cria um muro de protecção ao longo de 1700 quilómetros na borda sul da Amazónia, para impedir que a desflorestação atinja o coração da floresta.

“Minc informou que a medida se destina a cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil nas Nações Unidas para a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa”, lê-se no “Estadão”.

O projecto preserva obras importantes para o desenvolvimento, como as hidroeléctricas do Rio Madeira e a Rodovia Transoceânica, mas permite a destruição de partes da floresta nativa, refere.

O ministro incluiu no documento a conclusão de obras polémicas, como a pavimentação da Transamazónica e dá luz verde à construção da estrada que liga Cuiabá (Mato Grosso) a Santarém (Pará) e atravessa territórios indígenas e áreas de protecção ambiental.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, o objectivo do projecto é “compatibilizar a produção económica com a preservação da maior floresta tropical do planeta, que já perdeu mais de 13 por cento da sua cobertura original”.

O documento foi aprovado pelos nove governos estaduais da região e encaminhado para análise da Casa Civil antes de ser enviado ao Presidente Lula da Silva.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1429424

Apoios para a floresta vão aumentar

21.03.2010
Ana Fernandes

São várias as decisões do Governo anterior que o actual Ministério da Agricultura quer rever. Uma delas é o destino das matas públicas. Outra é os apoios previstos para a floresta. Aumentar o investimento é a grande prioridade.

Rui Barreiro, secretário de Estado das Florestas, não tem dúvidas: a situação que encontrou em relação ao Plano de Desenvolvimento Rural era “muito má”. Por isso, há várias coisas a mudar e a principal é tornar as medidas mais atractivas para o investidor. Outra das suas prioridades será a certificação das áreas florestais, dando o exemplo nas matas públicas. E hoje, Dia Mundial da Floresta, o Governo apresenta o primeiro certificado de gestão florestal de um bosque de gestão pública: 2.187 hectares na Serra da Lousã.

PÚBLICO: Suspenderam decisões do Governo anterior, entre as quais a privatização da gestão das matas públicas. O que acontecerá a este património?

Rui Barreiro: Com a suspensão do código florestal, pretendeu-se alargar o prazo da discussão pública porque havia muitos agentes que consideraram que não tinha havido tempo para participar activamente na discussão.

Mas há algum aspecto em particular do código com que não estejam satisfeitos?

Genericamente, o objectivo principal foi possibilitar que os diferentes agentes tivessem mais tempo para dar os seus contributos. É óbvio que nós próprios temos de fazer uma reflexão interna. Portanto suspendemos, para dar tempo a que os diferentes agentes se pronunciassem. Estávamos em condições de regulamentar. O que vai acontecer, espero eu, é que haja alguma participação activa, um balanço global e esperamos ter um novo código. Havia algumas questões técnicas que tinham de ser corrigidas. Um código não tem de ser apenas uma súmula de legislação, tem de ser um documento orientador e havia aspectos mais desenvolvidos que outros e portanto vamos tentar fazer um documento mais equilibrado. A intenção de fazer o código foi positiva e espero que com os novos contributos seja possível fazer um documento melhor.

Mas o que farão com as matas públicas?

As matas públicas são para nós muito importantes por duas razões. A primeira porque são um exemplo que o Estado tem de dar aos privados – a maior parte da floresta é privada mas a floresta pública tem de ser um exemplo, o que não é fácil face aos constrangimentos orçamentais, às dificuldades com que o Ministério se debate, etc. No entanto, temos de tentar ser exemplares. E vamos sê-lo. No caso da certificação florestal, por exemplo, vamos começar a dar exemplos nas matas públicas. Vamos tentar que não seja só aí, que possamos dar outro tipo de exemplos. Há algumas intenções de podermos utilizar parcerias, quer com autarquias, quer até eventualmente com empresas que possam melhorar a gestão. Estou-me a lembrar do caso da biomassa. Podemos incentivar e criar condições para que a pegada de recolha da biomassa seja mais reduzida, dando exemplos nas matas públicas. Há algum trabalho a fazer sendo que para nós as matas públicas são muito importantes e espero que continuem públicas.

O que estava em causa não era tanto a propriedade das matas mas mais a gestão.

O principal problema que temos neste momento é que houve um envelhecimento global dos quadros do ministério com uma diminuição acentuada desses mesmos quadros. O que temos de fazer é, por um lado, rejuvenescer, dentro das limitações todas que temos, e por outro lado criar condições para ter novas tecnologias de gestão. Hoje não precisamos de ter tanta gente nem de fazer da mesma maneira como se fazia. Estamos convencidos que é possível melhorar e potenciar as matas públicas porque os recursos aí existentes não são só a floresta mas a floresta na sua multifuncionalidade
. E é nessa multifuncionalidade que devemos apostar.

Suspendeu também a lei orgânica da Autoridade Florestal Nacional. Porquê?

Considero que é necessário fazer algumas mexidas na lei orgânica da AFN mas também considero que não podemos cometer o erro que muitos cometem que é cada vez que vem um novo governo, tudo o do anterior vai fora. Estabelecemos algumas prioridades e uma delas prende-se com trazer meios financeiros para a floresta. Nós temos meios no Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) e no Fundo Florestal Permanente. Essa é a nossa prioridade. Para reflorestar, para apoiar a certificação, para criar condições de investimento na floresta que é um bem importantíssimo em termos nacionais. Quando considerarmos que fechámos esse dossier, que as coisas estão em velocidade cruzeiro, aí teremos oportunidade de reflectir e eventualmente mexer na lei orgânica, que na nossa opinião precisa de ser mudada.

Quais os aspectos a mudar?

Eu acho que deveria haver mais capacitações regionais. A lei orgânica tem dois dirigentes de topo – um presidente e um vice-presidente – e três directores nacionais e depois tem cinco directores regionais que acabam por ter uma interlocução com cada um desses directores nacionais e não têm a capacidade de gestão de território que deveriam ter. Um director regional tem de ter mais meios e mais poder para interagir com a direcção nacional e para actuar, não apenas sectorialmente, mas na gestão global do espaço em tudo o que tenha a ver com a floresta, seja investimento, seja manutenção, seja prevenção de incêndios, etc, etc.

(continua in Ecosfera )


quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma pata na água outra na terra

Uma exposição sobre anfíbios Uma Pata na Água Outra na Terra decorre
de 5 de abril a 15 de maio na Casa Andresen, ao Jardim Botânico do
Porto (www.expoanfibios.org).

geral@expoanfibios.org

das 10 às 18 diariamente

Rua do Campo Alegre, 1191

tel 220402809
910710303

Para contrariar a visão que faz dos anfíbios animais desconhecidos e
geralmente mal amados...
____________________________

Revisão da Estratégia para a Conservação da Natureza e Biodiversidade só em 2011

Lusa

A revisão da Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, prevista para 2010, só deverá estar concluída no próximo ano para que sejam tomadas em conta as orientações da cimeira internacional que decorrerá em Outubro.

O secretário de Estado do Ambiente disse hoje à Lusa que “a Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade existe há vários anos e deveria ser revista até 2010”. “Estamos a revê-la e só tencionamos terminar essa revisão em 2011”, avançou, no entanto, Humberto Rosa.

O mundo e a União Europeia redefinem as suas metas de biodiversidade em 2010 e uma peça fundamental para essa tarefa é a cimeira da convenção de diversidade biológica, que se realiza em Outubro. “Parece-nos mais inteligente atrasar um pouco a conclusão da revisão a tempo de ter em conta as orientações da cimeira internacional”, explicou o governante.

Humberto Rosa especificou que a estratégia reúne e sistematiza tudo o que há fazer em biodiversidade em áreas como recuperação de habitats, protecção de espécies protegidas, tal como nas várias políticas sectoriais.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, na Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, adoptada em 2001, “várias medidas já foram concretizadas, outras estão em concretização e outras terão arrancado menos”. “O facto de se rever não quer dizer que parou tudo”, acrescentou.

A política de conservação da natureza e biodiversidade “tem dado passos significativos”, mas é uma área em que a Europa e o mundo, ainda têm muito a fazer para garantir que conseguem “preservar ou impedir a perda de biodiversidade”, considerou Humberto Rosa. In Ecosfera


Eng. Florestal

Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil

A Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil, pretende contratar um técnico(a) com formação superior em Engenharia Florestal, para um Estágio Profissional.

O estágio é remunerado e irá decorrer em Arganil durante 12 meses.

Aceitam-se candidaturas até ao dia 29 de Março de 2010, para a seguinte morada:

Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil
Avenida José Augusto Carvalho
3300 – 014 Arganil

ou através do mail: apfcarganil@gmail.com

Eng. Florestal (2)


Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P.

Caracterização da Oferta

Código da Oferta: OE201003/0633


Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum


Estado: Activa


Nível Orgânico: Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas


Órgão/Serviço: Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P.


Vínculo: CTFP por tempo indeterminado


Regime: Carreiras Gerais


Carreira: Técnico Superior


Categoria: Técnico Superior


Grau de Complexidade: 3


Remuneração: A negociar nos termos do artigo nº 55 da Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro. EUR


Suplemento Mensal: 0,00 EUR


Caracterização do Posto de Trabalho: Refª 1/CAD – 2 (dois) postos de trabalho com licenciatura em engenharia florestal.


Refª 1/CAD – Controlo de ajudas dos sectores das superfícies e animais financiadas pelo FEAGA e FEADER e


de outras ajudas sectoriais relacionadas com as superfícies e animais;


Definição de normas e procedimentos de controlo;


Formação e acreditação de técnicos que asseguram as diferentes tarefas da cadeia de controlo;


Execução de controlos;


Produção de bases de dados e relatórios com os resultados dos controlos;


Tratamento e validação informática desses dados;


Acompanhamento de Auditorias Externas e Internas;


Controlo de Qualidade aos organismos e serviços a quem foram delegadas funções de controlo deste âmbito.

Eng. Florestal


Câmara Municipal - Alvaiázere

Caracterização da Oferta

Código da Oferta: OE201003/0709
Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum
Estado: Activa
Nível Orgânico: Câmaras Municipais
Órgão/Serviço: Câmara Municipal - Alvaiázere
Vínculo: CTFP por tempo indeterminado
Regime: Carreiras Gerais
Carreira: Técnico Superior
Categoria: Técnico Superior
Grau de Complexidade: 3
Remuneração: A negociar EUR
Suplemento Mensal: 0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho: Um posto de trabalho de Técnico Superior (Engenharia da Gestão e Ordenamento Rural, ramo Tecnologias de Informação em Ordenamento Rural) – As definidas no anexo à Lei n.º 12 -A/2008, de 27 de Fevereiro), para a carreira técnica superior, grau de complexidade 3, no âmbito das atribuições e competências incumbidas à Divisão de Planeamento, Ordenamento do Território e Obras Municipais definidas no Regulamento Interno de Reorganização dos Serviços Municipais, publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 9, de 14-1-2009 e Mapa de Pessoal.

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=16969&bl=1

Engª Agrónoma, Florestal


Anónimo

Zona Lisboa

Empresa: GrupoNett - Rais

Categoria Engenharia ( Ambiente )

Tipo: Tempo Inteiro

Referência # 941652

Anúncio:

GRUPO NETT está a recrutar para organismo público em Lisboa ligado à área de Engenharia e Políticas da Agricultura:


Urgente – Apoio ao Cliente – Licenciado Engenharia Ambiente/Agrónoma ou Similar - Lisboa


FUNÇÃO:
- Atendimento de Linha de Apoio ao Cliente na àrea em questão.

PERFIL EXIGIDO:
- Formação em Engª Agrónoma, Ambiente, Agro-alimentar, Florestal ou similar;
- Experiência em call-center ou atendimento ao público (Preferencial)
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador
- Dinamismo, Proactividade, Sentido de Responsabilidade
- Facilidade de comunicação e motivação para o atendimento ao cliente
- Disponibilidade imediata

HORÁRIO
- 2ª a 6ª feira - 9h às 18h ou 10h às 19h

CONDIÇÕES:
- Vencimento Base: 475 euros/Mês
- Subsídio de Alimentação: 6,05 euros/dia
- Proporcionais;
- Aproximadamente 630 € líquidos/Mês


Os interessados(as) que reúnam os requisitos deverão enviar o cv com urgência paraelio.alves@gruponett.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

VIII Encontro Internacional ALFA‏


No Ano Internacional da Biodiversidade, em que se comemora também o centenário sobre a publicação do conceito “associação”, é de toda a importância a participação nos VIII Encontros Internacionais de Fitossociologia - ALFA que decorrerão em Lisboa entre 13 e 16 de Setembro, sob o lema “Novas perspectivas da Fitossociologia”.

A conservação da biodiversidade depende primordialmente de um bom conhecimento da mesma. A Fitossociologia tem indubitavelmente contribuído para a catalogação da biodiversidade vegetal a vários níveis (espécies, comunidades e paisagens) consistindo hoje um repositório de dados de biodiversidade, que embora relativamente disperso se revela cada vez mais útil e imprescindível.

Nos últimos séculos os diversos impactos sobre a biodiversidade autóctone, tais como a humanização do território, a introdução extensiva de espécies alóctones, a crescente difusão de poluentes, têm alterado profundamente a distribuição e a estrutura das biocenoses. Estes impactos originaram, no passado recente, preocupações com a preservação da biodiversidade, mas também os primeiros desafios à Fitossociologia enquanto ciência da vegetação. Estes desafios se não resolvidos, parecem ter sido largamente ultrapassados pela importância que o conhecimento produzido pela Fitossociologia teve e tem no restauro de ecossistemas e na implementação de estratégias de conservação (Rede Natura 2000).

Conferência sobre Conservação de Anfíbios‏

Lembramos que termina no próximo dia 9 de Abril o prazo das inscrições na conferência internacional "Ecologia e Conservação de Anfíbios" http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=15816&bl=1 que decorrerá no dia 30 de Abril de 2010 no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Os anfíbios são particularmente sensíveis a alterações do meio e as suas populações têm vindo a regredir a um ritmo preocupante em todo o planeta, devido a um conjunto alargado de ameaças. Nos últimos 20 anos crê-se que se terão extinguido 168 espécies de anfíbios a nível mundial, um número alarmante que se prevê que continue a aumentar nas próximas décadas. Apesar de ainda não se ter extinguido nenhuma espécie de anfíbio em Portugal, o panorama nacional não é animador, estando ameaçados pela destruição de habitat e desaparecimento de zonas húmidas para urbanização, monoculturas florestais exóticas, barragens e infra-estruturas viárias, poluição de linhas de água, introdução de espécies exóticas, doenças, perseguição directa.
Neste contexto, e enquadrado na iniciativa global 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, a Naturlink e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP) estão a organizar a conferência "Ecologia e Conservação de Anfíbios" http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=15816&bl=1 , na qual serão apresentados os resultados de diversos projectos nacionais e internacionais relativos à ecologia e conservação destes animais, discutindo as principais ameaças a que estão sujeitos e como as enfrentar. O dia da Conferência coincide com o "Save the Frogs Day" - Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios.
O Programa da Conferência é o seguinte:
08:30 - Recepção dos Participantes

10:00 - Sessão de Abertura

10:15 - "Countdown 2010? Lagoas temporárias, anfíbios e insucesso da conservação em Rede Natura 2000"
Pedro Beja, CIBIO-UP/ERENA

10:40 - "Anfíbios urbanos: resquícios de um passado condenado ou oportunidade para um futuro promissor?"
Raquel Ribeiro, Miguel A. Carretero, Neftalí Sillero, Gustavo Llorente, CIBIO-UP

11:05 - "Mortalidade de anfíbios nas estradas do Alentejo"
Paulo Sá-Sousa, Universidade de Évora.

11:30 - Pausa para café

11:50 - "Impactos das alterações climáticas nos anfíbios ibéricos"
Sílvia Carvalho, José C. Brito, Eduardo J. Crespo, Hugh P. Possingham, CIBIO-UP

12:15 - "Amphibian infectious diseases, are they conservation issues for Europe’s amphibians?"
Trent Garner, Institute of Zoology – Zoological Society of London

12:50 - "Problemas de conservación de los anfíbios por enfermedades emergentes y espécies introducidas. El caso del Parque Natural de Peñalara"
Jaime Bosch, Museo Nacional de Ciências Naturales de Madrid


13:15 - Almoço livre

15:00 - "Impacto de uma espécie exótica, o lagostim-vermelho-da-Louisiana (Procambarus clarkii), nas comunidades de anfíbios do sudoeste da Península Ibérica"
Maria João Cruz, Ana Luísa Nunes, Rui Rebelo, SIM & CBA-FCUL

15:25 - "Quando os anfíbios são um problema – a rã-de-unhas-africana Xenopus laevis, uma espécie exótica em Portugal"
Rui Rebelo, Patrícia Amaral, Marta Bernardes, João Oliveira, Paulo Pinheiro, Fátima Gil, Domingos Leitão (CBA-FCUL)

15:50 - "Ecotoxicología de anfíbios: efectos en un mundo real"
Manuel Ortiz Santaliestra, Universidad de Castilla-La Mancha

16:15 - Pausa para café

16:35 - "Proyecto Life – Anfíbios: restauración de charcas temporales para los anfíbios en la Comunidad Valenciana"
Vicente Sancho, Ignacio Lacomba, Conselleria de Medi Ambient de Valencia

17:00 - "Campanha de conservação e divulgação dos anfíbios em Portugal - NaturSAPO"
José Teixeira, CIBIO-UP

17:25 - Conclusões e encerramento dos trabalhos
Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre a Conferência no seguinte artigo do portal Naturlink:
"Conferência internacional sobre Ecologia e Conservação de Anfíbios"
As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 9 de Abril de 2010, preenchendo e enviando a Ficha de Inscrição que poderá ser descarregada aqui:
A organização regista e agradece o apoio à realização da Conferência concedido pela Fundação EDP (patrocinador principal), pela Delta-Cafés, pela REN, pela Agência Portuguesa do Ambiente, pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, pela ERENA, pelo portal Sapo.pt e pela Fundação Calouste Gulbenkian
Agradecemos a divulgação da Conferência.
Cordialmente
Rui Borralho
Rui Borralho
NATURLINK
Rua Robalo Gouveia, nº 1-1A
1900-392 Lisboa
Portugal
tel: +351 21 7991100; fax: +351 21 7991119
http://www.naturlink.pt
http://www.pluridoc.com
http://twitter.com/Naturlink
http://twitter.com/NaturJobs

baldios da Serra do Marão‏

Caros Colegas e Amigos
Terminei recentemente uma tese de mestrado
sobre os baldios da Serra do Marão, que me
deu um enorme prazer pesquisar,investigar e escrever.
Porque entendo que as coisas só tem valor se forem
partilhadas, disponibilizei o meu
trabalho na plataforma Pluridoc.
Seria para mim muito interessante saber a vossa opinião.
desde já agradecido
Luis Côrte-Real
In Pluridoc

Actividades do Cise em Abril

Ingeniero de Montes para Navarra‏

Oferta de trabalho para Espanha:
http://www.ingenieros.com/o/874482

Ingeniero de Montes para Navarra‏

Oferta de trabalho para Espanha:
http://www.ingenieros.com/o/874482

ANEFA integra Associação Europeia de Espaços Verdes‏

Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente


ANEFA integra Associação Europeia de Espaços Verdes

Com o objectivo de promover os seus associados e ampliar o âmbito da sua actuação, a ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, integrou a Associação Europeia de Espaços Verdes (European Landscape Contractors Association – ELCA).

A ELCA foi constituída em 1963, com o objectivo de promover a cooperação e a troca de informação e experiência entre os diversos agentes do sector. Em articulação com os grandes especialistas em paisagismo, esta entidade conta actualmente com 21 membros europeus e 5 outros parceiros associados (Canadian Nursery Landscape Association, Landscape Engineering Association of China Society of Landscape Architecture, European Arboricultural Council, Japan Federation of Landscape Contractors e American Nursery & Landscape Association)

.

Com elevado enfoque na formação e qualificação de pessoas, a ELCA representa ainda um comité de 320 empresas, num sector considerado em franca expansão.

A ANEFA, que conta já com inúmeras associadas prestadoras de serviços em espaços verdes e jardinagem, é a única Associação nacional que faz parte da ELCA, considerando esta como uma nova aposta na representatividade, internacionalização e apoio às empresas que representa.

Membros da ELCA: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Suécia, Suíça, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, República Checa e Rússia.

Mais informações em: www.anefa.pt www.elca.info

Lisboa, 24 de Março de 2010

Biodiversity4all - Biodiversidade para todos‏

Desde a passada sexta-feira que o site http://www.biodiversity4all.org já está online.
(só estamos a divulgar oficialmente agora porque estivemos em testes)

Sobre o projecto BioDiversity4All

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar
uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal,
fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade
científica.

O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuirem com
registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruirem
dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil
e divertido de utilizar e explorar.

O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de
pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade. Queremos
tornar-nos na mais completa, acessível e conhecida base de informação
sobre a distribuição de espécies a nível nacional.

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se
como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010.

Gostávamos de pedir o teu apoio na divulgação assim como das vossas
opiniões. Neste momento é importante começarmos a adicionar dados, de
forma a dinamizar e enriquecer a informação da base de dados - a vossa
contribuição é muito importante. Podem criar perfis pessoais e/ou
institucionais, caso considerem adequado. Nós podemos ajudar no que
for necessário.

Criámos uma parceria com os BioEventos2010, programa do Museu Nacional
de História Natural e do CBA -Centro de Biologia Ambiental, ao abrigo
da qual vamos ser o site utilizado e promovido nas iniciativas,
nomeadamente nas Estações da Biodiversidade e no Dia B - Dia da
Biodiversidade. Estivemos também presentes no passado sábado, na
inauguração dos BioEventos2010, no Comboio da Biodiversidade, onde
realizámos mais contactos para novas parcerias. Estamos igualmente a
contactar diversos outros grupos, como por exemplo o Museu de Ciência
da Universidade de Coimbra ou a Universidade do Algarve.

Vamos continuar a procurar novos contactos e parceiros de forma a
juntar o máximo de pessoas e instituições nesta plataforma. Também
estamos a tentar encontrar patrocinadores que ajudem a manter e
desenvolver novas funcionalidades no site (ajuda, sugestões e ideias
neste campo também são bem vindas)

Obrigado pelo apoio e divulgacao,

BioDiversity4All:
Filipe Ribeiro
Luís Tiago Ferreira
Patrícia Tiago
Marcel Dix (yellowcat.nl)
 

Eng. Florestal

Vessadas – Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Terras de Coura

procura licenciado(a) em Engenharia Florestal para realizar estágio profissional.

Perfil do candidato:
- Conhecimentos em SIG;
- Carta de condução;
- Capacidade de iniciativa e espírito de trabalho em equipa;

Descrição/Função
Realização de levantamentos em campo
Elaboração de Planos de Utilização de Baldios
Elaboração de candidaturas

Requisitos
Preencher os requisitos para efectuar estágio profissional do IEFP (procura 1º emprego ou novo emprego), com idade não superior a 30 anos.

Envio das candidaturas: Os candidatos deverão enviar Curriculum vitae e documentos que consideram relevantes para a apreciação final, preferencialmente para o e-mail:vessadas@gmail.com , ou para a morada: Rua. Dr. Aquilino Ribeiro 4940-533 Paredes de Coura

Eng. Florestal


Câmara Municipal - Vila do Conde

Caracterização da Oferta

Código da Oferta: OE201003/0653


Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum


Estado: Activa


Nível Orgânico: Câmaras Municipais


Órgão/Serviço: Câmara Municipal - Vila do Conde


Vínculo: CTFP por tempo indeterminado


Regime: Carreiras Gerais


Carreira: Técnico Superior


Categoria: Técnico Superior


Grau de Complexidade: 3


Remuneração: E objecto de negociação nos termos do artigo 55º da LVCR. EUR


Suplemento Mensal: 0,00 EUR


Caracterização do Posto de Trabalho: Determina medidas adequadas de protecção dos povoamentos florestais contra pragas, doenças e fogos. Elabora projectos de florestação e reflorestação determinando aspectos como o tipo de árvore a plantar, o número de exemplares a sua disposição no terreno, o espaço a ocupar e o tipo de acesso ao local. Planeia o corte de árvores, promove a selecção de sementes e realiza pesquisas, procurando melhorar as características genéticas das plantas a utilizar na reflorestação. Lidera e colabora com equipas para a limpeza, manutenção e vigilância florestal, no sentido de prevenir incêndios, efectuando também acções de sensibilização. Identifica e classifica as diversas espécies de árvores, analisando as suas capacidades de adaptação ao ambiente. Concebe áreas florestais que incluem zonas destinadas ao turismo rural e às actividades recreativas. Desenvolve estudos para preservação de parques e reservas naturais, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais causados pela actividade humana. Colabora na elaboração de planos e projectos na área de educação ambiental para a floresta. Conhece e usa os conhecimentos de cartografia dos riscos de incêndio e elabora planos de defesa da floresta contra incêndios.


http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=16886&bl=1

terça-feira, 23 de março de 2010

Palestra sobre Plantas Invasoras. Loulé, 16 de Abril‏


O problema das espécies invasoras, embora muito desconhecido entre a maioria das pessoas, está a tornar-se extremamente grave e ameaça seriamente o equilíbrio dos nossos ecossistemas.
No Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de divulgar esta problemática junto do público em geral e de sensibilizar os profissionais com acção mais directamente ligada a estas questões, a Árvores de Portugal e a Almargem organizaram uma Palestra sobre Plantas Invasoras, tendo como oradora a Drª Elizabete Marchante, do Projecto INVADER.
Este evento terá lugar dia 16 de Abril de 2010, às 15h00, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé (ver cartaz em anexo).
Assim, convidamos todas as pessoas que se preocupam com a saúde dos nossos ecossistemas e todos os profissionais de áreas relacionadas a participarem desta acção.
Pedimos ainda a vossa colaboração na divulgação do evento.

Com os melhores cumprimentos,
--
Associação ÁRVORES DE PORTUGAL
http://www.arvoresdeportugal.net/

Dia Internacional de Subir às Árvores


28 de Março o domingo em que as árvores te esperam.


ENTRADA DA MATA DO CHOUPAL
COIMBRA
A PARTIR DAS 11H



Onde? Em Coimbra na Mata do Choupal. ou onde quer que estejas, onde quer que as nossas irmãs árvores estejam, juntos fazemos um dia melhor.
Encontra uma árvore à tua medida e, com cuidado pelos dois, abraça-a, acarinha-a, sobe-a.
Depois podes ir a http://florestamater.ning.com contar a estória do teu dia e colocar fotos.

Dos ramos de uma árvore o mundo vê-se diferente, vê-se mais belo.

Vem partilhar esta tarde de festa connosco, reflectir um pouco a nossa integração entre o céu e a terra, entre o cimento e os espaços verdes.

Vem tornar-te solidário com as árvores do Choupal.


Ponto de Encontro:
No Porto às 8.45 na Bilheteira Porto Campanha. O comboio parte às 8.52
Em Coimbra às 11h na Entrada do Choupal

Programa
Passeio pelas árvores do choupaL
Pique-Nique Vegetariano
Subir às Árvores!
Conversa sobre a Ligação entre o Feminismo e as Árvores

Yoga do Riso
Partilha de Livros

O que deves trazer?
Pique-Nique Vegetariano para partilhar
Livros para Partilhar
Instrumentos musicais e tudo que queiras partilhar
Boa Disposição!!

Informações
938767466
colectivogerminal@hotmail.com


Organização
Colectivo Germinal
www.florestamater.ning.com
Agradecimentos:
Alunos de Multimédia da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Josefa de Óbidos
ICNB

Agradecemos a difusão deste e-mail.

A edição deste e-mail é da responsabilidade do Colectivo Germinal. Caso não estejam interessados em continuar a recebê-lo é favor avisarem para o endereço que o enviou.

Colectivo Germinal
- Associação Cultural
Rua Dr. Pedro Lemos nº 14, R/c 3200-237 LOUSÃ Telefones: 239422927 963605378
infogerminal.blogspot.com colectivogerminal@hotmail.com

Reflorestar em declives ajuda a proteger os solos

A Região deve continuar a plantar árvores e arbustos nos declives, defendem especialistas conceituados como Domingos Abreu e Raimundo Quintal. Ambos dizem que as plantas ajudam a manter o coberto vegetal e diminuem os riscos de derrocadas. Por outro lado, lembram que a Laurissilva desenvolve-se predominantemente em zonas de forte inclinação e que não estão a ver quem quer que seja a defender o seu abate.
A A reflorestação em declives não é perigosa e é, até, defendida por especialistas como Raimundo Quintal e Domingos Abreu. Os dois especialistas apontam o caso da Laurissilva, que tem particular incidência nos declives acentuados no norte da Madeira, mas também a generalidade dos países do mundo, onde há árvores crescidas naturalmente e outras plantadas em desníveis de terreno. Mais in jornal da Madeira

Seminários CEF/CEABN‏

O próximo seminário CEF/CEABN vai realizar-se no dia 24 de Março, das
12h30 às 13h30, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal:

Análise espacial-temporal do risco de fogo no bioma Cerrado em função
do regime de fogo - resultados preliminares nas regiões do Jalapão,
Tocantins, e de Uruçuí-Una, PIAUí, BRASIL, por Alfredo Pereira
(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil).

Centro de Estudos Florestais: http://www.isa.utl.pt/cef/
Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves:
http://www.isa.utl.pt/ceabn/content/1/1/homepage

IV Fórum Florestal‏

IV Fórum Florestal a realizar nos dias 24 e 25 de Março na Escola Superior Agrária de Coimbra.



Saudações Agrárias

1ª Edição da “Festa da Caça”


Nos próximos dias 1 e 2 de Maio, o Casteleiro vai ser palco da 1ª Edição da “Festa da Caça”, uma iniciativa da Junta de Freguesia que pretende potenciar o desenvolvimento da Aldeia apostando nas vertentes cultural, de animação, valorização do património e dos produtos locais existentes.

Esta iniciativa tem ainda por meta vir a constituir-se, pela sua repetição anual, como pólo de atractividade e alavanca decisiva no combate à progressiva desertificação a que temos vindo a assistir nos últimos anos.

A 1ª edição da “Festa da Caça do Casteleiro” aposta num programa de qualidade e diversificado, quer a nível da sua estrutura base, quer dos intervenientes. Assim, durante os dias do evento, a Festa irá “ocupar” todos os largos da Freguesia, que os visitantes serão convidados a percorrer, assistindo a diversas actividades temáticas e de animação que decorrerão em permanência.

Igualmente nos dois dias de Festa, mais de duas dezenas de stands exibirão produtos e artesanato local e da região, produtos da terra e os visitantes poderão ainda efectuar passeios a cavalo e de charrette.

A Festa inicia-se no sábado (dia 1 de Maio) com uma largada de perdizes a que se seguirão uma demonstração de “Cães de Parar” e uma mostra de cães de caça. A falcoaria marcará presença com várias demonstrações ao longo do dia. A animação de rua estará a cargo do grupo “Velha Gaiteira” e, no palco principal, actuarão a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e o Grupo Musical “Osíris”.

No domingo, um grupo de acordeãos animará as ruas e largos da freguesia e actuarão o Grupo de Cantares de Santa Maria e o Rancho Folclórico de Valverde. Ao longo do dia terá lugar um Mostra de Cães Serra da Estrela, uma demonstração de cães pela equipa cinotécnica da GNR e todos terão a possibilidade de praticar tiro com arco, besta e zarabatana. As tasquinhas, com ementas de pratos de caça, estarão abertas em permanência durante os dias da festa.

Para a realização deste evento, a Junta de Freguesia conta com o apoio decisivo do Clube de Caça e Pesca do Casteleiro e ainda da Câmara Municipal do Sabugal, Empresa Municipal Sabugal +, Federação de Caça e Pesca da Beira Interior e o patrocínio do RaiHotel (Sabugal).

Última plantação - Serra do Alvão‏

Bom dia,

a última plantação desta época será na Serra do Alvão nos dias 27 e 28
de Março. Agradecemos a vossa participação, bem como a divulgação da
iniciativa junto dos vossos contactos.

Para mais informações, por favor, consultem o sítio do projecto
http://criarbosques.wordpress.com/plantacoes/

Cumprimentos,
Paulo Monteiro
93 999 21 88
criarbosques@quercusancn.pt

Mata Nacional do Valado dos Frades «destruída»

Quercus denuncia que área está a ser abatida para construção de zona industrial e um dos troços do IC9

A associação ambientalista Quercus denunciou, esta quarta-feira, a destruição da Mata Nacional do Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, para a construção de uma zona industrial e para um dos troços do itinerário complementar (IC) 9.

Em comunicado, a Quercus explica que a mata, «criada há vários séculos para conter o avanço das areias do litoral, está a ser destruída em grande parte para a construção de uma zona industrial com cerca de 30 hectares».

Segundo a Quercus, o anterior Governo autorizou «a cessão, a título definitivo, de 296 393 m2» da mata à Câmara da Nazaré por 2,08 milhões de euros «para construção de uma zona industrial, sem que tenha existido qualquer parecer favorável da Autoridade Florestal Nacional (AFN), nem avaliação de impacte ambiental».

Para a associação, esta é uma «situação inaceitável em termos de planeamento e que apenas favorece interesses privados em detrimento da conservação» da mata nacional.

À Lusa, o gabinete de imprensa do Ministério da Agricultura, que tutela a AFN, adianta que o plano diretor municipal da Nazaré, ratificado pelo Conselho de Ministros em 1997, «tinha previsto que parte da mata fosse para uma zona industrial».

De acordo com o mesmo gabinete, «à época, o Instituto Florestal, hoje AFN, emitiu um parecer favorável em sede de comissão de acompanhamento» do plano.

A Quercus acrescenta que, sobre a mesma mata, recebeu «denúncias sobre o exagero das dezenas de hectares que estão a ser desflorestados», mas agora para a construção do IC9, troço entre Nazaré-Alcobaça-Estrada Nacional 1, «sem que tivesse sido efectuado qualquer estudo de alternativas ou avaliação de impacte ambiental (AIA), o que era obrigatório legalmente». In Diário

Eng. Agronomo, Eng. Florestal

Empresa credenciada nos sectores de Cadastro, Expropriações/Servidões, Avaliação Cartografia e Topografia, pretende reforçar o seu Departamento Técnico.

Perfil do candidato:
Formação superior relacionada com a actividade (Engenharia Agronómica, Florestal ou outras similares);
Conhecimentos de gestão e acompanhamento de processos de cadastro e avaliação em expropriações/servidões e legislação aplicável (não obrigatório);

Facilidade na análise de fotografia aérea e de cartografia;

Conhecimentos na área de ordenamento do território (análise e interpretação de instrumentos de gestão territorial);

Facilidade de relacionamento interpessoal no âmbito das funções a desempenhar;
Elevado sentido de responsabilidade de organização e autonomia;
Domínio da informática na óptica do utilizador (Excel, Word, ACAD);

Disponibilidade para deslocações no País;

Residência na grande Lisboa.




Oferta:
Viatura para serviço;
Pagamento das despesas em serviço (combustível, portagens, etc.);
Telemóvel;
Formação inicial e contínua;

Perspectiva de evolução na carreira;
Integração em equipa jovem e dinâmica.



Local Trabalho:
Algés



Envio de Curriculum vitae para:

fernanda.rodrigues@nivel.pt

segunda-feira, 22 de março de 2010

Eng. Florestal

Data de registo: 2010-03-16
Tipo: Oferta
Título: Eng. Agronómica, Eng. Florestal e Eng. do Ambiente
Localidade: Porto
Descrição: A EDP Produção, empresa do Grupo EDP, pretende admitir um Especialista - Fundiária.
Função: Supervisão de estudos necessários ao Licenciamento Ambiental de Projectos. Contratação e supervisão dos trabalhos de Ambiente e Fundiária.
Perfil:
- Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado em Eng. Agronómica, Eng. Florestal ou Eng. do Ambiente;
- Preferência a candidatos com experiência em processos de expropriação, até 4 anos;
- Disponibilidade para deslocações frequentes;
- Carta de condução.
Condições: Contrato individual de trabalho sem termo.


Autor: EDP Produção
E-Mail: recrutamento2@edp.pt
Telefone/Contacto: Tlf: 210015571
Observações: Os interessados deverão preencher uma Ficha de Candidatura através do site www.edp.pt seguindo os passos: "Venha trabalhar connosco" » Candidata-te » Especialista-Fundiária, no máximo até ao dia 21 de Março de 2010. É importante que anexem o Curriculum no final do preenchimento da Ficha de Candidatura, clicando sobre o link "Anexo de documentos".

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Água

O dia será assinalado com uma jornada de plantação de árvores autóctones.
Com esta acção pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância da preservação e conservação da biodiversidade.

A iniciativa “Plante uma árvore”, é uma parceria entre a Comissão Europeia, a Autoridade Florestal Nacional e a Associação de Municípios portugueses, que nasce da convicção de que os decisores políticos locais estão profundamente preocupados com a desflorestação causadora da diminuição da biodiversidade, da desertificação, da erosão, da diminuição da captura de carbono, da falta de água e das alterações climáticas.

Descarregue aqui o cartaz alusivo ao evento...
Data Início :
22-03-2010
Data de Fim :
23-03-2010 17:30
Local Evento :
Celorico da Beira

Comunicado Podas Abusivas em Trancoso





Estradas de Portugal efectuam podas abusivas em árvores centenárias na EN 226 entre Trancoso e Aguiar da Beira

A Quercus recebeu recentemente denúncias sobre o abate e podas abusivas em dezenas de árvores centenárias autóctones, a maioria carvalhos-alvarinhos e freixos, sem problemas fitossanitários que justificassem este tipo de intervenção, na berma da Estrada Nacional n.º 226, entre Ponte do Abade, no concelho de Aguiar da Beira, e Trancoso, no distrito da Guarda.

Ao longo de cerca de 20 km da EN n.º 226, entre Ponte do Abade, Benvende, Vila Novinha, Rio de Mel, Castaíde e próximo de Trancoso, estão a ser realizados, nas últimas semanas, abates e sobretudo podas de rolaria abusivas, cortando freixos e carvalhos centenários quase a meio, o que é tecnicamente incorrecto, dado ser extremamente agressivo para as árvores e poder provocar a degradação do seu estado fitossanitário e consequentemente a sua longevidade.

A maioria das árvores não colocava em risco a segurança rodoviária, constituindo esta intervenção da Direcção de Estradas da Guarda, da Estradas de Portugal, S.A., uma forma de gestão danosa do património público arbóreo.

No local, a empresa de gestão rodoviária Intevial, continua a avançar com esta acção incorrecta.

A decisão de abate e podas de árvores públicas devem ser justificadas tecnicamente pela empresa Estradas de Portugal, S.A.

A Quercus tem recebido diversas denúncias de abate e podas abusivas de árvores junto de Estradas Nacionais e alerta as entidades competentes para um problema que a Estradas de Portugal deve resolver, criando um sistema que fundamente tecnicamente a necessidade de abater árvores, recorrendo a diagnósticos com relatórios fitossanitários, incluindo análises de risco para a segurança rodoviária.

Relembramos que nos últimos anos aconteceram outras situações idênticas e continua a não existir um sistema com apoio técnico que fundamente as intervenções no arvoredo público junto das estradas nacionais.

A Quercus espera que a EP termine esta acção bárbara, para que no futuro possam promover a gestão do arvoredo de forma sustentável e coerente.

Guarda, 18 de Março de 2010

A Direcção do Núcleo Regional da Guarda da Quercus

_________________________________________________________________

Para mais esclarecimentos contactar;

Domingos Patacho: 937 515 218

Ricardo Nabais: 931 104 568


segunda-feira, 15 de março de 2010

Quercus Comunicado:AS ROLHAS TRANSFORMARAM-SE EM ÁRVORES RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA PERMITE PLANTAR MAIS DE 5500 ÁRVORES AUTÓCTONES‏

AS ROLHAS TRANSFORMARAM-SE EM ÁRVORES

Recolha de rolhas de cortiça permite plantar mais de 5500 árvores autóctones

A QUERCUS assina protocolos com os hipermercados Modelo para alargamento da rede de recolha para reciclagem de rolhas, e com a Autoridade Florestal Nacional para a integração do Serviço Público dos Sapadores Florestais no Projecto Criar Bosques.

Na próxima sexta-feira dia 12, pelas 11h, no Salão Nobre da Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, na Praça do Comércio em Lisboa, irá realizar-se a cerimónia de apresentação da segunda fase do projecto “Green Cork/Criar Bosques”, à qual está associada uma nova campanha “Entregue as rolhas para plantar árvores”. Serão ainda apresentados os resultados da primeira fase da recolha.

Nesta cerimónia, inserida no âmbito das Comemorações do Mês das Florestas e da Rota do montado e da cortiça, promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, serão assinados os protocolos de alargamento da recolha de rolhas usadas de cortiça para reciclagem à cadeia de hipermercados Modelo e de parceria com a Autoridade Florestal Nacional para a integração do Serviço Público das Equipas de Sapadores Florestais no projecto “Criar Bosques”.

O PROJECTO GREEN CORK

Lançado no dia 5 de Junho de 2008, o Projecto Green Cork foi criado com dois objectivos:

1) Promover uma nova fileira de reciclagem, desta vez da cortiça, com a missão de garantir a continuidade do circuito sustentável deste produto e o prolongamento do armazenamento do CO2.

2) Constituir o primeiro projecto de reciclagem cujas verbas provenientes da reutilização da matéria-prima (rolhas de cortiça), servem de financiamento parcial do projecto “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, que visa a recuperação da nossa flora autóctone.

O projecto “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade” promove a recolha de sementes, exclusivamente em Portugal, e procede à sua reprodução em viveiros especializados com vista à sua posterior plantação. O projecto inclui igualmente a manutenção de cobertos vegetais autóctones jovens e adultos.

Mais informação em www.criarbosques.org

Durante 2009 nos 39 hipermercados Continente, nos 13 centros comerciais Dolce Vita, na rede de restaurantes de recolha de óleos pela Biological, através de vários agrupamentos de escuteiros e escolas, foram recolhidas 22,580 Toneladas, correspondendo a cerca de 5 milhões de rolhas. Com as verbas provenientes da reciclagem destas rolhas foi possível plantar 5630 árvores autóctones no Parque Natural do Alvão (Afonsim - Vila Pouca de Aguiar) e em Baião.

Estas verbas da reciclagem financiam em parte as arborizações do PROJECTO CRIAR BOSQUES que este ano atingiram os seguintes números:

2008/2009: 50.224 árvores plantadas

2009/2010: 70.161 árvores plantadas (em curso)
TOTAL: 120.385 árvores plantadas

O alargamento da rede de recolha de rolhas usadas de cortiça

O alargamento do sistema de recolha de rolhas para reciclagem à rede de hipermercados Modelo, em 2010, representará um importante salto quantitativo (mais 120 pontos de recolha em todo o país), e qualitativo, uma vez que através desta rede de pontos de recolha o projecto poderá cobrir, de uma forma efectiva, todo o território nacional, e não apenas os grandes centros urbanos como acontecia até agora. Para a divulgação desta nova rede de recolha de rolhas usadas de cortiça, será lançada uma campanha nacional intitulada “Entregue as rolhas para plantar árvores”, à qual aderiram, até ao momento, cerca de meia centena de Municípios e várias empresas de transportes públicos.

A INTEGRAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAPADORES FLORESTAIS

A integração do “Projecto Criar Bosques” www.criarbosques.org no serviço público prestado pelas equipas de Sapadores Florestais, ao abrigo do protocolo a celebrar com a Autoridade Florestal Nacional, vai proporcionar uma ampliação significativa da capacidade de execução no terreno deste projecto da Quercus, quer no apoio à plantação, quer na sua gestão futura.

Com um total de 242 equipas em funcionamento (acrescem 55 equipas de sapadores florestais em constituição), o Programa de Sapadores Florestais tem uma cobertura nacional, sendo co-financiado pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Lisboa, 11 de Março de 2010

A Direcção da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Para mais informações contactar:

Paulo Magalhães – Quercus (939575888)

Susana Fonseca – Quercus (937788471)

Pedro Sousa – Quercus (223749249)