segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coruche - Capital Mundial da Cortiça



Coruche - Capital Mundial da Cortiça



Pelo quarto ano consecutivo o Município de Coruche tem o prazer de organizar a FICOR - Feira Internacional da Cortiça. Tal como é habito, a feira realiza-se no último fim de semana do mês de maio, entre os dias 24 e 27.
 
A dinâmica que o Município tem imprimido ao setor florestal corticeiro através de diversas atividades que se congregam numa estratégia de desenvolvimento local, setorial e ambiental, à qual foi atribuído o slogan “Coruche, capital Mundial da Cortiça”, tem o seu expoente máximo anual na organização da FICOR.


Este ano um dos temas principais da feira será o lançamento da “Década da Biodiversidade”, em linha com o anunciado pelas Nações Unidas que, neste âmbito, criaram um plano para 2011-2020 que contém cinco objetivos e 20 metas que vão desde a incorporação dos assuntos da biodiversidade à atividade dos governos e da sociedade, até medidas para proteger os ecossistemas, as espécies e a diversidade genética.


A Feira Internacional da Cortiça ganha este ano ainda mais relevância com a instituição do sobreiro como Árvore Nacional de Portugal, uma petição levada a cabo pelas associações ambientalistas Transumância e Natureza e Árvores de Portugal, aprovada a 22 de dezembro no Parlamento e entretanto publicada em Diário da República. Com a atribuição deste estatuto, pretende-se valorizar e proteger cada vez mais o sobreiro e despertar a população para a importância que esta árvore tem não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Este é também um objetivo do Município de Coruche, para o qual têm contribuído as várias edições da FICOR, bem como as diversas ações de divulgação e promoção da cortiça que o Município promove um pouco por todo o país e ao longo de todo o ano.


Durante a 4.ª edição da FICOR realizam-se conferências e debates de caráter científico, mais direcionados para os profissionais do setor. Mas este certame tem também um caráter lúdico com  intenção de chegar a todos e sensibilizar a população para a importância e potencialidade da  cortiça. Música, provas de vinho, atividades de natureza como balonismo e passeios no montado são algumas das atividades propostas pelo Município. O Coruche Fashion Cork é sempre um dos pontos altos da feira, com várias figuras públicas da moda e da televisão a marcarem presença neste desfile de moda onde a cortiça é a principal protagonista.


Retirado da Ficor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário