terça-feira, 22 de maio de 2012

Comunicado | 22 Maio, Dia Internacional da Biodiversidade - Salvemos os últimos rios naturais de Portugal‏


Salvemos os últimos rios naturais de Portugal

Dia Internacional da Biodiversidade, 22 Maio 2012


Hoje que comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade, as associações signatárias querem lembrar que alguns dos piores atentados contra a diversidade em Portugal decorrem de empreendimentos promovidos com a cumplicidade do Estado, alegadamente para proteger o Ambiente.
Falamos concretamente das barragens do Baixo Sabor e de Foz Tua, que se avançarem destruirão os mais importantes dos habitats ribeirinhos naturais dos grandes rios ainda existentes em Portugal.

O Baixo Sabor é um sítio da Rede Natura 2000, que ficará irremediavelmente degradado pela albufeira com o mesmo nome. O vale do Tua, cujo curso inferior será destruído pela albufeira de Foz Tua, tem igualmente grande relevância ecológica, para além de um valor patrimonial e cultural verdadeiramente ímpar, integrando o Douro Vinhateiro Património da Humanidade e a linha ferroviária do Tua.

Escolhemos esta data simbólica para entregar um conjunto de documentos demonstrando as ilegalidades cometidas no Baixo Sabor e em Foz Tua, à Procuradoria Geral da República, à Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT), e ao Provedor de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário