segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comunicado | Quercus promoveu ontem ação de apresentação do projecto LIFE+ “Habitats Conservation”‏


Percurso na Serra de Aire
Quercus promoveu ontem ação de apresentação do projecto LIFE+ “Habitats Conservation” 
Ontem, dia 20 de maio, a Quercus apresentou o projeto Life+ “Habitats Conservation” – Conservação de Habitats Naturais e Semi-naturais na Serra de Aire e Candeeiros, iniciativa que conta com o cofinanciamento do Programa Life+ da União Europeia.

Este projeto que tem por objetivo central a conservação de quatro habitats prioritários: prados rupícolas calcários, arrelvados xerófilos, arrelvados ricos em orquídeas e lajes calcárias (ver abaixo designação científica) está em curso na serra de Aire, numa área de baldios comunitários geridos pelas Juntas de freguesia de Fátima (concelho de Ourém) e de Pedrogão (concelho de Torres Novas), entidades que apoiam a implementação do projeto no terreno.

A gestão dos habitats será efetuada através do controle seletivo da vegetação herbácea e arbustiva, utilizando meios mecânicos, bem como recorrendo ao pastoreio extensivo com cabras de raça serrana (variedade ribatejana), adequando estas ações às necessidades de conservação dos valores em presença. Será também incentivada a colheita sustentável e a comercialização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. Pretende-se ainda que o projeto envolva parceiros locais, demonstrando que é possível conservar a biodiversidade recorrendo ao uso sustentável dos recursos naturais, de forma a garantir suporte económico para a continuação das ações de conservação a longo prazo.

A ação de apresentação decorreu ao longo do dia 20 de maio numa iniciativa que reuniu algumas dezenas de participantes que subiram à serra a partir das duas vertentes norte e sul, acompanhados dum rebanho de caprinos e com a realização duma acção de apresentação do projeto e um piquenique que teve lugar no cimo do topo aplanado.

Ao mesmo tempo a iniciativa visou também comemorar os 20 anos do programa LIFE da União Europeia, importante instrumento de financiamento a projetos de conservação de habitats e espécies prioritárias nas áreas da Rede Natura 2000, rede de espaços classificados a nível europeu.

A escolha do dia 20 de Maio – Domingo da Ascenção – está relacionada com a recuperação de uma antiga tradição, segundo a qual as populações locais subiam à serra próximo desta data, levando uma merenda e permanecendo aí ao longo do dia.

Para mais informações sobre o projeto pode ser visitado o sítio eletrónico: http://www.habitatsconservation.org

Lisboa, 21 de maio de 2012
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário