terça-feira, 9 de outubro de 2012

1ª Jornada de Outono


A primeira jornada de Outono realizou-se no dia 6 de Outubro como previsto. Integrada na Semana Europeia da Custódia do Território, foi inteiramente dedicada à sementeira de bolotas de carvalho-roble em diversas áreas de intervenção do projecto.
As bolotas tinham sido apanhadas nos dias anteriores, pois que só agora estão a cair. Não é uma produção abundante, a deste ano, mas suficiente para as necessidades.
Felizmente as condições do solo eram boas, pois já choveu, e, prevendo-se de novo chuva em breve, ainda melhor, pois os locais de sementeira ficam mais camuflados.
A pequena mas resoluta equipa começou numa extremidade da área de intervenção, uma área só este ano disponibilizada para trabalhos de recuperação, nas margens do ribeiro. Estas encontram-se quase nuas pois foi necessário remover praticamente toda a vegetação existente, constituída por eucaliptos e mimosas. Apenas algumas plantas de feto-real constituem memória do que já terá sido o luxuriante revestimento destas margens. Mas as marcas da milenar presença humana ainda são bem visíveis: os muros de contenção das terras, as levadas, os moinhos, mesmo uma casa de habitação, tudo isso, arruinado no espaço de uma geração, se pode encontrar aqui numa extensão de uma centena de metros. A equipa trabalhou neste espaço até ao meio dia, tempo de rumar a outro local. Continua aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário