sexta-feira, 25 de maio de 2012

Portugueses e espanhóis querem criar a maior Reserva da Biosfera da Europa



24.05.2012
Lusa
Municípios portugueses e espanhóis vão avançar com uma candidatura conjunta à UNESCO para a criação da maior Reserva da Biosfera da Europa, num território que se estende de Bragança, em Portugal, a Salamanca, em Espanha, divulgaram nesta quinta-feira os promotores.
O processo está a ser conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, o ZASNET AECT, que engloba municípios do nordeste transmontano, concretamente da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior, do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.

Na quarta-feira, os promotores adjudicaram a um consórcio espanhol a elaboração do processo de preparação da candidatura, que deverá ser apresentada à UNESCO em Março de 2013, aguardando-se uma resposta para Setembro do mesmo ano, segundo as previsões do presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.

Se a decisão da UNESCO for favorável, será criada “a maior Reserva Transfronteiriça da Europa”, que abrangerá os parques naturais de Montesinho, do Douro Internacional, de Sanábria e das Arribas do Douro, alguns territórios inseridos na Rede Natura, como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Romeu, Sierra de la Culebra, Lagunas de Villafafila e Rio Sabor/Rio Maçãs.

O processo custará 400 mil euros, financiados em 300 mil pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o FEDER.

O projeto Biosfera Transfronteiriça “tem como principais objectivos a promoção, a conservação e a proteção das áreas naturais transfronteiriças, a definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta e o fortalecimento da cooperação das autoridades responsáveis”. Continua aqui....

Nenhum comentário:

Postar um comentário